quinta-feira, 6 de maio de 2021

Cultura

 Museus únicos no #DestinoTchéquia

Aqui vamos mostrar que arte não é aborrecida. Pelo menos na República Tcheca. Quando planejar sua próxima aventura neste que é um dos países com mais arte e cultura, divirta-se algum desses museus, ou todos!

Museu de Kampa
U Sovových mlýnů 2, 118 00 Malá Strana, Tchéquia
https://www.museumkampa.cz/en/

Festa para todos os sentidos: uma mostra de arte moderna europeia em um lugar cheio de romance e paisagens mágicas no coração de Praga. Na romântica ilha de Kampa, com uma vista única do Rio Moldava, do Castelo de Praga e da Ponte Carlos, está o Museu de Arte Moderna Europeia - Museu de Kampa.

Localizado no elegante edifício Sovovy Mlýny, ali estão extensas coleções de arte moderna da Europa Central incluindo uma das maiores coleções de obras do fundador da arte abstrata František Kupka.

Uma cadeira enorme, bebês sem rosto ou um desfile cintilante de pinguins? O que significa isto? Eles são apenas alguns dos objetos do museu expostos no exterior. Então, se você quer uma foto original do seu dia em Kampa, este é o lugar certo.

Essas coleções foram reunidas pela colecionadora de arte tcheca Meda Mládková, junto com seu marido Jan, e oferecidas à República Tcheca. A joia é uma vasta coleção de obras do pioneiro da arte abstrata František Kupka e esculturas cubistas de bronze do escultor Otto Gutfreund. Todos os anos, uma série de exposições temporárias de artistas locais e internacionais são realizadas aqui. Você também está convidado para um restaurante com cozinha tradicional tcheca.

 

Museu Kralovství času, o Reino do Tempo.
Purkyňova 255, 398 11 Protivín, Tchéquia
https://kralovstvicasu.cz/


Conheça este original museu dedicado aos relógios, sua importância histórica e como funcionam. Nas belas instalações da vila Art Nouveau de 1907, você encontrará uma sala de jogos para as crianças mais novas e um balanço original baseado no clássico relógio cuco. Também uma oficina para pequenos e grandes relojoeiros onde é possível construir suas próprias máquinas e aprender sobre a história e o funcionamento dos relógios.

Durante a primavera e o verão é possível visitar os jardins e desfrutar das atividades ao ar livre. Não perca a imensa coleção de relógios de todos os tipos no primeiro andar, descubra os primeiros despertadores e várias atrações que aumentam a cada ano. Desfrute também de um sabor doce na sua cafetaria que é reconhecida pelos bolos preparados para os seus visitantes.

 

Mendelianum: descubra o que é ser um cientista.
Muzejní 1, 602 00 Brno-střed, Tchéquia
http://www.mendelianum.cz/en

Venha descobrir a história de Mendel e trabalhar no contexto da genética moderna e outras disciplinas científicas. Seus modelos de DNA e expressão genética de vários metros de altura permitem que os visitantes entrem neles para entender melhor seu funcionamento e as implicações para o nosso corpo.

O museu também apresenta o laboratório original de Mendel ao lado de um laboratório molecular moderno, equipado com uma série de dispositivos e programas interativos. O Mendelianum fica nas antigas instalações da Hospodářská společnost (a Sociedade da Agricultura), onde Mendel trabalhou por mais de 30 anos. Aqui, ele encontrou apoio e inspiração para sua pesquisa mundialmente famosa.

Vista o jaleco branco e interaja com os dispositivos e sistemas para entender melhor todas as pesquisas e aplicações dentro da história de Mendel.

 

Nenhum comentário: