sábado, 20 de março de 2021

Entretenimento

 

Sítio arqueológico no Marrocos onde foi encontrado o fóssil mais antigo do mundo (Crédito: Divulgação/Curta!)

‘Sapiens: o novo início’: em busca da origem da humanidade 

CURTA! EXIBE FILME SOBRE DESCOBERTA DO FÓSSIL MAIS ANTIGO DO HOMO SAPIENS E SUAS IMPLICAÇÕES

O documentário francês "Sapiens: o novo início" sai em busca da solução de um grande mistério: a origem da espécie humana. O filme mostra o trabalho investigativo de uma equipe formada por pessoas de diversos países, cujos resultados mudaram o conhecimento da humanidade sobre seus ancestrais mais remotos. 

O cineasta Olivier Julien e sua equipe foram ao Marrocos para documentar o sítio arqueológico onde fora encontrado o fóssil que provocou uma verdadeira revolução na paleontologia moderna. Descoberto por um mineiro em 1960, o crânio do chamado "homem de Irhoud" foi, inicialmente, datado em 40 mil anos pelo método do carbono-14. Porém, 20 anos depois, novas pesquisas indicaram que sua idade girava em torno de 300 mil anos. Portanto, sem que soubéssemos, estávamos diante do fóssil mais antigo de um homo sapiens. Isso mudou a teoria de que o homem moderno teria evoluído de ancestrais primitivos do leste da África, há 200 mil anos.

Produzido pela Arte France e pela Bellota Films, o documentário mostra as técnicas usadas para fazer essa datação (por exemplo, com uso da termoluminescência) e as consequências das descobertas feitas pela equipe de paleontólogos chefiada pelo cientista francês Jean-Jacques Hublin e pelo marroquino Abdelouahed Ben-Ncer. A exibição é na Sexta da Sociedade, 26 de março, às 22h30.

Cinebiografia exclusiva de Ney Matogrosso mostra artista vigoroso e performático desde a juventude às vésperas dos 80 anos

Reconhecido tanto por sua voz singular quanto por suas performances surpreendentes, o cantor Ney Matogrosso, que completa 80 anos em 2021, é tema do documentário “Ney – À Flor da Pele”, exclusivo do canal Curta!. Centrado no impacto do artista na cultura brasileira, o filme apresenta uma antologia audiovisual composta por entrevistas históricas e clipes musicais, contemplando toda a sua bem-sucedida carreira.

Desde cedo quebrando tabus relacionados às questões de gênero e sexualidade, Ney aparece, no filme, refletindo sobre o tema em declarações dadas ao longo de muitos anos. O documentário “Ney À Flor da Pele” é uma produção da Nepomuceno Filmes, dirigida por Felipe Nepomuceno e viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A exibição é na Segunda da Música, 22 de março, às 22h40.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 22/03 

22h40 – “Ney — À Flor da Pele” (Documentário)
"Ney — À Flor da Pele" é um documentário de longa-metragem centrado no impacto das performances de Ney Matogrosso na cultura brasileira, desde a segunda metade do século XX até a atualidade. Uma antologia audiovisual, toda composta por imagens de arquivo. Direção: Felipe Nepomuceno. Duração: 70 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 23 de março, terça-feira, às 02h40 e 16h35; 24 de março, quarta-feira, às 10h40; 27 de março, sábado, às 22h40 e 28 de março, domingo, às 15h.

Nenhum comentário: