quinta-feira, 1 de abril de 2021

#MusicaNews

 Funmilayo Afrobeat Orquestra terá programação online especial no mês de abril com shows, oficinas e bate-papos 


Nas participações especiais, Pedro Rajão, diretor do documentário "Anikulapo" e Raphael Amaral, mestre em História pela PUC-SP,  além das cantoras Okwei Odili (Nigéria) e Macarena Rozic (Chile)


Foto_José de Holanda .png

(Foto: José de Holanda)


A Funmilayo Afrobeat Orquestra - primeira banda de afrobeat brasileira formada somente por pessoas negras, mulheres e não binárias - irá realizar uma série de atividades que vão do dia 1º até 22 de abril celebrando dois anos de existência. 

 

Inteiramente virtual, o projeto intitulado FunmilayON pretende ocupar as tardes e noites de quinta-feira com duas oficinas: "Do Shekere ao Xequerê" e "Dança com P". A primeira delas contará um pouco sobre a história do agbê, também conhecido como xequerê, instrumento muito comum e importante na música africana e afro-brasileira, ensinando, também, como confeccionar o instrumento utilizando materiais recicláveis como tampas de garrafa PET e galão de água. Já a oficina "Dança com P" tem o objetivo de trazer o corpo à baila, destacando movimentos usados pelas dançarinas de afrobeat na década de 70,  entremeados com leituras e reflexões.


 

Além das oficinas, o evento promoverá dois bate-papos. O primeiro, "Reverberações do Afrobeat Nigeriano no Brasil", com Pedro Rajão, diretor do documentário  "Anikulapo", e Raphael Amaral, mestre em História pela PUC-SP.  O segundo, "Vozes do Afrobeat - Conexão Brasil, Chile e Nigéria", receberá as cantoras Okwei Odili (Nigéria) e Macarena Rozic (Chile).

 

Para fechar a temporada de atividades, 2 shows somam a agenda: um apresentando repertório mais clássico do afrobeat e outro trazendo uma jam session com performances, intervenções poéticas e mais.  

 

O FunmilayON será realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa através do ProAC Lei Aldir Blanc - "Produção e Temporada de Espetáculo de Música com Apresentação ONLINE".

 

Nos tópicos de destaque dessa ação, reflexões como a história do afrobeat, a presença de mulheres na música e o impacto do isolamento social e da pandemia nessa trajetória inicial do grupo.

 

FOTOS:https://drive.google.com/drive/folders/1i94QUv0o0Nx9orfNwIO1LyODJ_11HKeT?usp=sharing


Serviço:

Funmilayo Afrobeat Orquestra faz aniversário no mês de abril com o projeto FunmilayON

De 1º até 22 de abril de 2021

Programação on line pelo canal do Youtube da banda: https://bit.ly/3cMx362  e pelas redes sociais: @funmilayoafrobeat

 

Programação detalhada:


1º de Abril: Do Shekere ao Xequerê e Jam Session

 

8 de Abril: Bate-papo "Reverberações do Afrobeat Nigeriano no Brasil" com Pedro Rajão, diretor do documentário "Anikulapo" e Raphael Amaral, mestre em História pela PUC-SP.  Mediação: Rosa Couto (Funmilayo Afrobeat Orquestra)

 

15 de Abril: Bate-papo "Vozes do Afrobeat - Conexão Brasil, Chile e Nigéria" com as cantoras Okwei Odili (Nigéria) e Macarena Rozic (Chile). Mediação: Stela Nesrine (Funmilayo Afrobeat Orquestra) e Oficina Dança com P.

 

22 de Abril: Jam Session e encerramento da programação.


Nenhum comentário: