quarta-feira, 7 de julho de 2021

O Circo Chegou

 FESTIVAL DE CIRCO ONLINE COM MAIS DE 100 ATRAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

 


Cia. Pé Do Asfalto – Espetáculo “O Macaco e o Asfalto”
 

EM EDIÇÃO ONLINE COM MAIS DE 100 ARTISTAS, 13º FESTIVAL

DE CIRCO E ARTES DE RUA 
CELEBRA OS 18 ANOS DO CIRCO NO

BECO, DE 9 A 19 DE JULHO



13º Festival de Circo e Artes de Rua será realizado online e de forma gratuita – com colaboração espontânea por meio do chapéu virtual - entre os dias 9 e 19 de julho de 2021, para marcar os 18 anos da ocupação artística Circo no Beco, tradicional coletivo paulistano sediado na Vila Madalena, zona Oeste de São Paulo (SP).

Mais de 100 artistas estarão em cena, com espetáculos de grupos e solo para adultos e crianças, shows de variedades, cinema a céu aberto circense, musicais e DJs, ações formativas (com inscrições online), competições de habilidades e apresentações de artistas internacionais, entre outras atrações.

A programação pode ser acessada e assistida pelo site www.circonobeco.com.br, pelas plataformas Twitch e YouTube e pelas redes sociais (@circonobeco no Facebook, Instagram e TikTok).



O projeto é idealizado, organizado e produzido pela equipe do coletivo Circo no Beco, que fomenta a discussão e a relevância do circo e das artes de rua enquanto agitadores da cultura paulistana e a importância da ocupação urbana dos espaços públicos. 
 

 “O Festival Circo no Beco propõe um encontro de artistas de várias
linguagens das artes, feito por e para artistas. A cada edição,
mais e mais artistas e entusiastas do circo se
unem para trazer diversão, informação e diversidade”.


Coletivo Circo no Beco

 

Originalmente previsto para o formato presencial, como foram as 12 edições anteriores, o festival desta vez se reinventa online, devido às restrições causadas pela pandemia da Covid-19. Diante desta nova perspectiva, amplia o propósito de levar a arte circense a novas plateias e, ao mesmo tempo, reunir artistas que construíram sua história.

 

Karen Nashiro – Espetáculo “Acrobatas Saltitantes”


Todas as performances serão gravadas exclusivamente para o evento e ao longo de toda a programação o chapéu virtual estará disponível para que colaborações espontâneas possam ser destinadas aos artistas participantes, recriando a tradição que sempre marcou as artes que ocupam as ruas. 


13º Festival de Circo e Artes de Rua é uma realização do Circo no Beco com recursos do Edital Proac 32/2020, viabilizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

 


Cia Gravitá – Espetáculo “Sob o Mesmo Teto”

 

Histórico - O Festival de Circo e Artes de Rua comemora o aniversário do Circo no Beco. O encontro tem como premissa proporcionar o acesso integral da comunidade a todas as atividades e ações, além da troca de experiências e conhecimento acerca do ofício entre os artistas e convidados envolvidos. 

 

Sobre o Circo no Beco - O Circo no Beco atingiu 18 anos de atividades ininterruptas em março de 2021.  Coletivo com dezenas de artistas que propõe ações culturais e de imersão na linguagem circense em sua sede, na Vila Madalena, em São Paulo, já contabiliza centenas de encontros, espetáculos de variedades, apresentações de grupos e artistas de diversos países, sendo considerado patrimônio cultural do circo e das artes de rua em São Paulo.

Ao longo de sua trajetória, o projeto se tornou um relevante ponto de cultura e de formação onde artistas e entusiastas do circo se unem para trazer diversão, informação e diversidade.

Desde março de 2020, com o avanço das medidas de isolamento social em virtude da pandemia, o grupo mantém no Youtube o projeto “#CircoNaNuvem é o Beco ONLINE”

 

Acesse: (http://tiny.cc/circonobeco).




SERVIÇO

De 9 e 19 de julho de 2021 | Online. Gratuito. (Com “chapéu virtual” para doações)

Transmissão: www.circonobeco.com.br  
Plataformas: Twitch, YouTube @circonobeco
+ Facebook, Instagram e TikTok. 

 

 Programação
 

de julho
SEXTA-FEIRA

14h – Oficina Formativa
Produção de Logotipo e Identidade visual, com Vã Villac.

16h – Grande Cortejo Digital
17h – “O Macaco e o Asfalto” – Cia. Pé do Asfalto (Espetáculo)
18h – Conexão Mundial
(Entrevistas) MC: Rafé

20h – Noite “Varieté”
Direção/MC: Lu Lopes

Com: Tetê Purezempla, Nico Mancialez, João Diniz, Gêmeas Dias e Jorge Ribeiro.

10 de julho
SÁBADO

 

16h – Espaço Cirquinho
Tema “Reciclagem”
MC: Tchutchuco (Renato Paio)

Com: Cilla Amaral, Leandro Delgado e Meiry Fadinha

20h – Noite “Aéreos”
Direção: Marian C. Hernandez
Com: Fagner Saraiva, Josi Stevanato, Duo Lira, Fábiu Galvão e Helder Vilela.

11 de julho
DOMINGO

 

16h – Espaço Cirquinho
Tema: “Ecologia” | 
MCs: Babbaloo e Pimentinha
Com: Adriana Marques, Alexandra Lahun Manik, Léo Circus Fever e Davi Mequetra.

18h – Cine Beco

“Minha Vó Era Palhaço”
Direção: Mariana Gabnel
+ Bate-papo pós-sessão.

20h – Show Musical

Mustache e os Apaches

12 de julho
SEGUNDA-FEIRA

 

17h – “Sob O Mesmo Teto” – Cia. Gravitá (Espetáculo)

18h – Oficina Clínica e Treino Livre com Filipe Farinha

20h – TV CnB – Encontro de Segunda (Encontro Paulista de Malabares)

15 de julho
QUINTA-FEIRA

 

 

19h – “Dr. Friky” – Gonzalo Caraballo (Espetáculo)

16 de julho
SEXTA-FEIRA

14h – Oficina Formativa
Malabarismo do Rebote, c/ Chino Mario.

16h – Grande Cortejo Digital
17h – “Acrobatas Saltitantes” – Karen Nashiro (Espetáculo)

18h – Conexão Latina MC: Tchatcho (Apresentações)

20h – Cine Beco | “A Paixão de Cristo” | Cia. Guaraciaba
Dir: Fernando Neves

17 de julho
SÁBADO

 

16h – Espaço Cirquinho
Tema “Didática” | MC: Piruá (Rodrigo Bruggemann)

Com: Marco Guerra, Dani/Olívia, Lucio Maia e Júlia Bertollini

20h – Noite “Cyberpunk”
Direção: César Deleon
MC: André Sun (Xininha). Com: Irmãos Figura, Veronica Pokaropa, Camila Costa, Chris Cruz e Rafael Lap.

18 de julho
DOMINGO

 

16h – Espaço Cirquinho
Tema “Cidadania” | MC: Caravana Tapioca (Cavaco e Nina). 
Com: Denise Reco, Vanda Cortez e Bella Spigolon.

20h – Show Musical

King Rock Shorts

19 de julho
SEGUNDA-FEIRA

 

18h – Competição de Resistência e Treino Livre. MC: Priscila Senegalho.

20h – TV CnB – Encontro de Segunda (Encontro Paulista de Malabares)

21h – Noite “Farol”
Direção: As Irmãs Cola
MC: Marquinho Gil
Com: Luiz Felipe Choco, Danillo, Tapete Preto, Mar, Matheus Davi.

23h – Encerramento.



Sinopses e Fichas técnicas

 

9 de julho – Sexta-feira

14h - Oficina Formativa – Produção de Logotipo e Identidade Visual
Com Vã Villa (@vavillac)

Workshop de atividades práticas para produção de logotipo e identidade visual, desde o estudo da tipologia até aspectos técnicos. A atividade aborda a identidade visual através de símbolos, imagens e cores para produção de cartazes e postagens, além de estudo de foto e vídeo para registro de material para divulgação em rede social e inscrição em editais.

17h - Espetáculo – “O Macaco E A Lua” | Com Cia Pé No Asfalto (@ciapenoasfalto)
Dois palhaçes pescadores se perdem em alto mar. Em busca de comida, eles acabam pescando um livro de contos africanos e iniciam uma travessia imaginária até a África.  Através da leitura da lenda africana O Macaco e a Lua, eles entram em uma grande aventura onde descobrem a origem do tambor e suas raízes de matrizes africanas.

18h – Conexão Mundial (Entrevistas com tradução simultânea) | MC: Rafé
O multiartista Rafé integra a cia Musicircus, com quem produz e apresenta shows, oficinas e projetos em instituições culturais, festivais e ONGs no Brasil e em outros 35 países. Nesta atividade, realizará entrevistas com artistas circenses internacionais, com tradução simultânea.

20h – Especial “Varieté” | Direção e MC: Lu Lopes (@lulopesl)
 O especial contará com as participações dos artistas: Tetê Purezempla (@purezempla), palhaça musical, atriz, cantora, compositora e instrumentista, com longa trajetória em encontros, convenções e festivais de circo pelo país; Nino Moncialez (@duoverse), integrante do DuoVerse, formado pela Escola Nacional de Circo (RJ) e especialista em modalidades como parada de cabeça, malabares e trapézio de voos, com sólida carreira internacional; João Diniz (@ciamastronica), da Cia. Mastrônica, que se dedica exclusivamente à pesquisa e à prática do mastro chinês e apresentará o número “Prenda”, que traz a comicidade circense à modalidade; Gêmeas Dias (@gemeasdias), voltadas desde 2004 à pesquisa e performance por meio de diversas linguagens artísticas, como circo, dança e teatro, com passagens por países como Itália, Egito e Turquia, com o número “Arco Reflexo”; e Jorge Ribeiro (@jorgeribeiro), artista circense profissional, pesquisador de malabarismo, acrobacias e palhaçaria, sendo reconhecido mundialmente pela técnica de rolling com bolas de cristal.

10 de julho – Sábado

16h – Espaço Cirquinho
MC: Tchutchuco – Renato Paio.

Programa educativo no formato de show de variedades, com atrações, curiosidades, dicas, brincadeiras e diversão para crianças de até 12 anos. O tema “Reciclagem” será abordado a
partir de várias linguagens das artes e focado no aspecto pedagógico e recreativo das ações. Participam desta atividade como convidados: Cilla Amaral, Leandro Delgado e Meiry “Fadinha”.

 

20h – Especial “Aéreos”
Direção: Marian Del Castillo Hernández e Fagner Saraiva

O espetáculo realça a diversidade dos aéreos, com modalidades e temáticas variadas e revivendo as memórias do Circo no Beco. Em cena estarão: Josi Stevanato (@josiigs), bailarina que há 8 anos se dedica à arte dos aéreos, participando de competições nacionais e internacionais; Alessandra Fleury (@aleaerialist), que acumula apresentações em diversos palcos, programas de TV e eventos corporativo pelo mundo (Argentina, Alemanha, Suécia e China, entre outros) e mostra uma pesquisa a partir da lira circense tradicional; Duo Lira (@expressaoearteballet), coma acrobata Aline Bernardinelli e a bailarina Manoela Schranck, em coreografia baseada no espetáculo “Alice’s Wonderland”, do Royal Ballet; Fábiu Galvão (@fabiugalvao), especialista na modalidade há 10 anos, com temporadas na Turquia, Bélgica, Holanda e outros países europeus; e Helder Vilela (@heldercirque), que traz um ato de aerial straps que aproxima a arte circense da cultura africana.

 

11 de julho - Domingo

16h – Espaço Cirquinho | MCs: Babbaloo e Pimentinha

Programa educativo no formato de show de variedades, com atrações, curiosidades, dicas, brincadeiras e diversão para crianças de até 12 anos. O tema “Ecologia” será abordado a partir de várias linguagens das artes e focado no aspecto pedagógico e recreativo das ações. Participam desta atividade como convidados: Adriana Marques, Alexandra Lahun Manik, Léo Circus Fever e Davi Mequetra (Capitão Pogresso)

 

18h – Cine Beco | Filme: “Minha Vó Era Palhaço”
Documentário sobre a trajetória artística de Dona Maria Eliza Alves dos Reis, a primeira palhaça negra do Brasil (Xamego), destacando também a influência dos negros no espetáculo circense e o preconceito que sofriam nesse meio, especialmente a partir dos anos 1940. Direção de Ana Minehira e Mariana Gabriel, neta da homenageada. Ao final da sessão, ela e Daise Gabriel, filha de Maria Eliza, participam de um debate online.


20h –Show | Mustache e Os Apaches

Banda criada em São Paulo há 10 anos, formada por Pedro Pastoriz (voz, guitarra, kazoo e banjo), Tomás Oliveira (voz, baixo e piano), Axel Flag (voz, percussão e viola), Jack Rubens (voz, bandolim, lap steel, dobro e guitarra) e Lumineiro (voz, washboard e bateria). O quinteto, que possui três álbuns lançados e uma turnê europeia no currículo, utiliza instrumentos pouco convencionais e combina folk, bluegrass jazz e música cigana.

12 de julho – Segunda-feira

17h - Espetáculo – “Sob O Mesmo Teto” | Com Cia Gravitá

Um professor muito ocupado com sua rotina e suas manias, despretensiosamente, encontra companhia em uma gata atropelada. Ele a salva das ruas. Ela o salva da solidão. Espetáculo com Débora Ishikawa e Alessandro Coelho, dirigidos por Michelli Rebulho (da Cia. Diálogos Acrobáticos). A partir de jogos corporais, cômicos e acrobáticos, os personagens se encontram e criam um laço de amizade que transforma a forma como ambos enxergam a vida.

18h – Oficina e Treino Livre
Com Filipe Farinha


Filipe Farinha é da segunda geração de artistas da família, formado pela Escola Nacional de Circo em 2006. Especializado em funambulismo, arte circense que consiste em caminhar na chamada corda bamba, foi o primeiro brasileiro a se equilibrar sobre os cabos do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. Artista múltiplo, Filipe atua com trapézio voador, acrobacia, malabarismo, monociclo, perna de pau e pirotecnia.  

20h – TV CnB
Papo com amigos, frequentadores e admiradores do Circo no Beco e artes de rua.
 

15 de julho – Quinta-feira

19h - Espetáculo – “Dr. Friky”
Com Gonzalo Caraballo (@gonzalocaraballomartinez)

Dr. Friky é um saltimbanqui contemporâneo que viaja pelo mundo compartilhando sua excêntrica maneira de ver as coisas. Inspirado em desenhos animados e personagens de quadrinhos, constrói cenas repletas de truques e gags originais, elaboradas através da manipulação de objetos do cotidiano e da comedia física sobre uma forte base de humor ácido, propondo ao público refletir sobre questões humanitárias.


16 de julho – Sexta-feira


14h – Oficina de Malabarismo de Rebote | Com Chino Mario (@chinomario531)
Em tempos de pandemia, o malabarismo de rebote é uma das atividades muito bem adaptável ao treinamento dentro de casa. A oficina abordará fundamentos da técnica, dicas e truques, referências e dúvidas. Para participar, é necessário dispor de bolinhas de rebote e espaço adequado para exercícios práticos online.

17h - Espetáculo – “Acrobatas Saltitantes” | Com Karen Nashiro (@karen.nashiro)
Katita e sua amiga pulga Juarez fogem de um trabalho onde eram exploradas. Juntas percebem o potencial que ambas têm e decidem criar um espetáculo de circo para sobreviver.    


18h – Conexão Latina (Entrevistas com tradução simultânea) | MC: Tchatcho
Noite "Varieté" com a participação de artistas de sete países conviddos.

20h – Cine Beco | “A Paixão de Cristo” – Direção de Fernando Neves.
“A Paixão de Cristo”, do tradicional Circo-Teatro Guaraciaba, sairia em circulação pelas cidades paulistas, mas devido à pandemia foi cancelada e virou um longa-metragem.

17 de julho – Sábado

16h – Espaço Cirquinho | MCs: Piruá e Rodrigo Bruggemann
Programa educativo no formato de show de variedades, com atrações, curiosidades, dicas, brincadeiras e diversão para crianças de até 12 anos. O tema “Didática” será abordado a partir de várias linguagens das artes e focado no aspecto pedagógico e recreativo das ações. Participam como convidados: Margo Guerra, Dani/Olívia, Lúcio Maia e Júlia Bertollini.

 

20h – Especial “Cyberpunk” | Direção: Cesar Deleon | MC: André Sun (Xininha)

Cyberpunk é real resistência, a tecnologia em forma de luta, a perspectiva de mundo onde as escolhas sobre sexualidade e felicidadesão próprias e não determinadas por outros. André Sun (@andre.sun) é ator, professor e gestor cultural, pesquisador do teatro de rua e da cultura popular, das manifestações brasileiras tradicionais e urbanas com princípios e técnicas da palhaçaria e da comédia teatral; fundador da Cia de Teatro de Campinas (SP), já realizou mais de 100 apresentações e participou de mais de 20 festivais; Irmãos Figura (@irmaosfigura) é um duo de malabarismo, teatro físico e comicidade, formado por Danillo Tenucci e Victor de Angelo, que traz ao festival um número repleto de truques e trejeitos; Vulcanica Pokaropa (@vulknik) é travesti formada em fotografia, mestra em teatro pela UDESC e pesquisadora da presença de transexuais, travestis e não-bináries no teatro e performance, ela apresentará um número que combina poesia e bambolê de fogo; Camila Costa (@caketipobolo) é produtora e bacharel em Letras pela USP, dedica seus estudos circenses a descobrir maneiras de portar no solo e no trapézio, com passagens pelo Circo no Beco, Tendal da Lapa e Fábrica de Cultura; Chris Cruz (@chriscruzgra) apresenta o número do bastão mágico; e Rafael Lapa (@colibridalapa) traz seu trabalho como artista educador, cantador, poeta, bonequeiro e palhace, focado em pesquisas, estudos e vivências na linguagem da Afro-Diáspora Ameríndia.


18 de julho – Domingo
 

16h – Espaço Cirquinho | MCs Caravana Tapioca: Cavaco e Nina
Programa educativo no formato de show de variedades, com atrações, curiosidades, dicas, brincadeiras e diversão para crianças de até 12 anos. O tema “Cidadania” será abordado a partir de várias linguagens das artes e focado no aspecto pedagógico e recreativo das ações. Participam desta atividade como convidados: Denise Reco, Vanda Cortez e Bella Spigolon (Fadinha)


20h – Show | King Rock Shorts

Formado por Marcelo Brocotó e Luizinho Beltrame, o duo mescla rock e bom humor na criação de repertório autoral, produzindo suas faixas de forma e videoclipes de forma independente e disponibilizando-os em plataformas de streaming e redes sociais.

 

19 de julho – Segunda-Feira

18h – Competição de Habilidades | MC: Priscila Senegalho
Atriz, palhaça, diretora e arte-educadora, atua desde 2003. Possui formação em Arte Dramática pela Escola de Arte Recriarte, Humor pela SP Escola de Teatro. Co-fundadora da Trupe do Fuxico, é também palhaça na Trupe Quintal Circense (São José dos Campos-SP), curadora e organizadora do Encontro de Circo e Educadores da Universidade de São Paulo (CIRCUSP) e organizadora do Picadeiro do Fuxico, que leva o circo às periferias da capital paulista.


20h – TV CnB
Papo com amigos, frequentadores e admiradores do Circo no Beco e artes de rua.

 

21h – Especial “Farol” | Direção: Irmãs Cola (@asinigualaveisirmascola) | MC: Marquinho Gil

Artistas de rua exibem seus melhores números a cada sinal vermelho em um semáforo virtual. Com: Luiz Felipe Choco (@passedasgalaxias), trazendo um número criado a partir da pesquisa de malabaristas do ABC paulista que explora técnicas de passe de claves de luz em grupo; Danillo (@danillotenucci), artista formado no Galpão do Circo do Projeto Aprendiz, que mescla humor, teatro físico, malabarismo com bola e equilíbrio; Tapete Preto (@tapete_preto), com seis anos de experiência como profissional do circo, aprendiz das ruas e de territórios distintos, apresentando um número de malabares com 9 objetos distintos; Mar (@viagensdemar), outro artista que também veio das ruas e há oito anos tem entre suas principais habilidades o malabares com hula hoops e claves; Matheus Davi (@matheusdavi00), formado pelo Circo Espaço, de Belo Horizonte (MG), com experiência em aulas de circo, shows e espetáculos temáticos, mostra número tradicional de escada livre, com acrobacias e malabares;

 

 

 


 

 
 


Nenhum comentário: