quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Conhecimento

 

Plural Filmes lança série de cursos de qualificação para o mercado audiovisual, a PLURALTEC.

PLURALTEC

#PLURALTEC


Com cursos com carga horária de 24 horas, mesclando aulas ao vivo pelo Zoom com aulas gravadas, a PluralTec pretende ser referência no ensino das diversas técnicas e olhares críticos, múltiplos e plurais sobre o audiovisual



O audiovisual tem ganhado cada vez mais força e espaço no mundo, principalmente num momento em que as pessoas estão redirecionando muitos trabalhos para o meio virtual. Foi pensando em democratizar o conhecimento e reunir pessoas que buscam se especializar na área que a Plural Filmes, produtora de audiovisual com renomados produtos no mercado, lança a PluralTec, com aulas ao vivo e gravadas, possibilitando aprofundar aprendizados em conteúdos mais técnicos e desmitificar teorias.



Ao todo, serão 20 cursos com 24h de duração. Desenvolvida por professores, profissionais, técnicos e acadêmicos da área, PluralTec propõe uma imersão nas diferentes linhas temáticas, combinando aulas síncronas e assíncronas, divididas em 5 temas: Audiovisual é Técnica; Audiovisual é Arte e Crítica; Audiovisual Para Todos; Audiovisual é Contar Histórias; Audiovisual é Cidadania.


A PluralTec é uma oportunidade para que pessoas deste Brasil plural em experiências e regionalidades se encontrem virtualmente para pensar, debater e discutir sobre o audiovisual. Propomos linhas temáticas que vão do assunto mais específico, como “ferramentas para o uso do foco na dramaturgia” até a ‘política e a estética das imagens’, passando pela "prática de inscrição de projetos culturais em editais de fomento", comenta Ralf Tambke, um dos criadores da PluralTec e que dará o curso “A Iluminação para a Cinematografia”.


A documentarista e realizadora audiovisual, que junto com Ralf é sócia fundadora da produtora de conteúdo independente Plural Filmes, será professora no curso “Dirigindo o Real: Realização do Documentário, da Criação à Montagem”. Ela fala sobre a PluralTec:


“Pensamos em trabalhar com várias frentes de conhecimento e somar um público bem diversificado, desde os que já atuam no audiovisual e que buscam ampliar os conhecimentos, até quem é cinéfilo e gostaria de compreender mais a linguagem audiovisual. Também são cursos voltados para quem tem uma ideia de um documentário mas não sabe o que fazer para transformar em filme, ou, ainda, como escolas e professores podem utilizar o audiovisual na aplicação da lei 10.639/11.645, de combate ao racismo. Há cursos ainda para quem quer aprender como melhorar a sua imagem e do seu negócio, se utilizando da ferramenta audiovisual. Fomos somando um grupo potente de professores, de distintas formações, canalizando a energia para oferecermos cursos que de fato intensifiquem os conhecimentos de profissionais e cidadãos.”


“A criação de um Núcleo de Formação Audiovisual – a PluralTec - foi um grande desafio para a equipe da Plural Filmes. “Nosso objetivo é democratizar o conhecimento audiovisual, fornecendo conteúdo de qualidade para estudantes e profissionais da área e atingirmos também um público de outras áreas, como artistas, jornalistas, arquitetos, professores, etc”, diz Hélio Levcovitz, que coordena a comunicação da PluralTec. “Nossa experiência em sala de aula nos ajudou a traduzir o ensino presencial para o EAD, que deve permanecer daqui para frente com muita força em todas as áreas de ensino. Com um time de professores experientes, pretendemos oferecer a maior diversidade possível de conhecimento de qualidade para alunos de todo Brasil.”

 

 

 

Cursos

As inscrições podem ser feitas através do site www.plural.tec.br e, quem adquirir qualquer curso da PluralTec, terá o benefício de poder usufruir de um acesso gratuito ao conteúdo da Tamanduá TV - plataforma de streaming do Canal Curta que oferece séries e filmes sobre música, arte, cultura, história e muito mais. Os cursos que serão lançados neste primeiro momento, são:


-   “Antes e depois do ‘Ação’, a interpretação para o audiovisual”, com Ana Cecília Costa

O curso propõe uma análise dos diversos elementos da linguagem audiovisual, tomando como foco o trabalho do ator. Para isso, apresentará como funciona o processo de criação em cinema e televisão, abordando as relações entre a atuação e os elementos do audiovisual.


-   "Da Literatura ao Cinema, do Cinema à Literatura" com Demétrio Panarotto

O ponto de partida do curso é a Literatura e o modo como a narrativa (o romance burguês) do século XIX influencia o cinema, o conceito de adaptação – a partir de uma construção histórica e teórica.


-   "Ferramentas Conceituais e Práticas de Análise Fílmica" com Dilma Juliano e Daniel Medeiros

O eixo central está na exposição de ferramentas teóricas e práticas que auxiliem na construção da crítica sobre o audiovisual. O curso vai proporcionar reflexões sobre a história do cinema e da crítica e sobre a estrutura fílmica, para permitir a análise crítica sobre o cinema e a ficção seriada.


-   "História da Arte - Transformações Estéticas e a Política das Imagens" com Ana Carolina Cernicchiaro

Uma reflexão sobre a história da arte, discutindo as funções que a arte exerceu na sociedade, as relações entre arte e poder, história da arte e colonialismo, representações de gênero, classe e raça, arte e resistência.


-   "Do Lado de Dentro - A Produção Audiovisual" com Ricardo Karam

Partindo dos desafios da produção executiva, a ideia das oficinas é de incentivar a criatividade e o poder de decisão entre os participantes, fazendo com que possam cultivar senso de trabalho em equipe, criando situações reais de obstáculos que se apresentam em uma produção audiovisual.


-   "O Minuto que Foi - Da Ideia a Exibição" com Yasser Socarrás González

Curso de criação audiovisual que propõe a realização de um filme de um minuto, a partir de um mergulho no processo, desde a ideia até a exibição. Durante o curso os participantes terão a oportunidade de vivenciar as diferentes etapas de realização audiovisual a partir de exercícios práticos, culminando na exibição do filme de 1 minuto produzido durante o curso.



-   "Dirigindo o Real: realização do documentário, da criação à montagem" com Marcia Paraiso e Glauco Broering.

Capacitar o aluno a conhecer as etapas de produção de um documentário, desde o entendimento como cinema, passando pela escrita, roteiro, pesquisa, projeto, produção, entrevista, filmagem, decupagem, montagem, finalização e exibição/entrega.

A partir de outubro, a historiadora Cláudia Mogadouro, que é formadora audiovisual de professores da rede municipal de SP, fará debates quinzenais intitulados de “Janela Aberta para o Cinema”, sobre filmes do Canal Curta e da Tamanduá TV. As datas deste, assim como de outros cursos, serão divulgadas em breve nos nossos canais de comunicação.


Serviço

PluralTec – Núcleo de Formação Audiovisual

Quando: a partir de 20/09

Onde: Online

Inscrições: pelo site

Site: www.plural.tec.br

Instagram: www.instagram.com/pluraltec


Nenhum comentário: