sexta-feira, 12 de março de 2021

News da Hora


Um ano de Covid-19: quais lições foram realmente aprendidas?

Encontro de pai e filho após 37 dias de internação
Arquivo pessoal


Novas cepas são desafio para profissionais de saúde e pesquisadores neste novo momento da pandemia; Paraná é o estado com maior número de variantes da Região Sul

Ariel Faria Junior, 33 anos, é um dos casos de reinfecção da Covid-19. Mesmo com hipertensão, a primeira vez em que foi infectado, em junho, apesar do mal estar provocado pelo novo coronavírus, não precisou de internação. Já em janeiro, após perder o pai para a doença, Ariel teve 75% do pulmão comprometido e ficou 17 dias intubado na unidade de terapia intensiva do Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba (PR). Após 37 dias de internação, teve alta hospitalar e agora precisa de fisioterapia para fortalecer o pulmão.

Acessar link 

https://www.leitequenteenews.com.br/p/news-da-hora.html?m=1

Link News da Hora

______&_______&______

São Paulo
Newsletter do uol
🚫🚫

www.notícias.uol.com.br

SP suspende futebol e igrejas, proíbe parques e põe escolas em recesso
Lúcia Valentim Rodrigues, do UOL

Com 53 municípios com 100% de taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e um alto número de mortes pela covid-19, o governo de São Paulo resolveu adotar medidas mais restritivas de circulação. Interrompeu-se o funcionamento de igrejas, os campeonatos de futebol foram suspensos e as escolas estaduais vão entrar em recesso.

A fase emergencial está prevista para começar na segunda (15) e durar até o dia 30.


Outros estados também endurecem restrições

Rio: Paes prorroga restrições, mas amplia horário de bares e restaurantes

Minas: impõe toque de recolher em quatro regiões

Santa Catarina: estende restrições para o próximo fim de semana.

Mais informações acesar link abaixo.

www.notícias.uol.com.br

______________________

Paraná.

Da redação assessoria 

Comunicação 

 Deputada Luciana defende a suspensão por mais 30 dias das aulas na rede pública devido ao descontrole da Covid-19 no Paraná.



Pedido foi manifestado na reunião remota da Frente Parlamentar do Coronavírus esta manhã, com representantes do governo e da sociedade civil.

 

Curitiba, PR A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT-PR), que integra a Frente Parlamentar do Coronavírus na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), sugeriu  durante uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (11), que o governo do estado suspenda por mais 30 dias as aulas na rede pública paranaense, previstas de retornarem em sistema “híbrido” na próxima segunda-feira, dia 15 de março, devido ao descontrole da contaminação da Covid-19 no Paraná. A deputada destaca que a apresentação feita pelo diretor de Gestão da Saúde da SESA-PR, Dr. Vinícius Filipak, nessa reunião foi esclarecedora em mostrar que a situação chegou a níveis críticos no estado e que a mortalidade da doença este ano está mais elevada do que no ano passado, a ponto de aproximadamente ¼ das pessoas que internam por Covid-19 no Paraná não sobreviverem. Segundo o diretor da SESA, que chegou a classificar a situação como “uma nova doença, uma nova Covid, de uma cepa diferente”, estamos diante de uma pandemia “muito mais grave, mais agressiva e de mais rápida contaminação”.


Em função disso, a deputada Luciana criticou o retorno às aulas presenciais na semana que vem: “Tivemos um ano de aula remota num cenário de maior controle da pandemia do que o que estamos vivendo agora e sabendo, pelo exemplo de outras localidades, como Manaus-AM, que o retorno das aulas presenciais por lá foi fator, sim, de agravamento do quadro”, completou.

A deputada também questionou o governo sobre a possibilidade de potencializar espaços já existentes, com algumas adaptações (a exemplo das unidades de CAPS 3), para poder ampliar o atendimento da pandemia nos municípios e regionais do estado e, ainda, indagou sobre a existência de alguma estratégia para a compra de mais vacinas. “É hora de priorizar salvar vidas, independentemente da questão política ou da afinidade que o governador tenha com o presidente Bolsonaro. Se precisar se indispor com o governo federal para pressionar a que tenhamos mais vacinas e possamos salvar o povo paranaense, Ratinho precisa se posicionar com responsabilidade e se impor junto a Bolsonaro. Foi eleito pelo povo para fazer essa defesa, mesmo frente a um aliado político”, finalizou.

Na semana passada, a deputada Luciana reuniu também de forma remota parlamentares que representam a região Sudoeste, como Anibelli Neto (MDB) e Nélson Luersen (PDT), com o presidente da Frente Parlamentar do Coronavírus, Michele Caputo (PSDB), e com os presidentes de duas entidades municipalistas: Nilson Feversani, prefeito de Bom Sucesso do Sul e presidente da AMSOP, e Ricardo Ortiña, prefeito de Santo Antônio do Sudoeste, presidente da Associação Regional de Saúde do Sudoeste. A conversa apontou um diagnóstico da pandemia na região e levantou sugestões e reivindicações para serem incorporadas no requerimento conjunto que a Frente Parlamentar do Coronavírus vai encaminhar ao governo. No Sudoeste, os prefeitos, por unanimidade, tomaram a decisão conjunta de não retornar às aulas presenciais em seus municípios antes do dia 1º de abril

Nenhum comentário: