sábado, 25 de setembro de 2021

 




Luciana Carnieli estreia Meu Abajur de Injeção – Um Solo sobre Cacilda Becker e o Teatro, no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade.

Gratuito.



Presencial às segundas-feiras, espetáculo em homenagem ao centenário de nascimento de Cacilda Becker fica em cartaz de 04 a 25 de outubro. Gratuito

“Meu Abajur de Injeção – Um Solo sobre Cacilda Becker e o Teatro” é um espetáculo sobre Cacilda Becker criado e interpretado pela atriz e dramaturga Luciana Carnieli. Este é o primeiro espetáculo presencial em homenagem à atriz em seu centenário.

A encenação faz o espectador encontrar Cacilda através do tempo,  e conhecer a lucidez de suas ideias e reflexões sobre a arte, o ofício do  ator e a existência. Uma líder da classe artística com um discurso surpreendentemente atual. Este espetáculo é uma homenagem a esta mulher de importância singular para a história cultural brasileira. 

Cacilda permanece uma referência inegável de compromisso com a arte e o ponto principal deste trabalho é dar ênfase a essa característica tão marcante. O foco do trabalho artístico está na força do texto e na  interpretação da palavra em comunicação direta com o público.



“Acompanhando sua trajetória, percebo que Cacilda se tornou uma figura ímpar não só por ter vivido em um momento de renovação teatral e efervescência artística no Brasil, mas também por suas próprias opções e escolhas diante dos fatos. Uma mulher com uma história invulgar, sempre à frente do seu tempo. 


Pesquisei a história de Cacilda Becker por quinze anos e assim nasceu este solo que revisita um pouco a história da atriz que teve o auge de sua carreira nas décadas de cinquenta e sessenta, e faz um paralelo com o teatro atual. O tempo é outro. As condições, diversas. Mas a vivacidade de Cacilda e a inteireza com que viveu na arte e na vida mantêm sua história sempre atual.”, comenta Luciana Carnieli. 


Sobre LUCIANA CARNIELI – Atriz e Dramaturga 

Luciana Carnieli é atriz formada pela Escola de Arte Dramática/ ECA/USP.  

Em teatro, atuou em espetáculos como Amar, Verbo Intransitivo,  direção de Dagoberto Feliz (indicação Prêmio APCA e Aplauso Brasil de  Melhor Atriz); Roque Santeiro, o Musical, direção de Débora Dubois  (indicação ao Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Atriz Coadjuvante); Rainhas do Orinoco, dirigido por Gabriel Villela; Lampião e Lancelote,  musical de Zeca Baleiro e direção de Débora Dubois (vencedora do Prêmio  Femsa de Melhor Atriz Coadjuvante e  indicação de Melhor Atriz no Prêmio Bibi Ferreira de Teatro Musical);  Mães Iradas, direção de Alexandre Reinecke; O Libertino, com direção  de Jô Soares; Absinto, direção de Cássio Scapin; Vestido de Noiva, com  direção de Gabriel Villela; Estranho Casal, direção de Celso Nunes;  Simpatia, direção de Renata Melo, entre muitos outros. 

Na TV, integrou o elenco dos seriados Hebe (TV Globo), direção de Maurício Farias; Terrores Urbanos (TV Record), direção de Fernando Coimbra, Xilindró (Multishow), direção de Claudia Alves, Cine Holliúd (TV Globo), direção de Helder Gomes, A Mulher do Prefeito, direção de Luiz Villaça, na TV Globo e Três Terezas, do canal GNT.Também atuou em novelas como Torre de Babel, de Sílvio de Abreu e Araguaia de Walter Negrão.  

No cinema atuou nos filmes Hebe, a Estrela do Brasil, direção de Maurício Farias; Depois dos 40 e O Contador de Histórias, ambos de Luíz Villaça; Na Quebrada, direção de Fernando Grostein e Boleiros, era uma vez o futebol, de Ugo Giorgetti. 

É autora e produtora dos textos teatrais: Pelas costas – comédia ainda inédita; Absinto - comédia romântica; Meu Abajur de Injeção – solo sobre Cacilda Becker e coautora da comédia musical As Favoritas do Rádio. Recebeu a indicação de Melhor Texto Adaptado pelo Prêmio Cenym. por seu trabalho de adaptação do romance Amar, Verbo Intransitivo, de Mário de Andrade, para o teatro. 

. 

FICHA TÉCNICA 


Dramaturgia, concepção e interpretação: Luciana Carnieli.

Iluminação: Sylvie Layla 

Realização: Luminária Produções 


SERVIÇO

Onde: Biblioteca Mário de Andrade - Rua da Consolação, 94 – República.

Temporada: 04, 11, 18 e 25 de outubro, sempre às 19h.

Duração: 50 minutos.

Classificação Indicativa: 12 anos. 

Ingressos: gratuitos por ordem de chegada, a partir de 50 minutos antes do horário de cada apresentação.

Lotação do auditório limitada e todos os protocolos de segurança de saúde. ]

Total 70 lugares.


Nenhum comentário: