sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Filmes

 


O Perfeito David El Perfecto David

Argentina/Uruguai, 2021, Ficção,Drama familiar, Cor, 75 min

“O PERFEITO DAVID”, primeira exibição do longa dirigido pelo cineasta argentino Felipe Gómez Aparicio na 45ª. Mostra

EXIBIDO NO FESTIVAL DE TRIBECA E VARSOVIA                  

Este filme será exibido na plataforma Mostra Play e nas salas de cinema de São Paulo.

O ator Mauricio Di Yorio vai estar em SP para acompanhar as exibições na Mostra

45ª Mostra Internacional de Cinema

Dia 25/10 – Espaço Itaú Frei Caneca – 14h – sala 2 Dia 26/10 – Espaço Itaú Augusta – 20h10 – sala 3

SINOPSE



Aos dezesseis anos, David é muito parecido com qualquer adolescente, boa aparência de menino e um corpo perfeito e musculoso. Sua obsessão pelo levantamento de peso é impulsionada por sua mãe Juana, uma artista problemática cujo único objetivo é que seu filho atinja a perfeição física. Com incontáveis horas gastas em uma academia suja na companhia de um grupo heterogêneo e de ratos de academia animados, David procura desesperadamente o que significa ser um homem perfeito. Com a aproximação do aniversário de 27 anos, sua mãe Juana exige crescimento a qualquer custo. Logo os companheiros de David oferecem a ele atalhos químicos perigosos, enviando o adolescente a um ciclo de tormento físico e emocional. Empurrado em todas as direções por adultos que apenas pegam e ficam presos dentro de um corpo que está crescendo em proporções estranhas, David se enfurece contra essa armadura brutalmente imposta. E sua única saída é deixar de ser perfeito.


DIRETOR FELIPE GOMEZ APARICIO

Felipe Gomez Aparicio nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 1977. Formou-se em produção cinematográfica no Centro de Pesquisas Cinematográficas  (CIC).  Dirigiu  comerciais  para muitas  das  principais produtoras do mundo, tornando-se rapidamente um dos principais diretores de publicidade de seu país e ganhando o reconhecimento como o 13º diretor mais premiado pelo The Gunn Report, uma lista global abrangente dos principais talentos da publicidade. Seu trabalho recebeu vários elogios internacionais, incluindo: Cannes LionsClio AwardsEpica Awards, o prêmio El Diente do Círculo criativo argentino, Anúncio do ano no YouTube e o prêmio Martín Fierro, entre outros.

 

Hoje, Felipe divide seu tempo entre Madri e Buenos Aires, mas seu cotidiano lhe dá o privilégio de filmar em cidades distantes e entre diferentes culturas, formando constantemente laços profundamente entesourados e tendo experiências que certamente farão parte das histórias de seu futuros filmes.

 

O PERFEITO DAVID é sua estreia no longa-metragem e teve sua estreia mundial no 2021 no Tribeca Film Festival. Em seguida: 45ª. Mostra Internacional de Cinema de SP e Festival de Varsovia

NOTA DO DIRETOR

Como a turbulência que move David, essa história está girando dentro de mim há muito, muito tempo. Eu cresci em vários bairros de Buenos Aires

- 15 casas diferentes quando eu era adolescente, para ser exato. No entanto, esse movimento constante não era devido à pobreza, muito pelo contrário. Éramos uma família de classe média alta, onde meus pais muitas vezes se importavam mais com o que os outros pensavam de nós do que com nossos próprios problemas autênticos. Foi uma juventude definida pela busca de aceitação - dos amigos, da família, de qualquer pessoa que pudesse me fazer sentir digna de ser amada.

 

No entanto, em uma casa saturada de machismo e obcecada por esportes, você comia, dormia e sangrava do esporte ou era um estranho sob seu próprio teto. Viagens para a academia para ganhar massa e mostrar ao mundo que eu era um "homem de verdade" sempre tiveram o efeito oposto: eu veria esses homens cujo único objetivo na vida era crescer enorme e eu sabia intuitivamente que não era a vida que eu queria. Até minha própria mãe não apenas tolerou o status quo, mas fez tudo o que pôde para mantê-lo funcionando. Como David, eu estava sem aliados, encurralado em um canto e procurando por uma voz, uma direção, um senso de identidade.

 

Percebi que estava mais interessado em criar novas formas de vida do que em manter as antigas. Encontrei consolo nos cinemas e nas páginas dos livros. No entanto, a pressão para se conformar sempre esteve lá, enviando os outros homens e meninos em minha órbita em um espiral descendente em atos de autodestruição, tudo porque a cultura que os criou se recusava a permitir que eles fossem quem eram. O que acontece com um jovem quando ele está preso? O que acontece quando o próprio patriarcado começa a rachar sob o peso de sua própria disfunção, quando o mundo ao seu redor muda, mas permanece imóvel, quebrado?

 

Este é o mundo em que Davi deve navegar e se encontrar dentro dele. Sua história é uma história de pequenos momentos observados minuciosamente, que têm enormes consequências emocionais. Vemos o mundo através de seus olhos - os adultos que fingem apoio, mas agem apenas por necessidades egoístas; os colegas que projetam e objetificam; e o crescimento doloroso e explosivo de seu próprio corpo. É a história de um jovem chegando à sua própria encruzilhada pessoal: para voltar atrás nas velhas formas ou corajosamente avançar para um terreno emocional novo e talvez promissor.

 

Obrigado, Felipe.

ELENCO PRINCIPAL

 

MAURICIO DI YORIO - ATOR (estará presente em SP)

 

É a estreia no cinema de Mauricio Di Yorio que tinha apenas 18 anos na época das filmagens. Assim como o personagem que interpretou, Mauricio é filho único de artista, detalhe que o aproxima de seu personagem e lhe proporcionou o primeiro contato com o mundo da arte. Ele mora com sua família em Los Cardales, uma pequena cidade perto de Buenos Aires e trabalha em uma sorveteria histórica que está na família de seu pai desde 1925. A paixão de Mauricio pelo fisiculturismo começou quando ele tinha 15 anos, levando-o a ganhar vários prêmios na categoria adolescente em competições regionais. Sua fluência no uso das redes sociais levou a diretora de elenco, María Laura Berch, a encontrá-lo online. Felizmente para nós, a curiosidade de Mauricio o trouxe para a sessão de casting e sua combinação de disciplina e talento natural o transformou em David, nosso protagonista perfeito.

 

UMBRA COLOMBO

 

Umbra é uma veterana do palco e da tela que estudou seu ofício com os renomados instrutores Miguel Guerberof e Norman Briski. Atuou em THE LOVER, de Harold Pinter, dirigido por María Pía Molina Brescia, no Teatro El Tinglado; EU MORRERIA SE VOCÊ SAIR de Ricardo Prieto no Teatro Calibán; e fez parte da tournée nacional de Cristina Wargon e Esther Feldman’s ACALORADAS, entre outras. Dirigiu as peças LA ALEGRÍA DE COPERNICO de Federico Ibarra no Teatro El Popular; e Julia Lavatelli DIZ QUE VOCÊ ME AMA. Seus créditos cinematográficos incluem o longa de Santiago Loza, de 2009, A INVENÇÃO DA CARNE, pelo qual ganhou o Prêmio Boccalino d´Oro de Melhor Atriz no Festival Internacional de Cinema de Locarno; THE NIGHT RUNNER de Gerardo Herrero, que teve sua estreia nos EUA no Festival de Cinema de Nova York; JESS AND JAMES, de Santiago Giralt; e JULIA AND THE FOX, de Inés María Barrionuevo, que estreou mundialmente no Festival de Cinema de San Sebastián.

 

ROBERTO ME DEJO - PRODUTOR

 

Com sede no Uruguai e na Argentina, a Roberto Me Dejó Films (RMD) foi fundada em 2012 por Fiona Pittaluga e Martin Cuinat, co-fundadores do Festival Internacional de Cinema José Ignacio (JIIFF) na bela e pitoresca cidade costeira uruguaia de José Ignacio. A empresa produziu títulos como BUTTERFLY de Marco Berger, que estreou na Berlinale 2015 e ganhou o prêmio Sebastiane Latino no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián; e THE DEATH OF MARGA MAIER, da diretora Camila

 

Toker, que estreou no Festival Internacional de Cinema de Miami em 2017. RMD é uma produtora inovadora que tem o compromisso de contar histórias poderosas e está constantemente em busca de novos talentos e

Desenvolvendo novos relacionamentos   com  co-produtores      em

potencial.

 

LA MAYOR - CO-PRODUTORA

 

La Mayor foi fundada em 1989 por Gonzalo Moreira e Gustavo Ripa como um estúdio de pós-produção de som usando uma mistura de tecnologias analógicas e digitais emergentes. Hoje, La Mayor está entre os melhores recursos de mixagem de som do mercado latino-americano, utilizando cinco estúdios de gravação de última geração e inaugurando o LaMayor Cine, o primeiro estúdio certificado Dolby no Uruguai, em 2016. Com forte experiência em Após a pós-produção de som, La Mayor se transformou em uma produtora completa, estabelecendo co-produções com produtores em toda a América Latina. Entre as produções mais recentes de La Mayor estão THE SHARKS, de Lucía Garibaldi, que estreou em Sundance 2019; A TWELVE-YEAR NIGHT, de Alvaro Brechner, a inscrição oficial do Uruguai na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no 91º Oscar; o aclamado thriller de 2019 IN THE QUARRY dos diretores Bernardo Antonaccio e Rafael Antonaccio; e o documentário elogiado pela crítica VIDA AL BORDO, de Emiliano Mazza De Luca.

 

PRIMO - CO-PRODUTOR

 

A Primo é uma produtora de publicidade e cinema sediada em Buenos Aires com escritórios, sócios e subsidiárias em São Paulo, Los Angeles, Londres, Paris, Berlim, Milão, Madrid, Barcelona, Zurique e Santiago do Chile. A empresa foi fundada por Nico Pérez Veiga e Martín Kalina em 2008 e conquistou um lugar entre os produtores comerciais mais reconhecidos da América Latina. Em todo o mundo, os talentosos diretores da Primo são representados pelas principais produtoras, incluindo Little Minx e D'Avant-Garde nos EUA, Pulse no Reino Unido, Iconoclast e Standard Films na França, Markenfilm na Alemanha e Suíça e Mercurio Cinematografica na Itália. Primo trabalha com Felipe há 10 anos e continua a representá-lo em sua função de diretor de publicidade. Em busca de alargar os horizontes da empresa e apoiar o crescimento dos seus dirigentes, a Primo juntou-se à THE PERFECT DAVID como co-produtores, orgulhosa por estar envolvida na concretização deste filme de estreia.

 

HEBE TABACHNIK - PRODUTOR EXECUTIVO

 

Hebe Tabachnik é uma curadora experiente, consultora de festivais e produtora que busca capacitar artistas visionários, construindo pontes de compreensão por meio de histórias que destacam os direitos humanos, bem como a justiça social, política e ambiental. Ela é Programadora Sênior nos Festivais Internacionais de Cinema de Seattle, Palm Springs e Cartagena e é Diretora Artística do Cine Latino Minneapolis-Saint Paul. Ela também trabalhou para os festivais de cinema de Sundance e Los Angeles. Hebe recebeu o prêmio Moving Film Forward da National Association of Latino Independent Producers (NALIP) e foi uma das beneficiárias inaugurais do ARRAY Now, as bolsas criadas pela Array Alliance de Ava DuVernay que busca reconhecer os organizadores comunitários e defensores das artes que trabalham com filmes independentes. O filme mais recente de Hebe como produtora executiva, VALENTINA, ganhou mais de uma dúzia de prêmios em festivais de cinema em todo o mundo, incluindo o Grande Prêmio do Júri no 2020

L.A. Outfest, e ela está atualmente produzindo o segundo longa- metragem FIRE SEASON de Pereira dos Santos. Nascida em Buenos Aires, Hebe mora em Los Angeles, Califórnia.

 

MAGDALENA ARRIETA - DIRETORA DE ARTE

 

Magdalena Arrieta nasceu em Buenos Aires onde estudou artes plásticas e fotografia, logo se consolidando como uma procurada designer de produção nas indústrias de comerciais, videoclipes e cinema. Seu trabalho foi apresentado em várias campanhas publicitárias globais e ela trabalhou ao lado de alguns dos diretores mais elogiados da América Latina. O trabalho de Magdalena ganhou vários prêmios, incluindo o Cannes Lions, o Ciclope Latino e o Ojo de Iberoamérica. Foi designer de produção do curta “Los Pálidos”, apresentado no Festival de Locarno, e da série OUT THERE de Nico Perez Veiga, indicada ao Emmy na categoria Melhor Curta. Seu primeiro longa, THE PERFECT DAVID, terá sua estreia mundial no 2021 Tribeca Film Festival.

 

FEDERICO PERETTI - EDITOR

 

Nascido em Buenos Aires, Federico Peretti já editou vários longas- metragens, mas é na área da publicidade, com mais de 1.000 comerciais em seu currículo, onde passou a maior parte de sua longa carreira. Mesmo com um portfólio tão exaustivo, Federico encontra tempo para experimentar projetos próprios, incluindo documentários e fotografia, que complementam sua visão como artista. Dirigiu e editou dois documentários que olham para o futebol de uma perspectiva única, EL OTRO FUTBOL (2012) e ESOS COLORES QUE LLEVAS (2013), o último dos

quais estreou no lendário Luna Park Stadium diante de 14.000 espectadores. CAMINO A LA PAZ (2016) de Francisco Varone e THE

PERFECT DAVID são seus trabalhos mais recentes como montador de longas-metragens.

 

 

 

ADOLPHO VELOSO - DIRETOR DE FOTOGRAFIA

 

Nascido em São Paulo, Brasil, Adolpho Veloso já filmou diversos projetos em todo o mundo. Do documentário ON YOGA, A ARQUITETURA DA PAZ, que lhe rendeu o prêmio IMAGO de Melhor Cinematografia em Documentário, ao filme MOSQUITO da noite de estreia do Festival Internacional de Cinema de Rotterdam 2020, que ganhou o prêmio de Melhor Cinematografia na Mostra de València, Adolpho também teve a honra de colaborar com diretores como Fernando Meirelles, Nicolas Winding Refn e Justin Chadwick. Recebeu várias nomeações para a Camerimage e ganhou vários outros prémios, incluindo três no mesmo ano nos prémios da Associação Brasileira de Cinematografia e outros quatro troféus nos Prémios da Sociedade Portuguesa de Cinematographers. Seu trabalho mais recente, JOCKEY, estreou na Competição Dramática dos EUA no Festival de Cinema de Sundance de 2021.

 

EZEQUIEL FLEHNER - MUSIC COMPOSER

 

Ezequiel Flehner sempre teve um forte impulso para a criação musical. Aos 10 anos começou a receber formação em piano, guitarra e baixo, bem como teoria musical e composição. Aos 18 anos estudou produção musical e iniciou o que se tornou uma rica e variada carreira profissional. Ezequiel também é cofundador da papamusic.tv, uma das produtoras musicais mais reconhecidas da América Latina. Papamusic desenvolveu centenas de peças musicais originais para marcas em todo o mundo e ganhou vários prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Prêmio Clio, o Ojo de Iberoamérica e o Prêmio Ouro em Cannes para Melhor Uso da Música. Em 2018, Exequiel começou sua carreira de trilhador para filmes com LA QUIETUD do aclamado diretor argentino Pablo Trapero.

 

Ficha técnica

 

DIRETOR

Felipe Gómez Aparicio PRODUTOR

Pablo Ingercher & Ramiro Pavón (Oh meu Gómez!) Fiona Pittaluga e Martín Cuinat (Roberto me Dejó) Felipe Gómez Aparicio

SCREENWRITERS

Leandro Custo, Felipe Gómez Aparicio CINEMATOGRÁFICO

Adolpho Veloso EDITOR 

 

Federico Peretti COMPOSITOR

Ezequiel Flehner PRODUTOR EXECUTIVO

Hebe Tabachnik PRODUTOR ASSOCIADO

Iván Bein, Bárbara Sarasola-Day, Federico Eibuszyc, Pasto Floreado, Marina Rodríguez-Nazar

CO-PRODUTOR

Federico Moreira (La Mayor), Nicolás Pérez Veiga (Primo) ELENCO

Umbra Colombo Mauricio di Yorio





Nenhum comentário: