segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Semana Internacional do Café.

 Movimento nas cafeterias supera níveis pré-pandemia e vendas no delivery se mantém, dizem empresários.



Manter-se na memória dos clientes durante a pandemia fez com empresários aumentassem as vendas com a abertura de seus negócios

A aposta em uma comunicação mais eficiente e próxima dos consumidores foi a saída que muitos empresários encontraram para driblar o enorme desafio que foi passar pelo período da pandemia. E o resultado foi surpreendente. Agora com o início da retomada ao convívio social, não só as vendas no delivery se mantiveram como o lucro com as venda in loco cresceram mais do que o esperado. O tema foi debatido no painel “Negócios de Café: marca, comunicação e qualidade. O que a pandemia nos ensinou?”, na Semana Internacional do Café.


 A pandemia forçou os empresários do segmento de café a tomarem decisões rápidas. Lidiane Santos, sócia-proprietária do Kaffe Torrefação e Treinamento lembra que quando a pandemia explodiu, ela foi avisada que dali a três dias seu negócio não poderia mais abrir. “A gente não tinha delivery. Nossa experiência era completamente in loco. Nosso objetivo era a venda de um café especial a preços acessíveis e para isso precisávamos ensinar nosso cliente sobre as características de cada produto, ou seja, a experiência dele era na nossa loja. De repente fomos informados em uma quarta-feira que no sábado a nossa loja não poderia mais abrir”, conta.

Julia Fortini, Q Grader e Instrutora SCA na Academia do Café, passou pelo mesmo desafio. Os cursos eram ministrados presencialmente e tiveram que migrar forçadamente para a plataforma on-line. “A Academia do Café não trabalhava com delivery. Nós tínhamos um e-commerce, mas nosso forte eram as vendas presenciais. Como sempre tivemos foco em educação, começamos a criar experiência para que as pessoas levassem para suas casas. As vendas no site aumentaram drasticamente na pandemia”, diz.

E a boa notícia é que, ao contrário do que se imaginava, a reabertura dos comércios manteve as vendas on-line e ainda incrementou as vendas presenciais porque os clientes que conheceram a marca durante a pandemia foram fidelizados. “Nós criamos uma linha de produtos especialmente para a quarentena. Investimos na comunicação com os clientes e isso nos ajudou a continuar na memória deles. Agora com a reabertura é justamente nessas marcas que os clientes voltam. Nosso movimento dobrou depois da pandemia”, revela Luiz Melo, Fundador da Supernova Coffee Roasters. 

Lidiane Santos dá a dica: “Invista em produtos e Kits personalizados porque vale muito a pena”. Além disso, ela destaca que a comunicação nas redes sociais foi essencial para o seu negócio. “No começo postávamos só ‘comprem, comprem, comprem’. Depois vimos que era importante uma comunicação mais assertiva com nosso cliente. Existem várias formas de você se comunicar com aquele cliente e entender o momento é muito importante. Deve haver um cuidado para que a rede social não se se torne apenas um catálogo on-line”, finaliza Lidiane.

SOBRE A SIC

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Em 2020, primeiro ano da pandemia, a SIC 100% Digital foi um grande sucesso. Teve 25 mil acessos, de 58 países e mais de 70 horas de conteúdo e 176 palestrantes com grande relevância no mercado nacional e internacional.

PATROCINADORES

A edição deste ano tem patrocínio master Nestlé e Sistema Ocemg, patrocínio specialty Sicoob e 3Corações Rituais, patrocínio premium Melitta, patrocínio standard Yara, Mosaic Fertilizantes, QIMA/WQS e Banco do Brasil.

Serviço

Semana Internacional do Café 2021 - Presencial e Digital

De 10 a 12 de novembro

Acesse: www.semanainternacionaldocafe.com.br

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Para informações e atendimento à imprensa: contato@semanainternacionaldocafe.com.br

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