sexta-feira, 16 de abril de 2021

Literatura Atual

 Autobiografia de fundador da Gol detalha sucessos e fracassos em narrativa franca e intimista

Avesso aos holofotes, Henrique Constantino torna pública, pela primeira vez, sua versão sobre  grandes marcos de sua história, como ter sido vítima de um falsário em rede nacional e sua colaboração com a Justiça. 

Inevitavelmente, “Desejo de Gol” vem recheado de histórias da Gol, empresa de aviação que, liderada por ele e seus irmãos, revolucionou e democratizou as viagens aéreas no Brasil, e hoje é líder no mercado doméstico.


Provavelmente o mais discreto dos sete filhos de Constantino de Oliveira, Henrique Constantino era um nome que pouco aparecia na mídia, até que dois episódios alçaram seu nome às manchetes: um falsário se passou por ele e apareceu dando entrevista na televisão e depois, no período em que foi alvo de operação de busca e apreensão da Polícia Federal. Agora, em janeiro de 2021, pela primeira vez ele dá sua própria versão dos fatos no livro Desejo de Gol, publicado pela Editora Citadel.


A autobiografia de Henrique Constantino vem à público em data próxima à celebração de 20 anos da Gol (15 de janeiro de 2021), empresa que fundou junto com três de seus irmãos, e revolucionou e democratizou as viagens aéreas no Brasil. Em Desejo de Gol, o autor detalha o sonho e o processo de construção da empresa aérea e seus desafios pessoais ao administrar a novidade simultaneamente à uma corporação de transporte rodoviário responsável por 1,5 milhão de vidas diariamente e, ainda, desenvolver o maior programa de fidelidade do Brasil, com mais de 13 milhões de clientes, o Smiles. 

“...compartilho com os leitores a minha vida pessoal naquilo que ela pôde expressar de mais sublime e doloroso. Fiz muitas coisas boas, participei de um empreendimento histórico, levei uma vida discreta no campo privado, mas fui conduzido a histórias diversas. Histórias rocambolescas (como aquela em que um falsário enganou meio mundo em Recife ao se passar por mim, “um dos donos da GOL”), histórias trágicas (como o acidente do voo 1907), histórias sobre amores e desamores societários (típicas no mundo empresarial em qualquer país) e uma história policial na qual fui o protagonista, num papel infelizmente nada edificante”.

Desejo de Gol é como ouvir os pensamentos de Henrique Constantino. Em primeira pessoa, ele dá detalhes dos acontecimentos e até mesmo de sua intimidade. 

“Episódios assim deixam marcas severas no coração e na mente de alguém que não nasceu para ser criminoso. Depois daquela data, até hoje, todos os dias em que estou em São Paulo acordo às seis horas da manhã – o mesmo horário em que fui acordado com gritos e truculência atrás da porta. Invariavelmente eu desperto, olho o relógio do meu celular e escuto as batidas na porta do apartamento. Passados vários anos, continuo com a lembrança daquele dia traumatizante. Daqueles momentos de tensão e pavor. Daquela sensação de impotência”. 

GOL TRANSPORTES AÉREOS S.A.

Dados os primeiros passos para a criação da GOL, Henrique narra o forte movimento das concorrentes para tentar impedir ou denegrir a companhia que estava tentando se instalar. “Éramos alguns garotos entre 28 e 36 anos tentando abrir uma companhia aérea num mercado em crise, e, apesar do nosso bom histórico no mercado rodoviário de passageiros, parecíamos ser mais um grupo de aventureiros querendo experimentar o fascinante mercado da aviação”, relata. 

O FALSÁRIO

Sobre o episódio em que um golpista se passou por ele no carnaval, deu entrevistas e até mesmo virou filme:

Marcelo foi esperto até na escolha do “filho do dono da GOL” por quem iria se passar. Ele sabia que eu existia e que era o menos visível. Se tivesse escolhido o Constantino Júnior, por exemplo, muita gente imediatamente descortinaria a falsidade. Júnior estava na mídia; eu, não. Poucas vezes tive foto ou vídeo expostos na imprensa. Eu era um nome mais fácil para ser usado naquele golpe. Mas, de fato, nunca fui atrás para saber seus motivos.

SERVIÇO

Título: Desejo de Gol

Autor: Henrique Constantino

Editora: Citadel Editora

SOBRE A EDITORA CITADEL 

A Editora Citadel foi fundada em Porto Alegre em 2014 e, desde então, mantém o foco de seus lançamentos nas áreas de desenvolvimento pessoal, psicologia aplicada, administração e filosofia. Seu catálogo conta com obras de importantes autores, como Clóvis de Barros Filho, Pedro Calabrez, Napoleon Hill, Donald Trump, e títulos best-sellers como “Mais Esperto Que O Diabo'', o livro mais lido no Brasil em 2020.

 

Nenhum comentário: