quinta-feira, 29 de julho de 2021

Literatura Atual

 

Mary del Priore lança obra sobre negros e mestiços que venceram a barreira do preconceito e se destacaram na história do Brasil

À procura deles faz um recorte histórico do período da escravidão até o início do século XX

 

Texto

Descrição gerada automaticamenteÀ procura deles - quem são os negros e mestiços que ultrapassaram a barreira do preconceito e marcaram a história do Brasil (Mary del Priore) (320 páginas, R$49,90)

 

À   procura   deles, de autoria da grande e consagrada historiadora Mary del Priore e publicado pela editora Benvirá, traz   à   tona   personagens   importantes   para   a   história brasileira   que   caíram   no   esquecimento: os negros e mestiços que alcançaram papéis de destaque, mesmo nos tempos mais difíceis do Brasil Colônia e Primeira República.

 

Mary del Priore fez uma pesquisa detalhada nos registros históricos do País e escolheu personagens negros que, ao romperem a barreira do preconceito, mudaram os rumos de suas próprias vidas e foram protagonistas na sociedade da época. 

 

São magistrados, médicos, jornalistas, engenheiros e um presidente da República, Nilo Peçanha, que assumiu o cargo no início do século XX. A obra não aborda a perspectiva da escravidão, mas, de maneira alguma ignora a história de quem sofreu e ainda sofre com as graves consequências do período. O livro busca apresentar homens e mulheres que inspiraram – e que ainda podem inspirar – gerações de brasileiros.

 

Entre os personagens e heróis retratados estão:

  • Chica da Silva (escrava alforriada que fez parte da corte da época);
  • Nilo Peçanha (o primeiro presidente negro do Brasil);
  • Henrique Dias (militar herói da Batalha de Guararapes);
  • Francisco Paulo de Almeida (barão e empresário durante o Segundo Reinado);
  • Luiz Gama (jornalista e advogado autodidata);
  • Eduardo Ribeiro (primeiro governador negro do Amazonas);
  • Juliano Moreira (fundador da disciplina psiquiátrica no Brasil).

 

Mary del Priore nos presenteia com uma oportunidade ímpar de reconhecer essas personalidades e sua participação no desenrolar da história do Brasil.

 

 

Sobre a Benvirá: A Benvirá é a editora de livros de negócios e não-ficção da Saraiva Educação. Sua história começou em 2008, quando a Saraiva adquiriu a editora Siciliano e incorporou à sua operação o selo ARX, de ficção e não ficção. Dois anos depois, ARX virou Benvirá, e o novo selo se reposicionou no mercado com um catálogo único e mais literário. Aos poucos, a Benvirá foi mudando seu perfil e diversificando o catálogo, passando a publicar biografias musicais – como Eu sou Ozzy, de Ozzy Osbourne, e O barulho na minha cabeça te incomoda?, de Steven Tyler –, livros baseados em games – como Uncharted, Resident Evil e Elder Scrolls – e séries juvenis – Terra de Histórias, Wereworld e Furnace. Em 2014, consolidou-se como uma das principais editoras do segmento de ficção e não ficção, lançando títulos como Ansiedade, Pais inteligentes formam sucessores, não herdeiros e Felicidade Roubada, todos de Augusto Cury; Um sorriso ou dois, de Frederico Elboni; e Minha estrada, biografia do cantor Daniel, que entraram na lista dos mais vendidos da revista VEJA. A partir de 2015, a editora ampliou suas linhas editoriais e começou a publicar livros de negócios nas áreas de carreira e gestão, finanças, empreendedorismo e inovação, biografia empresarial e desenvolvimento profissional, contando com autores de peso como Samy Dana, Shawn Achor e Reinaldo Polito.

 

Nenhum comentário: