segunda-feira, 3 de maio de 2021

 

Diálogos UniverCidades.



 

CNM promove encontro online para discutir boas práticas municipais e a implementação dos ODS

 

Gestores púbicos e representantes da área acadêmica do Brasil e Nova Zelândia falam dos desafios e acertos das parcerias entre poder público e instituições de ensino na construção de políticas públicas municipais;

 

A transmissão será via plataforma zoom, em 05/05, a partir das 15 horas; inscrições e a programação podem ser acessados aqui

 

Na ocasião, o público também confere o lançamento da Plataforma UniverCidades e dos guias de reaplicação das iniciativas finalistas do Prêmio MuniCiência, ciclo 2019-2020, da Confederação Nacional de Municípios com o apoio financeiro da União Europeia no Brasil


Brasília, abril de 2021 - A Confederação Nacional de Municípios (CNM) convida gestores públicos, acadêmicos e demais interessados em políticas públicas municipalistas para o encontro online Diálogos UniverCidades: Municípios e universidades discutem boas práticas municipais e a implementação dos ODS. O evento será realizado em 05/05, das 15h às 18h, pela plataforma Zoom. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas aqui e garantem certificação para os que cumprirem ao menos 70% de participação. É possível acompanhar também pelo canal do YouTube TVPortalCNMmas sem direito ao certificado.

Dividido em três momentos, o evento tem início com a participação do presidente da CNM, Glademir Aroldi, e Primeiro Conselheiro Stefan Agne, Chefe de Cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil. Depois, segue com o lançamento da Plataforma UniverCidades e dos guias de reaplicação das boas práticas finalistas do Prêmio MuniCiência, ciclo 2019-2020. A terceira edição da premiação que reconhece e dissemina iniciativas inovadoras no âmbito das políticas públicas faz parte do Projeto UniverCidades, da Confederação, com o apoio financeiro da UE.

Esses materiais sistematizaram as iniciativas implementadas pelos municípios de Cacoal/RO, Conde/PB, Goiás/GO, Juína/MT, Monteiro Lobato/SP, Pedra Branca do Amapari/AP, São Lourenço da Mata/PE, Venâncio Aires/RS, Vitória/ES e o Consórcio Quiriri/SC. (Confira mais sobre os projetos abaixo)

Os guias estão disponíveis na Plataforma UniverCidades, que também oferece outros conteúdos para o fortalecimento de capacidades locais na implementação de políticas públicas. Durante o encontro online, será possível conhecer mais detalhes do canal que pode ser acessado em www.univercidades.org.br.

Alinhamento da Universidade Auckland e os ODS

Na segunda etapa do encontro, Marcelo Credidio, gerente internacional sênior da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, relata a experiência da instituição com o poder público local e o desenvolvimento de ações pautadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A universidade foi convidada para o evento por ser a primeira do ranking da Times Higher Education (THE), que avalia as instituições de ensino no mundo mais alinhadas aos ODS. O bate-papo com Credidio será mediado pelo consultor internacional da CNM, Augusto Mathias.

Com a palavra: universidades e gestores

Na última etapa dos Diálogos, representantes da área acadêmica abordam o papel das universidades, centros de ensino e pesquisa na construção de boas práticas municipalistas.

Os desafios e os processos que envolvem os termos de colaboração entre a administração municipal e instituições da educação serão temas de conversa entre Olgamir Ferreira, presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX), Edgilson Tavares, presidente da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEPCP) e Eduardo Grin, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), representando a REDUni – Rede de Universidades Municipalistas Ibero Americanas.

Os obstáculos e os trâmites dessas parcerias também serão tratados do ponto de vista dos administradores públicos. “Será um momento de trocar experiências, apontar as principais dificuldades e encontrar possíveis caminhos para a implementação de políticas públicas que beneficiem a população”, explica Denise Bocorny Messias, coordenadora do Projeto UniverCidades.

Conheça as iniciativas sistematizadas em guias de reaplicação:

Cacoal (RO) - Renascer das águas - mina de produção

A iniciativa promove a recuperação e manutenção das nascentes, o desenvolvimento sustentável, e a conscientização ambiental. Centenas de famílias têm sido beneficiadas pelo projeto.

Conde (PB) - EPA - Escritório Público de Assistência Técnica

Comunidades periféricas têm conquistado moradia digna a partir do EPA, projeto articulado entre a prefeitura e a universidade. Além de melhorias nas casas e nos espaços públicos do entorno, os moradores contam com serviços de regularização dos imóveis.

Consórcio Quiriri (SC) - Região Turística Destinos do Quiriri – A valorização do regional a partir do município

Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul que fazem parte do Consórcio, realizam uma série de ações conjuntas para o desenvolvimento turístico da região. Com planejamento estratégico a proposta é uma atuação integrada que beneficie o comércio e agricultura local.

Goiás (GO) - Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Brasilete Ramos Caiado

O Centro oferece acolhimento e acompanhamento para as mulheres que vivem em situação de violência. Uma equipe interdisciplinar proporciona apoio psicológico, assistência social e jurídica.

Juína (MT) - Programa Arte, Cultura e Leitura: uma bela mistura!

Incentivar a leitura - com a revitalização da biblioteca municipal - e estimular a participação da população em eventos culturais são os objetivos do Programa Arte, Cultura e Leitura: uma bela mistura! O projeto tem se destacado na região como exemplo para outros municípios.

Monteiro Lobato (SP) - Monteiro Lobato - Cidade Inteligente, Humana e Encantada - CIHE 2030

A iniciativa pretende transformar o município, a partir de ações sustentáveis, tecnológicas e de baixo custo para garantir mais qualidade de vida à população.

Pedra Branca do Amapari (AP) - Projeto saúde nota 10

Os alunos da rede pública participam de ações preventivas e educativas de saúde, promovidas por uma equipe multidisciplinar dentro das escolas.

São Lourenço da Mata (PE) - Programa Controlador Mirim

Escolas da rede pública contam com a participação de alunos para a manutenção e organização do ambiente escolar. A proposta é promover a cidadania e conscientizar crianças e adolescentes da importância de seus direitos e deveres na sociedade.

Venâncio Aires (RS) - IPTU Mais

O município confere descontos no pagamento do IPTU aos munícipes que desenvolvem atividades sustentáveis. Composteiras, reaproveitamento da água, placas fotovoltaicas são alguns exemplos de medidas que garantem o abatimento do tributo. A adesão ao projeto IPTU Mais é crescente por parte dos contribuintes.

Vitória (ES) - Multar não dará mais ganho a fiscais. Cooperar, sim!

O município mudou o sistema de fiscalização, com ações preventivas para minimizar as autuações na cidade. Os profissionais do departamento contam com plano de cargos e salários, em que o trabalho colaborativo é mais valorizado do que o punitivo.

Nenhum comentário: