sábado, 23 de outubro de 2021

 

Diversidade, políticas públicas e democratização: evento internacional reflete sobre o esporte como fator de transformação social

Em edição online, a 6ª Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social ocorre entre 25 e 29 de outubro com participação de nomes como Flávio Canto e Aída dos Santos 

Com presença dos atletas Flávio Canto, Aída dos Santos, e Ana Moser, a 6ª Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social – SIEMS reflete sobre o esporte como fator de transformação social, com foco em iniciativas globais de enfrentamento aos desafios da humanidade como a Agenda 2030 e o Pacto Global. Organizado pela Rede Esporte pela Mudança Social - REMS e Sesc São Paulo, este evento ocorre entre 25 e 29 de outubro e será divulgado no Youtube da REMS e do Sesc Vila Mariana.



A SIEMS é o principal evento de mobilização da Rede Esporte pela Mudança Social - REMS, que reúne 161 organizações presentes em 13 estados e em mais de 150 municípios brasileiros, alcançando cerca de 1 milhão de pessoas. Esta edição da SIEMS foi organizada pela REMS e pelo Sesc São Paulo, que tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida aos trabalhadores e familiares do setor do comércio, conta com uma rede de 43 unidades operacionais e atua há mais de 70 anos no Brasil. 


“Nesta edição, procuramos ter bastante atenção para a questão da diversidade nos temas que serão abordados, considerando gênero, etnia, pessoas com deficiência, orientação sexual, condição social e geracional", afirma William Boudakian, Diretor Executivo do Instituto Família Barrichello, organização responsável pela Secretaria Executiva da REMS. 


O evento conta com a presença de organizações como Women Win, Simbiose, Pedagogia da Emergência, Instituto Povo do Mar, Como Anda, Instituto Superação, Empodera, Instituto Esporte e Educação, Instituto Futebol de Rua, entre outras. 


Pandemia: o esporte em defesa da vida

Dentro do espectro amplo de desafios da sociedade brasileira, evidenciados ainda mais pela Covid-19 e agravados pelo contexto geral de desigualdade profunda do país, durante a pandemia, a REMS e o Sesc São Paulo encararam o desafio de contribuir para o desenvolvimento de atividades físicas no país.

 

"Queremos contribuir para democratizar o acesso ao esporte no Brasil. Para tanto, é imprescindível reunir especialistas, nacionais e internacionais, para discutirem relevantes temas relacionados ao esporte para a mudança social, principalmente neste cenário de pandemia", comenta Ana Carrança, coordenadora da REMS.

 

“Ao completar 75 anos de existência, o Sesc São Paulo segue se renovando, cotidianamente, em diálogo com a sociedade. Neste sentido, as parcerias com organizações que partilham do mesmo ideal de promoção do bem estar social, como a REMS e todos seus membros, se apresentam como uma estratégia fundamental dentro dessa perene construção institucional. Participar da SIEMS materializa a troca de experiência e saberes que dão corpo ao diálogo do Sesc São Paulo com a comunidade”, compartilha Danilo Miranda, Diretor do Sesc São Paulo.

 

Os eixos de atuação da rede estão expressos nos cinco dias de programação do evento, que aborda temas como "Como conseguir recursos para projetos esportivos?", "Atual conjuntura das políticas públicas de esporte no Brasil e “Como comunicar a causa do esporte, mobilizar e engajar pessoas”.


Atletas convidados


Flávio Canto é presidente do Instituto Reação, judoca, medalhista olímpico, apresentador de TV, palestrante e empresário. Canto usa o esporte, seus valores e princípios para transformar vidas por meio do Instituto Reação, ONG fundada em 2003 com seu técnico Geraldo Bernardes e amigos. Pela ONG atende cerca de 2.000 crianças, jovens e adultos que praticam judô diariamente em sete polos no Rio de Janeiro, Cuiabá e a recém-inaugurada unidade em Tibau do Sul. No evento, participará da mesa “Ações de mobilização para promover a prática de esporte e atividade física”, no dia 27 de outubro.

Nenhum comentário: