domingo, 12 de setembro de 2021

Online ART.

 Governo Federal, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura,  Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa  apresentam: 

Pequod - Só os Bons Morrem Jovens 

texto inédito do dramaturgo Mário Bortolotto 

\q


O projeto, vencedor na categoria “PRÊMIO POR HISTÓRICO DE REALIZAÇÃO EM  TEATRO" no edital viabilizado pelo Proac, através da Lei Aldir Blanc, resulta na montagem inédita  com o Grupo de Teatro Cemitério de Automóveis, que apresentará curta temporada em formato  online, com gravação transmitida ao vivo no Teatro Sérgio Cardoso Digital. 


A estreia será no dia 24 de setembro e o espetáculo ficará em cartaz de sexta à domingo, de 24/09  a 10/10, sempre às 19h00. No dia 10 de outubro, após a última apresentação do espetáculo,  haverá um bate-papo ao vivo e online, com o diretor e dramaturgo Mário Bortolotto. Os  ingressos para a temporada são gratuitos!!! 

Em “Pequod” Bortolotto assina o texto e direção, além da sonoplastia, e integra o elenco ao lado  dos atores Nelson Peres, Fernando Castioni e Rebecca Leão. A concepção da luz do  espetáculo é do experiente iluminador Caetano Vilela. A cenografia realista, que traz a cabine de  um barco ancorado, é criação dos irmãos Mariko Ogawa e Seiji Ogawa. As filmagens para a  versão em vídeo ficarão sob a coordenação do experiente diretor de fotografia Cauê Angeli (“GIG  - A Uberização do Trabalho”, “Jaci”, entre outros).

O espetáculo encerra uma trilogia dos irmãos Nando e Maurício, personagens que apareceram  pela primeira vez no texto “Fica Frio”, encenado em 1989, e retornaram posteriormente com a  peça “Tempo de Trégua”, encenada no ano 2000. 

Mário Bortolotto também atuou e dirigiu nas duas primeiras peças, na trilogia que levou 32 anos  para se concluir. Apesar de ser uma peça com temática linear, o público não precisa ter visto as  primeiras para acompanhar “Pequod - Só os Bons Morrem Jovens”, ela tem força dramatúrgica  por si só. 

“Quando escrevi a primeira peça, não pensava em escrever uma segunda com os mesmos  personagens. E quando escrevi a segunda, não pensava em escrever a terceira. Mas mais  precisamente em relação à terceira, é uma ideia que tive há alguns anos e ela só veio  amadurecendo.” - comenta Mário Bortolotto. 

Inicialmente, o projeto previa uma temporada com plateia presencial que seria realizada na sede  do Grupo, o que precisou ser adaptado em decorrência ao enfrentamento da pandemia. Para  realização do espetáculo em formato virtual, buscamos parceria com o Teatro Sérgio Cardoso,  que abraçou o projeto e viabilizou a realização da temporada online na plataforma digital da  organização. Nesse formato, buscamos fidelidade à obra original, não descaracterizando o teatro,  e sim, usando de ferramentas disponíveis para uma experiência imersiva do espectador. 

O espetáculo deve ganhar uma versão presencial em 2022, ano em que o Grupo completa 40  anos em atividade. Para a gravação e temporada online, que estreia em breve, todos os protocolos  de segurança estão sendo seguidos pela produção. A equipe inteira está sendo testada, e todos  estão sendo vacinados regularmente conforme os calendários vigentes. 

Sinopse 

No espetáculo “Pequod – Só os Bons Morrem Jovens”, Nando, agora já bem mais velho, mora sozinho em  um barco. Raramente ele sai de lá. Mauricio o encontra para comunicar o falecimento do pai. Nesse último  encontro entre os irmãos, velhas contas serão acertadas e os dois irmãos finalmente poderão avaliar o que  fizeram de suas vidas e onde conseguiram acertar e onde erraram de maneira desastrosa. Outros dois  novos personagens aparecem nessa peça. Um amigo de Nando, um velho asmático e uma garota de  procedência misteriosa que frequenta o barco onde Nando mora. 

Pequod fecha a trilogia dos irmãos Nando e Maurício, que começou no texto “Fica Frio”, encenado em  1989, e teve seu segundo capítulo com a peça “Tempo de Trégua” no ano 2000. Os Irmãos Nestor Araújo  vêm de uma família abastada do interior do Paraná. Os dois têm personalidades opostas. Nando é o mais  velho e muito cedo saiu de casa recusando qualquer ajuda da família. Sempre viveu de pequenos trabalhos  e pequenos delitos, preferindo ficar à margem da sociedade. Já Maurício, é o filho que fez tudo o que  esperavam dele. Ficou junto dos pais, cuidou dos negócios da família, casou, e levou uma vida que sempre  primou pela mais perfeita retidão. Os dois apareceram pela primeira vez na peça “Fica Frio” ainda bem  jovens. Maurício era incumbido pelo pai de encontrar o irmão e tentar trazê-lo de volta para casa. Ele o  encontra, mas acaba tendo que fugir junto com o irmão que havia acabado de assaltar uma joalheria. Os  dois caem na estrada e a viagem acaba sendo uma espécie de ritual de iniciação para o jovem. Na segunda  peça “Tempo de Trégua”, os irmãos voltam a se encontrar numa reunião de família no Natal. Maurício já  está casado e leva a esposa. Nando surpreendentemente aparece depois de muito tempo longe de casa.  Mas a sua visita só prova o quanto ele não se sente bem-vindo em nenhum lugar do mundo. 

FICHA TÉCNICA “PEQUOD”

Dramaturgia, Direção e Trilha Sonora | MÁRIO BORTOLOTTO 

Concepção de Iluminação | CAETANO VILELA  

Concepção cenográfica | MARIKO OGAWA & SEIJI OGAWA 

Elenco | MÁRIO BORTOLOTTO - NELSON PERES - FERNANDO CASTIONI - REBECCA LEÃO Direção de Produção | ISABELA BORTOLOTTO 

Produção Executiva | PAULA KLAUS  

Operador técnico | ADEMIR MUNIZ & GABRIEL OLIVEIRA 

Direção, captação e edição audiovisual | CAUÊ ANGELI 

Fotos para divulgação | CRISTINA JATOBÁ 

Programação Visual | ANDRÉ KITAGAWA 

Assessoria de comunicação | POMBO CORREIO 

SERVIÇO ESPETÁCULO PEQUOD 

De 24 de setembro a 10 de outubro 

TEMPORADA VIRTUAL: Teatro Sérgio Cardoso Digital | Teatro Sérgio Cardoso

 HORÁRIOS: Sexta, sábado e domingo às 19h 

INGRESSOS: gratuito - retirada prévia na plataforma Sympla | link ´para acessar: https://bit.ly/3jsV6f0

DURAÇÃO: 60 min 

GÊNERO: drama 

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: a partir de 14 anos 

ACESSIBILIDADE: Legendagem descritiva 

BATE-PAPO com o diretor Mário Bortolotto: 10/10 logo após a exibição da última sessão

Nenhum comentário: