quarta-feira, 19 de maio de 2021

 

Mulheres e Big Bands: presença, visibilidade e estereótipos” é tema do Tramas Culturais

Encontro tratará sobre gênero e música, mais especificamente sobre a presença da mulher em Big Bands e formações de música instrumental popular. Inscrições abertas.

Lis de Carvalho e Paula Valente, idealizadoras da Big Band Jazzmin’s, ministram o encontro - Foto: Paulo Rapoport Popó

No dia 27 de maio, das 17h às 18h30, a Casa Museu Ema Klabin promove o programa Tramas Culturais com o tema “Mulheres e Big Bands: presença, visibilidade e estereótipos”. O encontro será orientado por Lis de Carvalho e Paula Valente, idealizadoras e fundadoras da Big Band Jazzmin’s, uma big band feminina formada por 17 instrumentistas.

As musicistas irão falar sobre o desenvolvimento dessas formações ao longo da história, além de suas trajetórias em importantes grupos musicais no Brasil.  O evento acontece pela plataforma zoom e as inscrições já estão abertas no site da Casa Museu: https://emaklabin.org.br


“Ainda que se note uma grande presença de mulheres cantoras e intérpretes em formações musicais, o mesmo não ocorre quando falamos de mulheres instrumentistas ou até mesmo compositoras. As Big Bands sempre pareceram um espaço estritamente masculino e são raras as formações mistas ou até exclusivamente femininas”, salientam Lis de Carvalho e Paula Valente.

Serviço:

Tramas Culturais: “Mulheres e Big Bands: presença, visibilidade e estereótipos”

Data:  27 de maio, das  17h às 18h30, pela plataforma zoom

Gratuito*

Classificação etária: Livre

95 vagas

Inscrição: https://emaklabin.org.br/

Acesse nossas redes sociais:

Instagram: @emaklabin

Facebook:  https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin

Twitter: https://twitter.com/emaklabin

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC9FBIZFjSOlRviuz_Dy1i2w

 *Como em todos os nossos eventos gratuitos, convidamos quem aprecia a Casa Museu Ema Klabin e pode contribuir para a manutenção das nossas atividades a nos apoiar com uma doação voluntária em nosso site.

Sobre as musicistas e palestrantes: 

Paula Valente

Saxofonista e flautista, formada em Composição e Regência (Unesp), mestrado e doutorado (USP) com pesquisas voltadas ao choro e a Improvisação. Integrante da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, professora de saxofone da EMESP-Tom Jobim. Desenvolve intensa atividade didática através de cursos e oficinas de sax, flauta, linguagem da improvisação e música brasileira e práticas de choro. Como solista participou do Festival Proms (2016, Londres) com a Orquestra do Estado de São Paulo, em Bari (Itália) com a Orquestra da Cidade de Bari (2013). Além de participar em vários concertos da Orquestra Jazz Sinfônica. Idealizadora da Jazzmin´s Big Band (2017), tocou com Anat Cohen na Sala São Paulo (2019) e Rio Montreux Jazz Festival (2020). Com a Big Band foi contemplada com o Prêmio Profissionais da Música (2018).

Lis de Carvalho

Pianista, arranjadora, compositora, bacharel em piano com curso de pós-graduação em música popular, professora do curso de Piano Popular e Harmonia na EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo) e FAMOSP (Faculdade Mozarteum de São Paulo). Participou como pianista/tecladista e compositora do grupo Kali, e como pianista e arranjadora do grupo vocal Tom da Terra, cujo CD “Brasil Branco Negro”, foi indicado ao Prêmio TIM. Tem suas composições gravadas em 8 CDs e 3 DVDs ao lado de Celso Pixinga, participação nas gravações dos CDs de Bocato, Faíska, Giba Favery , Léa Freire, Tato Mafuz, gravações de trilhas em produtoras de áudio e a vídeo aula Formas de Acompanhamento. Gravou o CD “Caminho de Dentro” ao lado de Célio Barros e Giba Favery. Atua como pianista da Jazzmin’s Big Band, onde é coidealizadora do grupo. Está lançando seu primeiro CD, “Quando te Vejo”, projeto contemplado pelo PROAC.

Nenhum comentário: