quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Jornalismo

 

CNN Plural aborda a Lei de Cotas

O programa de amanhã, 10, na CNN Rádio, entrevista o professor Nelson Fernando Inocêncio da Silva, membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UnB


CNN Plural, quadro que vai ao ar na CNN Rádio nesta quarta-feira (10.11), às 11h30min, abordará a Lei de Cotas. No próximo ano, a lei completa dez anos e será necessária sua renovação para que continue valendo. Na conversa, serão discutidos os avanços da lei de cotas nestes últimos anos e a importância da continuidade desta ação. Um estudo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgado em 2019, concluiu que a Lei de Cotas aumentou em 39% a presença de estudantes pretos, pardos e indígenas vindos de escolas públicas nas instituições federais de ensino superior nos quatro primeiros anos de aplicação do programa.


 

O entrevistado será o professor Nelson Fernando Inocêncio da Silva, da UNB, primeiro Coordenador da Questão Negra na Diretoria de Diversidade, vinculada ao Decanato de Assuntos Comunitários da UNB. Antes disso, ele coordenou o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, pertencente ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares. A Universidade de Brasília é pioneira na ação afirmativa das cotas raciais, em 2003. Desde então, os resultados são impressionantes: o número de alunos pretos ou pardos passou de 10%, no início, para 48,7% em 2020. Além disso, de acordo com dados do IBGE, entre 2010 e 2019, o número de alunos negros no ensino superior cresceu quase 400%.


Uma matéria sobre o tema vai ao ar no mesmo dia, a partir das 18 horas, no CNN Prime Time.


Sobre a CNN Brasil

A CNN Brasil começou a operar em 15 de março de 2020 produzindo conteúdos multiplataformas, com notícias transmitidas na TV, rádio, site, aplicativo e YouTube e ainda em perfis nas redes sociais Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn, pushes, notificações, newsletters e podcasts.

A emissora já conquistou 11 prêmios e em seu elenco figuram alguns dos jornalistas mais reconhecidos e com maior credibilidade junto ao público nacional, além de novos talentos do telejornalismo.

Nenhum comentário: