quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Cine Cult live

 Cine Debate APM on-line analisa Antonia, Uma Sinfonia

 


 

Em 1º de outubro, sexta-feira, às 20h, atração mensal da Associação Paulista de Medicina coloca especialistas e audiência cara a cara para uma reflexão sobre o mote do filme: até onde está a diferença entre um “por causa de” e o “apesar de”

 

 

Drama do cinema holandês, de 2019, Antonia, Uma Sinfonia leva a uma reflexão sempre atual: a mulher vencendo preconceitos e se impondo na sociedade.

 

Retrata a vida de Antonia Brico que, em Nova Iorque, nos idos de 1920/1930, se tornou a primeira musicista a conduzir, com sucesso, uma orquestra. Ela ousou seguir o sonho de se tornar uma maestrina, quando ninguém ventilava ser possível.


 

Migrante nos Estados Unidos na década de 1920, aprendeu a tocar e se apaixonou pelo piano ainda pequena. Em um mundo literalmente dominado por homens, foi uma caminhada desafiadora. Eis que até o amor se transformou em uma pedra na estrada. Antonia conhece Frank Thomsen (Benjamin Wainwright) e seu coração balança. Mas supera e segue firme para a realização do sonho.

 

O roteiro e a direção do longa são de Maria Peters. No elenco, Elenco: Chistianne de Bruijn, Benjain Wainwright, Scott Turner Schofield.

 

SOBRE O CINE DEBATE

 

O programa foi iniciado em 1997 e tem coordenação permanente do médico psiquiatra Wimer Bottura Júnior. As projeções dos filmes são seguidas de debates com especialistas de diversas áreas como médicos, jornalistas, cineastas, atores e advogados, entre outros. Ao final, o debate será aberto às perguntas da plateia. Afetado pela pandemia, a programação está sendo on-line.



Observação importante - Em respeito e garantia aos direitos autorais, não haverá prévia exibido. Os organizadores sugerem aos participantes assistir antes da sessão de debates.

Link da Netflix: https://www.netflix.com/title/81471708?s=a&trkid=13747225&t=wha

 
COORDENADOR

 

 

 
Dr. Wimer Bottura Junior, Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta; Presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática, Presidente do Comitê Multidisciplinar de Adolescência da APM; Membro do grupo de professores da cadeira de Psicologia Médica da FMUSP, Palestrante convidado em congressos mundiais. Também é escritor e compositor; Coordenador do Cine Debate da APM e do Programa Novo Olhar Novas Atitudes sobre os Transtornos de Aprendizado.

 

 

Convidados  

 

 

 

Dr. Arthur Kaufman – Médico Psiquiatra; graduado pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP; residência Médica em Psiquiatria pela FMUSP; Mestrado e Doutorado pelo Departamento de Psiquiatria da FMUSP. Atualmente é Professor Doutor da FMUSP.

 

 

 

Miriam Tawil – Psicóloga. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise e Membro da COWAP e do Grupo Corpo e Cultura.

 

 

Agende-se

 

1º de outubro de 2021, às 20h
 

Debate sobre o filme Antonia, Uma Sinfonia

 

Tema: a diferença entre “por causa de” e “apesar de”

 

Plataforma Zoom e TV APM

 

ID DA REUNIÃO: 850 9099 2192

Link do ZOOM: https://apm-org-br.zoom.us/webinar/register/WN_N4lnR3zgTYGLH63MEukXTQ

Link do Youtube TV APM: https://www.youtube.com/channel/UCYgiVetpNPjZckCNNSQeM0w
 
Realização: Associação Paulista de Medicina

Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina;

Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas

 

Mais informações: cultural@apm.org.br

http://associacaopaulistamedicina.org.br/cultural/eventos/cine-debate

 

Nenhum comentário: