sexta-feira, 2 de julho de 2021

Dia C

 Dia de Cooperar 2021 conta com ações solidárias e evento online

Movimento comemorado no Dia Internacional do Cooperativismo estimula e dá visibilidade a ações de responsabilidade social promovidas pelo voluntariado de cooperativas


Dia C - flyer 16,9.png

 

Neste sábado, 03 de julho, é realizado o Dia de Cooperar 2021, ou Dia C, em que cooperativas de todo o Brasil apresentam os resultados de ações solidárias em benefício da comunidade, realizadas por voluntários. Além disso, haverá um evento online para comemorar a data, em que é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo.



 

No Paraná, 10 cooperativas do estado atuam de forma conjunta em uma ação em Maringá, que consiste na venda de hambúrgueres em 10 lanchonetes participantes da campanha, com a renda revertida para 5 entidades da cidade: Lar Escola da Criança de Maringá, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Lins de Vasconcelos, Asilo São Vicente de Paulo de Maringá e Família Sopão.

 

A campanha funciona da seguinte forma: cada pessoa que quiser contribuir deverá adquirir um voucher (cupom), que poderá ser trocado por um hambúrguer nas hamburguerias participantes. Cada voucher custa R$ 30 e pode ser comprado diretamente das entidades beneficiadas (contatos abaixo) ou pelo app Aiqfome. Além dos cupons impressos, também será possível adquirir vouchers eletrônicos para entrega via delivery. O período de distribuição dos hambúrgueres será de 03 a 10 de julho, devido à logística para entrega.

 

Participam desta ação 10 cooperativas paranaenses atuantes em diversos ramos do cooperativismo (tais como Agro, Saúde, Crédito e Trabalho, Produção de Bens e Serviços): Cocamar, CooperaCom, Pluricoop, Sicoob Metropolitano, Sicredi União PR/SP, Sinergi, Unicampo, Unicred, Unimed Maringá, Uniodonto Maringá. Todas participam do Dia C investindo recursos nessa campanha, que impacta na promoção de renda do terceiro setor, na economia local do ramo alimentício e promove para a população de Maringá a oportunidade de contribuir com uma causa.

 

As hamburguerias de Maringá em que poderão ser adquiridos os hambúrgueres desta campanha são: Thunder Burger, Super Burger, Barbiekill, Casa da Mãe Joana, Hands Bar Board Games, Gigio's Pão de Alho Sanduicheria, O Conde Sandwich, Mr Hoppy (estas aceitam cupom físico e virtual), Tatoe's Burger e Johnny Rockets (estas duas últimas só aceitam cupom físico). A expectativa é que cada entidade arrecade R$ 10.000. As cooperativas também contribuem para incentivar a venda de vouchers para que as entidades alcancem as metas de arrecadação.

 

Evento online

O Dia C é um movimento nacional coordenado pelo Sistema OCB e desenvolvido com apoio das organizações estaduais. No Paraná, em 03 de julho, haverá um evento online, o Expo PRCoop, realizado pela Ocepar, que representa e defende os interesses do cooperativismo paranaense. Será uma feira virtual, que traz atrações culturais e mostra as ações de voluntariado do cooperativismo paranaense.

 

Pode ser acessado pelo site www.diacparana.com.br a partir das 13h30 deste sábado. O visitante fará sua inscrição e será direcionado para uma plataforma virtual composto por duas áreas: o auditório, que será palco da abertura e das apresentações artísticas, e o espaço de exposição, o Dia C Expo PRCoop, em que cada cooperativa participante terá um estande, mostrando ações que ajudaram pessoas impactados pela pandemia de Covid-19. A programação do auditório será comanda pelo palhaço Alípio. Haverá shows com o Circo Mahallo e o grupo musical Barra da Saia.

 

“O Dia C é uma realidade concreta, em que se realiza um conjunto de pequenos trabalhos e ações em prol da comunidade, que no somatório resulta em um grande trabalho. Nesse momento, o Brasil e o planeta vivem uma situação dramática da pandemia. As cooperativas, como entidades organizadas e produtivas, fazem uma reflexão sobre essa realidade difícil e através do Dia C realizam esforços para doar, para solidarizarem-se com aqueles que estão em situação de alto risco”, afirma Rubens Gennaro, presidente da CooperaCom – Cooperativa de Comunicação e Desenvolvimento, que lembra que entre os princípios do cooperativismo está o cuidado com a comunidade. “Cada cooperativa tem que ser solidária, tem que cumprir com essa obrigação existencial, moral, econômica e social que está arraigada nos conceitos do cooperativismo. A CooperaCom é uma jovem cooperativa. Ainda está engatinhando e aprendendo a cooperar. Mas tem consciência de que deve contribuir, e está contribuindo, com o que pode para o Dia C”, finaliza.

 

Sobre o Dia C

Originado em Minas Gerais em 2009, o Projeto Dia de Cooperar (ou Dia C) tinha como proposta realizar ações filantrópicas por voluntários de cooperativas durante o dia em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no primeiro sábado de julho. Com o passar dos anos, o Dia C se tornou nacional. Segundo dados do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), em 2020 quase 8 milhões de pessoas foram beneficiadas, com as cerca de 3 mil iniciativas e ações realizadas por mais de 2 mil cooperativas e seus cerca de 140 mil voluntários. Se considerarmos as ações focadas no combate ao coronavírus, bem como à redução dos efeitos da covid-19, o total realizado no ano passado passou de 2 mil. Ao todo, mais de 1.300 municípios brasileiros registraram a força do voluntariado cooperativista.

 

 

Serviço:

Dia C - Dia de Cooperar 2021

 

Evento online, em 03/07 (sábado):

www.diacparana.com.br

 

Redes sociais:

www.instagram.com/diacmaringa/

www.facebook.com/Dia-C-Maringa-103080538705081/

www.linkedin.com/company/dia-c-maringa/

 

Contatos das entidades para aquisição de vouchers:

Lar Escola da Criança de Maringá: 44 99877-0164

Rede Feminina de Combate ao Câncer: 44 99123-6545

Lins de Vasconcelos: 44 3268-5546

Asilo São Vicente de Paulo de Maringá: 44 3025-3443

Família Sopão: 44 3040-1635

Nenhum comentário: