terça-feira, 10 de agosto de 2021

Dia da Televisão no Brasil:

 TV aberta prioriza experiência do usuário, inovando com tecnologias imersivas



As telas aproximam os brasileiros, em tempo real, fortalecendo o papel da TV e a sua constante evolução

O dia 11 de agosto é o Dia da Televisão e, além de ser uma data comemorativa, mostra a importância do aparelho para a população, que desde 1950, é o centro das atenções nos lares brasileiros, oferecendo um serviço em constante evolução, de forma gratuita para todos.

Durante a pandemia, a TV aberta fortaleceu ainda mais o seu papel, levando informação, entretenimento e cultura, em tempo real, aos telespectadores, sendo o principal meio de lazer de muitos brasileiros.


Para o presidente do Fórum SBTVD, Luiz Cláudio Costa, “seja no dia a dia, ou em grandes eventos, como os Jogos Olímpicos de Tóquio, a TV aberta tem o poder de conectar o mundo e diminuir distâncias”. 

Foi o que revelou também a pesquisa realizada pela Globo com mais de 1.600 pessoas, de todas as classes sociais e regiões do Brasil, em que 44% dos entrevistados pensavam em fazer alguma melhoria em casa, inclusive, adquirindo um novo televisor (30%) para acompanhar os Jogos Olímpicos.

Isso mostra que, desde a chegada da TV digital em 2007, a TV aberta se tornou ainda mais democrática, ao proporcionar um sinal de TV sem chuviscos ou fantasmas e hoje 75% da população já tem o sinal digital disponível e, até 2023, 100% dos brasileiros estarão cobertos pela TV digital, reforçando o seu caráter social de levar informação que, por sua vez, leva a inclusão digital para todos.

A digitalização do sinal de TV aberta permitiu um avanço notável no desenvolvimento tecnológico da TV aberta. Com o uso de novas tecnologias, a televisão levará uma nova experiência ao telespectador, perfeitamente ajustada à realidade atual, na qual o público se habituou ao uso de diferentes plataformas para consumir conteúdo audiovisual.

E isso será realidade muito em breve pois, ainda neste ano será lançado no mercado brasileiro o DTV Play, tecnologia desenvolvida pelo Fórum SBTVD que possibilitará que o telespectador assista à programação da TV aberta e conteúdos via internet, com vídeos em UHD, além de permitir a integração dos serviços de TV aberta com internet, o que possibilitará a oferta de inúmeros novos serviços de utilidade pública, além permitir diferentes maneiras de serviços bancários; participação em quizzes de reality shows; interação entre professores e alunos em aulas a distância, entre outros. 

E, com o DTV Play, a TV aberta começará a oferecer conteúdos com HDR (High Dynamic Range), que reproduz as cores da imagem com muito mais precisão, e áudio imersivo, que leva o telespectador a se sentir “imerso” na cena. Tanto HDR quanto áudio imersivo eram recursos somente disponíveis em serviços de streaming pagos, mas que agora estarão disponíveis para os usuários da TV aberta.

Para as empresas que buscam atingir o grande público, o DTV Play possibilita realizar a propaganda direcionada, focada exatamente no interesse de cada telespectador, permitindo que o anunciante converse de maneira mais eficaz com o seu público.

E sempre acompanhando a melhoria contínua do serviço de TV aberta, os televisores também estão em constante evolução. Neste ano, chegarão ao mercado os televisores compatíveis com o DTV Play e em sintonia com a mais avançada tecnologia disponível no mercado internacional em termos de televisores

A TV aberta é incansável: nos próximos anos, os telespectadores poderão contar com a TV 3.0, que além de todos os recursos que serão disponibilizados pelo DTV Play, poderão usufruir de outros recursos como programas e vídeos em 8K, targeted content (conteúdo direcionado) e VOD (video on demand).

 

SOBRE O FÓRUM SBTVD

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) é uma entidade sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento da TV digital no Brasil, proporcionando maior qualidade de sinal, mobilidade e interatividade na vida dos brasileiros. É composto por integrantes das emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção, transmissão e indústria de software, bem como representantes do Governo Federal e entidades de ensino e pesquisa. O Fórum SBTVD promove e coordena a cooperação técnica entre seus associados e apoia a divulgação do Sistema Brasileiro de TV Digital no Brasil e exterior.

 

Nenhum comentário: