quinta-feira, 8 de julho de 2021

Artes.

 Iniciando as comemorações dos 20 Anos do Teatro Municipalde Mauá, foi aberta a Exposição “Porcelana Kojima – 61 Anos”. 




A exposição estará aberta à visitação, respeitando todos os protocolos de prevenção ao Covid-19 e também foi em horário reduzido. Foi aberta dia 08 de julho às 15 horas e irá até o dia 31 de agosto de 2021. A visitação presencial será das 10h até às 16 h, de segunda à sexta-feira,  respeitando o limite de público.


Ao longo desse ano, várias  atividades irão ocorrer para comemorar os 20 anos de existência do Teatro Municipal com a participação da Pinacoteca de Mauá, que fica sediada no prédio do Teatro.


“Porcelana Kojima – 61 Anos” mostra todo o processo de fabricação da porcelana através de objetos e fotos. A curadoria é de Cecília Camargo, assim como as fotografias.



O destaque também, fica para o fato que todo o processo  de fabricação, foi tombado como Patrimônio Imaterial, pelo CONDEPHAAT-Ma.



EXPOSIÇÃO PORCELANA KOJIMA – 61 ANOS
A transformação da argila bruta em porcelana, exige dedicação e sensibilidade. É um trabalho árduo, mas também poético. 
Por 61 anos os fornos da Porcelana Kojima aqueceram não apenas a argila transformando-a em porcelana, mas também criaram arte e sonhos.
A tradição oriental, o cuidado e o esmero, são marcas registradas. Escreveram parte da história da imigração japonesa no Brasil e parte da história de Mauá. 
Cada peça, cria uma narrativa que perpassa o desenvolvimento da Cidade da Porcelana e se espalha pelo país.
Como reconhecimento da importância desse processo delicado e artístico, o CONDEPHAAT-Ma o reconheceu como Patrimônio Imaterial de nossa cidade. 
Agradecemos ao Sr. Yasuichi Kojima que doou todas as peças em gesso e em porcelana  para a Pinacoteca de Mauá.
As fotografias que fazem  parte dessa mostra, foram realizadas no período entre 2015 e 2021, por Cecília Camargo.
 Através dessa Exposição, podemos nos aproximar, um pouco, do incrível e importante processo que está gravado não apenas nos veios da argila extraída da terra, mas também, na essência dos trabalhadores ceramistas e seus descendentes, que habitam nossa cidade. 
Cecília Camargo               
Curadora da Pinacoteca de Mauá


Para receber nossos visitantes com segurança e seguindo todas as orientações sanitárias, a Pinacoteca de Mauá e o Teatro Municipal adotaram algumas medidas: 
_ Uso obrigatório de máscaras de proteção facial durante toda a visita.
_ Visitantes que apresentam temperaturas acima de 37,5º e com sintomas de gripe/resfriado serão orientados a buscar cuidados médicos e não poderão ter acesso ao espaço. 
_Você encontrará sinalizações indicando o sentido de circulação e recomendando o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre os visitantes.
_Utilize o álcool em gel à vontade.
_Cuide de si e dos outros.

Nenhum comentário: