quarta-feira, 14 de abril de 2021

 

ÍTALO FERREIRA E GABRIEL MEDINA SE PREPARAM PARA AS ONDAS DE NORTH NARRABEEN, 2ª ETAPA AUSTRALIANA
 
 
 
 
 

Ítalo Ferreira e Mick Fanning, quando disputaram bateria (2018) – retornam disputa agora em Sidney

(Crédito: Kelly Cestari/ World Surf League)

- Ítalo Ferreira enfrenta os australianos Morgan Ci-bilic e o convidado Mick Fanning

- O líder do ranking ganhou de Fanning a bateria que encerrou sua carreira em 2018

- O vice-líder Gabriel Medina entra na bateria anterior junto com Jadson André

- O prazo do evento começa sexta-feira em Sidney, noite de quinta-feira no Brasil.


 


 

Os melhores surfistas do mundo já estão em Sidney, treinando nas ondas de North Narrabeen para a segunda etapa da “perna australiana” do World Surf League Championship Tour 2021. Os brasileiros dominaram a primeira encerrada no sábado, com Ítalo Ferreira ganhando a final do Rip Curl Newcastle Cup, com Gabriel Medina que valia a liderança do ranking e Filipe Toledo ficando em 3º lugar nas semifinais. O prazo do Rip Curl Narrabeen Classic apresentado pela Corona começa na sexta-feira e já estão definidos os confrontos da primeira fase das duas categorias. A chamada do primeiro dia ainda não foi anunciada, mas se for marcada para as 8h00 da sexta-feira na Austrália, serão 18h00 da quinta-feira no Brasil.

O potiguar Ítalo Ferreira enfrentará dois australianos em sua primeira defesa da liderança do ranking na sexta bateria, Morgan Cibilic que foi a grande surpresa nas ondas de Newcastle e um dos convidados desta etapa, Mick Fanning. O tricampeão mundial encerrou sua carreira em 2018, na final do Rip Curl Pro Bells Beach disputada com Ítalo. E se despediu com derrota, vendo o brasileiro festejar sua primeira vitória da carreira no CT.

O agora campeão mundial volta a competir com a lycra amarela de número 1 da World Surf League contra duas gerações do surfe australiano em Sidney, um já aposentado e um estreante na elite do CT, Morgan Cibilic. Em Newcastle, Cibilic fez grandes apresentações e barrou o ex-líder do ranking, John John Florence, só parando nas semifinais, quando Gabriel Medina voou em um aéreo fantástico que valeu a maior nota – 9,70 – do CT 2021.

Medina estreia na bateria anterior, junto com outro surfista do Rio Grande Norte na divisão principal da World Surf League, Jadson André. Os dois vão disputar duas vagas diretas para a terceira fase com mais um convidado do Rip Curl Narrabeen Classic, Dylan Moffat. Esta será a segunda participação dupla do Brasil em Sidney. A primeira acontece na terceira bateria, com Filipe Toledo e Adriano de Souza enfrentando outro australiano, Mikey Wright.

BRASIL DO INÍCIO AO FIM – Assim como em Newcastle, a primeira fase desta terceira etapa do World Surf League Championship Tour 2021 começa e termina com brasileiros nas baterias. O catarinense Yago Dora está na primeira com o japonês Kanoa Igarashi e o australiano Connor O´Leary. Na segunda, tem o paulista da Praia Grande, Alex Ribeiro, com o bicampeão mundial John John Florence e o português Frederico Morais. E a terceira é a do Filipe e Mineirinho.

Os outros brasileiros irão competir depois dos dois últimos campeões mundiais, Gabriel Medina (2018) e Ítalo Ferreira fazerem sua primeira apresentação em Narrabeen. Nesta rodada inicial, os dois melhores de cada uma das 12 baterias avançam direto para a terceira fase. Mas, os últimos colocados têm outra chance de classificação na repescagem.

Peterson Crisanto está na sétima bateria com o francês Jeremy Flores e o australiano Ethan Ewing, entrando logo após a estreia do Ítalo na sexta. Depois, tem Miguel Pupo na décima com o australiano Julian Wilson e o californiano Conner Coffin, Deivid Silva na 11ª com os australianos Jack Freestone e Wade Carmichael, com Caio Ibelli disputando a 12ª e última com o americano Griffin Colapinto e o australiano Jack Robinson.

OI RIO PRO EM AGOSTO – A grande meta de todos é conseguir ficar entre os top-5 no ranking das nove etapas, que será definido no Outerknown Tahiti Pro, marcado para os dias 22 de agosto a 1º de setembro, nos tubos de Teahupoo. A WSL anunciou algumas mudanças no calendário, no último sábado. O Oi Rio Pro apresentado pela Corona em Saquarema, que estava previsto para junho, foi transferido para os dias 11 a 16 de agosto. A nova data é na reta final da batalha pelas cinco vagas para o Rip Curl WSL Finals, que vai decidir os títulos mundiais de 2021 no melhor dia de ondas no período de 8 a 17 de setembro, em Lower Trestles, na Califórnia, Estados Unidos.

Já a grande novidade anunciada no calendário é o retorno do México, que depois de 15 anos vai receber os melhores surfistas do mundo com a confirmação do Corona Open Mexico apresentado pela Quiksilver, para os dias 05 a 15 de julho, nas direitas tubulares de Barra de La Cruz, em Oaxaca. Com esse evento, a América Latina também volta a sediar duas etapas do WSL Championship Tour, o que não acontecia desde 2007, quando teve a do Brasil e outra no Chile, nos perigosos tubos de El Gringo, em Arica. Os dois eventos, de 2006 no Mexico e de 2007 no Chile, foram vencidos pelo tricampeão mundial Andy Irons (in memoriam).

RIP CURL WSL FINALS – No momento, os cinco que estão se classificando após as duas primeiras etapas, são os brasileiros Ítalo Ferreira em 1º lugar no ranking e Gabriel Medina em 2º, o havaiano John John Florence em 3º e três surfistas dividem a 4ª posição: o sul-africano Jordy Smith, o japonês Kanoa Igarashi e o australiano Ryan Callinan. Filipe Toledo subiu para a sétima posição, junto com Morgan Cibilic.


Na categoria feminina, são cinco surfistas empatadas em 5º lugar no ranking das duas primeiras etapas, a brasileira Tatiana Weston-Webb, a norte-americana Caroline Marks e a australiana Sally Fitzgibbons. A líder é a campeã em Newcastle e defensora do título mundial, Carissa Moore, do Havaí, seguida pelas australianas Tyler Wright em 2º lugar, a novata Isabella Nichols em 3º e a heptacampeã mundial Stephanie Gilmore em 4º.

CATEGORIA FEMININA – Stephanie foi escalada para abrir o Rip Curl Narrabeen Classic, Tyler Wright e Caroline Marks estão juntas na segunda bateria e na terceira Carissa Moore entra vestindo a lycra amarela novamente. Assim como na categoria masculina, as duas melhores de cada bateria passam direto para a terceira fase, que para as meninas já são oitavas de final. As terceiras colocadas têm uma última chance de avançar na repescagem.

A brasileira Tatiana Weston-Webb vai fechar a primeira fase em Sidney, com a americana Courtney Conlogue e a australiana Bronte Macaulay. A gaúcha começou bem a temporada, ficando em 3º lugar na primeira etapa, em dezembro, no Havaí. Ela só perdeu para a tetracampeã mundial Carissa Moore nas semifinais, depois de se tornar a primeira mulher a vencer uma bateria em etapas do WSL Championship Tour nos tubos de Pipeline.

PERNA AUSTRALIANA – As quatro etapas da nova “perna australiana” são apresentadas pela Corona. O Rip Curl Newcastle Cup terminou no sábado, em Merewether Beach, e a segunda é o Rip Curl Narrabeen Classic, que começa nesta sexta-feira com prazo até 26 de abril para ser encerrado em Narrabeen Beach, em Sidney, também em New South Wales. As outras serão na região de West Australia, o Boost Mobile Margaret River Pro de 02 a 12 de maio em Margaret River e o Rip Curl Rottnest Search de 16 a 26 de maio em Rottnest Island.

PRIMEIRA FASE CLASSIFICATÓRIA DO RIP CURL NARRABEEN CLASSIC:

CATEGORIA MASCULINA – 1.o e 2.o=Terceira Fase / 3.o=Repescagem:

1ª: Kanoa Igarashi (JPN), Yago Dora (BRA), Connor O´Leary (AUS)

2ª: John John Florence (HAV), Frederico Morais (PRT), Alex Ribeiro (BRA)

3ª: Filipe Toledo (BRA)Adriano de Souza (BRA), Mikey Wright (AUS)

4ª: Jordy Smith (AFR), Adrian Buchan (AUS), Reef Heazlewood (AUS)

5ª: Gabriel Medina (BRA)Jadson André (BRA), Dylan Moffat (AUS)

6ª: Ítalo Ferreira (BRA), Morgan Cibilic (AUS), Mick Fanning (AUS)

7ª: Jeremy Flores (FRA), Peterson Crisanto (BRA), Ethan Ewing (AUS)

8ª: Ryan Callinan (AUS), Michel Bourez (TAH), Leonardo Fioravanti (ITA)

9ª: Owen Wright (AUS), Seth Moniz (HAV), Matthew McGillivray (AFR)

10ª: Julian Wilson (AUS), Conner Coffin (EUA), Miguel Pupo (BRA)

11ª: Jack Freestone (AUS), Wade Carmichael (AUS), Deivid Silva (BRA)

12ª: Griffin Colapinto (EUA), Caio Ibelli (BRA), Jack Robinson (AUS)

 

CATEGORIA FEMININA – 1.a e 2.a=Oitavas de Final / 3.a=Segunda Fase:

1ª: Stephanie Gilmore (AUS), Malia Manuel (HAV), Brisa Hennessy (CRI)

2ª: Caroline Marks (EUA), Tyler Wright (AUS), Macy Callaghan (AUS)

3ª: Carissa Moore (HAV), Nikki Van Dijk (AUS), Laura Enever (AUS)

4ª: Sally Fitzgibbons (AUS), Johanne Defay (FRA), Sage Erickson (EUA)

5ª: Lakey Peterson (EUA), Isabella Nichols (AUS), Keely Andrew (AUS)

6ª: Tatiana Weston-Webb (BRA), Courtney Conlogue (EUA), Bronte Macaulay (AUS)

 

TOP-10 DO RANKING 2021 DA WORLD SURF LEAGUE – após 2 etapas:

1º - Ítalo Ferreira (BRA) – 16.085 pontos

2º - Gabriel Medina (BRA) – 15.600

3º - John John Florence (HAV) – 11.330

4º- Jordy Smith (AFR) – 8.065

4º - Kanoa Igarashi (JPN) – 8.065

4º- Ryan Callinan (AUS) – 8.065

7º- Filipe Toledo (BRA) – 7.415

7º- Morgan Cibilic (AUS) – 7.415

9º- Kelly Slater (EUA) – 6.350

10º- Jeremy Flores (FRA) – 6.075

10º- Deivid Silva (BRA) – 6.075

10º- Leonardo Fioravanti (ITA) – 6.075

-----------outros brasileiros:

13º- Adriano de Souza (BRA) – 5.010

15º- Caio Ibelli (BRA) – 4.650

15º- Peterson Crisanto (BRA) – 4.650

15º- Yago Dora (BRA) – 4.650

15º - Miguel Pupo (BRA) – 4.650

25º - Jadson André (BRA) – 3.585

32º- Alex Ribeiro (BRA) – 1.595

 

TOP-10 DO RANKING FEMININO DA WORLD SURF LEAGUE:

1ª- Carissa Moore (HAV) – 17.800 pontos

2ª - Tyler Wright (AUS) – 12.610

3ª : Isabella Nichols (AUS) – 10.410

4ª - Stephanie Gilmore (AUS) – 9.490

5ª - Caroline Marks (EUA) – 8.695

5ª - Sally Fitzgibbons (AUS) – 8.695

5ª - Tatiana Weston-Webb (BRA) – 8.695

8ª - Lakey Peterson (EUA) – 7.355

8ª - Courtney Conlogue (EUA) – 7.355

8ª - Johanne Defay (FRA) – 7.355

 

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE: Estabelecida em 1976, a World Surf League (WSL) é a casa do melhor surf do mundo. Uma empresa global de esportes, mídia e entretenimento, a WSL supervisiona circuitos e competições internacionais, tem uma divisão de estúdios de mídia que cria mais de 500 horas de conteúdo ao vivo e sob demanda, por meio da afiliada WaveCo, empresa que criou a melhor onda artificial de alto desempenho do mundo.

Com sede em Santa Monica, Califórnia, a WSL possui escritórios regionais na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e EMEA. A WSL coroa anualmente os campeões mundiais de surf profissional masculino e feminino. A divisão global de Circuitos supervisiona e opera mais de 180 competições globais a cada ano do Championship Tour e dos níveis de desenvolvimento, como o Challenger Series, Qualifying Series e Junior Series, bem como os circuitos de Longboard e Big Wave.

Lançado em 2019, o WSL Studios é um produtor independente de projetos de televisão sem roteiros, incluindo documentários e séries, que fornecem acesso sem precedentes a atletas, eventos e locais globalmente. Os eventos e o conteúdo da WSL, são distribuídos na televisão linear para mais de 743 milhões de lares no mundo inteiro e em plataformas de mídia digital e social, incluindo o WorldSurfLeague.com. A afiliada WaveCo inclui as instalações do Surf Ranch Lemoore e a utilização e licenciamento do Kelly Slater Wave System.

A WSL é dedicada a mudar o mundo por meio do poder inspirador do surfe, criando eventos, experiências e histórias autênticas, afim de motivar a sempre crescente comunidade global para viver com propósito, originalidade e entusiasmo.

Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com

Nenhum comentário: