terça-feira, 31 de agosto de 2021

 Antes que seja tarde” é a nova série do Café Expresso na TV Cultura

 

No mês da campanha Setembro Amarelo, programa vai contar histórias de pessoas que tiraram a própria vida, ressaltando a importância em falar sobre o tema; no ar às terças-feiras, 23h, pela TV Cultura e simultaneamente no Youtube

 

Cena do episódio Eliane | Foto: Instituto CPFL/Divulgação


 

Em 2020, o suícidio matou uma pessoa a cada quarenta minutos no Brasil, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado no mês passado. No mês que celebra a campanha de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, o Café Filosófico CPFL - Expresso apresenta uma temporada inédita de programas que abordam o legado dessas vítimas como protagonista de um alerta: é importante falar sobre esse tema “antes que seja tarde”. O programa vai ao ar pela TV Cultura e tem transmissão simultânea no canal do Instituto CPFL no Youtube.

 

O legado de uma vítima de suícidio pode ser repleto de sofrimento e de dúvidas, porém, existem caminhos para diminuir a dor de quem está neste contexto. Na cabeça de quem fica, uma expressão teima em se repetir: "E se…?”. Um dos caminhos mais importantes para combater a dor é falar sobre o tema e ter uma escuta sensível. 

 

A série “Antes que seja tarde” apresenta ao público as histórias de Amanda, Bruna, Thiago, Hugo e Eliane, cinco pessoas que tiraram a própria vida (ou tentaram), relatando os sentimentos de familiares, amigos, conhecidos e especialistas sobre o significado dessa ausência. Participam da série como especialistas: Ilana Katz, Juliana Froehlich, Eliane Brum, William Miyamoto e Christian Dunker.

 

Composta por 6 episódios, a nova temporada estreia nesta terça-feira (31) e vai apresentar uma história diferente a cada noite de terça. O encerramento será com o psicanalista Christian Dunker, em uma abordagem sobre o aumento das taxas de suicídio entre jovens no Brasil. A série reúne trechos de programas do Café Filosófico CPFL que contaram com  Neury Botega, Berenice Rheinheimer,  José Manoel Bertolote e Leandro de Lajonquiére.

 

O Café Expresso é derivado do Café Filosófico CPFL e essa temporada combina cenários itinerantes, personagens envolvidos em cada história e convidados analisando o tema suícidio e as particularidades de cada caso. Os episódios são inéditos na televisão e vão ao ar às 23 horas, com classificação de 16 anos.

 

Confira as datas das exibições:

 

31/08: Amanda, com Amanda Ferreira

Convidada: Ilana Katz

Uma sobrevivente. Entre a solidão e os desencontros, surge um caminho. E uma renovação.

 

07/09: Bruna, com Eliane Andrade da Silva, Amanda Cristina de Andrade Silva, Maria Aparecida Moura de Sousa

Convidada: Juliana Froehlich

Uma ausência recente. A força de uma família que se abraça. Prosseguir.

 

14/09: Tiago, com Elisa Amaral

Convidado: William Miyamoto

Oito anos se passaram. A dor aguda é metabolizada. A saudade não tem fim.

 

21/09: Hugo, com Dorismeire Almeida de Vasconcelos (Xingu)

Convidada: Eliane Brum

O cenário é a cidade de Altamira/PA em crise. Suicídios entre jovens explodem. De que forma o entorno contribui para a tragédia individual? 

 

28/09: Eliane, com Eliane Andrade da Silva

Convidada: Isabel Rodrigues

Sucessivas tentativas por toda a vida. De repente, um fato. O mais triste de sua vida. E, por ironia, é o que a faz querer viver.

 

05/10: Dunker, com Christian Dunker

Um dos principais psicanalistas do país promove poderosas elaborações sobre o aumento das taxas de suicídio entre jovens no Brasil.

 

- Fotos dos episódios: aqui (Crédito: Instituto CPFL/Divulgação)

 

--

Sobre o Instituto CPFL

Com 18 anos de trajetória e sede em Campinas (SP), o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, responsável pela integração dos programas sociais, esportivos e culturais do grupo em uma única rede. Desde 2020, o Instituto CPFL atua em cinco frentes: CPFL Geração Jovem, que apoia iniciativas voltadas para o futuro das novas gerações; CPFL nos Hospitais, que apoia projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos; o Intercâmbio Brasil-China, programa que promove o diálogo cultural entre os dois países; o Circuito CPFL, que reúne projetos itinerantes de cinema e etapas de corrida e caminhada; e o Café Filosófico CPFL, que promove reflexões através de palestras e séries audiovisuais com transmissão pela TV Cultura aos domingos e terças-feiras. 

Saiba mais em www.institutocpfl.org.br.

Nenhum comentário: