quarta-feira, 31 de março de 2021

Notícias

 

Paranaense Pacer apoia projeto-piloto do Governo Federal de reconhecimento facial para embarque aéreo
A Pacer, paranaense residente do HIPE Innovation Center, está apoiando o Governo Federal no projeto-piloto do embarque 100% digital, por meio de reconhecimento facial, inaugurado no dia 11 de março no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A inovação permite que o embarque ocorra sem a apresentação de documentos ou do bilhete aéreo. Além de dispensar o manuseio de papéis, o que ajuda para as medidas de segurança no combate à Covid-19, a solução facilita o embarque e reduz o tempo nas filas, já que o tempo de checagem por passageiro é de aproximadamente dois segundos.

 
O projeto Embarque +Seguro foi idealizado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) e desenvolvido pelo Serpro, empresa de tecnologia da informação do Governo Federal, para tornar mais eficiente, ágil e seguro o processo de embarque nos aeroportos. A tecnologia das estações de identificação facial foi desenvolvida pela Azul/Pacer e as empresas Digicon e IDEMIA e asseguram o suporte de equipamentos modernos necessários para facilitar o embarque dos passageiros.
 
Os testes foram realizados com passageiros voluntários da Azul, convidados a experimentar a tecnologia no momento do check-in. No balcão da companhia aérea, o passageiro informa o nome, CPF e número de celular e recebe uma mensagem de texto solicitando autorização para o registro de foto e o tratamento dos dados. Com o consentimento do viajante, as informações são checadas nas bases de dados governamentais. Havendo a validação, o passageiro fica liberado para ingressar na sala de embarque e na aeronave por meio dos pontos de controle biométrico, que fazem a identificação com o uso de câmeras, dispensando a apresentação de documento com foto e de cartão de embarque.
 
A Pacer já foi pioneira no Brasil ao desenvolver o Sistema Wavemaker, que utiliza Inteligência Artificial para projetar no chão um “tapete” com o número dos assentos em realidade aumentada, que se move conforme o fluxo de passageiros. Agora, com a parceria do Governo Federal no desenvolvimento da nova solução de identificação biométrica, a Pacer se destaca pela iniciativa de vanguarda. “Trabalhamos focados em desenvolver ideias que façam a diferença no nosso país e que contribuam para que o Brasil atinja os mais altos níveis de desenvolvimento tecnológico”, afirma o diretor André Pocai.
 
 

Nenhum comentário: