segunda-feira, 5 de abril de 2021

 

 Torquato Neto e sua arte (Foto: Divulgação/Curta!On)

Torquato Neto paradoxal: a incompletude de um artista completo

Poeta, jornalista, letrista, Torquato Neto entrou para a história da cultura brasileira por sua originalidade e transgressão. O artista piauiense é tema do documentário “Torquato, Imagem da Incompletude”, dirigido por Danilo e Guga Carvalho, que acaba de chegar ao Curta!. Sempre atuando na vanguarda, Torquato esteve diretamente ligado a movimentos artísticos com este perfil, como a Tropicália, o cinema marginal e a poesia concreta.


O filme mescla um vasto material de arquivo, ora exibido ao público, ora exibido aos entrevistados que, diante das imagens e da passagem do tempo entre elas, relembram Torquato e analisam a sua trajetória. A potência criativa, a generosidade e o afã por produzir uma arte nova e libertária, formalmente e esteticamente, marcam essas lembranças, além do contexto de forte repressão por parte do regime militar da época.

“O Torquato atrai para si todas as experiências que estavam se vivendo naquele momento, tanto na música, tanto no cinema, tanto nas artes plásticas e no teatro (...) Ele é a pessoa central disso”, conta o artista plástico Antonio Manuel, um dos depoentes. Além dele, outros grandes nomes das artes brasileiras colaboram para o documentário, como Hernani Heffner, cineasta e diretor de conservação da cinemateca do MAM; a também cineasta Paula Gaitán; o artista plástico Carlos Vergara; e Tadeu Jungle, artista multimídia.

O filme propõe uma reflexão sobre vida, obra e pensamento de Torquato Neto, destacando sua produção vigorosa que se encerrou precocemente com seu suicídio, aos 28 anos, em 1972. Entre as obras relembradas estão a revista “Navilouca”, o filme “Terror da Vermelha” e sua atuação na coluna jornalística “Geleia Geral”, que ajudou a disseminar a arte de vanguarda brasileira da época.

Torquato, Imagem da Incompletude” é uma produção da B&T Audiovisual e da Magno & Magno, viabilizada com exclusividade pelo canal Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual. A estreia é na Quarta do Cinema, 7 de abril, às 22h25.

Nenhum comentário: