domingo, 14 de março de 2021

Destaque

 JAPAN HOUSE SÃO PAULO: Confira a programação do projeto #JHSPONLINE de 16 a 25 de março.

#JHSPONLINE


Atividades online destacam artes e conceitos milenares no Japão, a literatura do país e a importância do mangá como documento histórico, as tradições em torno da prática da caligrafia e o Clube de Leitura com "Relatos de um gato viajante" - de Hiro Arikawa

São Paulo, março de 2021 – Como parte da programação da Japan House São Paulo apresentada diariamente nas redes sociais oficiais da instituição, o projeto #JHSPONLINE aborda um conteúdo amplo sobre o Japão de hoje e proporciona acesso a informações, atividades e curiosidades sobre o país. Para a quinzena que se inicia em 16 de março, os assuntos abordados trazem tradições milenares do país da literatura como a arte da caligrafia japonesa, informações sobre a representatividade da cultura nipônica nos mangás e o Clube de Leitura que traz o livro ‘Relatos de um gato viajante’, de Hiro Arikawa, 

A programação se inicia em 16/03, com a oficina ‘Prática da Caligrafia Japonesa’ com Vinicius Garcia, educador da instituição, ao lado de Rafael Miyashiro, membro da Associação Shodō do Brasil, que ensinam ao público os conceitos de linha e expressividade na arte do Shodō, por meio da escrita de ideogramas japoneses. O público poderá dar os primeiros passos e entender os princípios necessários para começar a prática desta tradicional arte japonesa. A atividade faz parte da programação paralela da exposição Dō - O Caminho de Shoko Kanazawa.  


Como atividade paralela à exposição ‘Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão’, será exibido no dia 18/03, o vídeo Dobradura de Capas para Livros, destacando este ato muito característico na cultura nipônica para a proteção das capas de livro. No Japão, ao comprar um livro, é comum que o vendedor se ofereça para fazer uma capa de papel, como uma forma de respeito ao comprador, garantindo que o produto fique conservado por muito mais tempo. Neste vídeo, o educador da Japan House São Paulo, Lipe Lima, ensinará como fazer as famosas capas de livro, uma técnica que pode ser utilizada em diferentes publicações, para poder recriar em casa.  

No dia 19/03, acontece o evento Conhecendo  - O Caminho de Shoko Kanazawa, por meio de um encontro online, que tem como objetivo reconhecer elementos da arte da caligrafia japonesa Shodō e a trajetória da artista Shoko Kanazawa, que transmite mensagens de amor e esperança por meio de obras criadas com base na arte milenar. A participação na atividade independe da visitação à mostra.  

Dando sequência ao ‘Ciclo de Mangá - Japão nos Quadrinhos’, no dia 20/03, às 17h, as histórias dos mangás se destacam sob o ponto de vista da representação da cultura nipônica com a releitura da obra 'Card Captors Sakura', da CLAMP, e 'Assassination Classroom', de Yusei Matsui. No encontro, será reforçada a importância dos Mangás para conhecimento do Japão, considerando que as histórias retratam elementos geográficos, históricos e culturais servindo também como representação dos traços cotidianos e costumes da cultura nipônica ao público ocidental.  

Na edição de março, o Clube de Leitura traz o livro Relatos de um gato viajante’, de Hiro Arikawa, no dia 25, às 19h. A história sobre o gato Nana que viaja pelo Japão ao lado de seu dono, sem entender o motivo de sua viagem e, juntos desbravam grandes aventuras pelo caminho, em um texto emocionante e divertido. Com a curadoria de Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um, os encontros do clube trazem livros traduzidos diretamente do japonês para o português, ampliando o acesso dos brasileiros a esse universo literário. A leitora convidada para o encontro é a jornalista (e gatóloga) carioca Cora Rónai.  

Confira abaixo a programação completa entre 16/03 e 25/03:  

Oficina: Prática de Caligrafia Japonesa  
Quando: 16 de março - Terça-feira  
Conteúdo: Ensinar os primeiros passos e entender os princípios necessários para começar a prática da tradicional caligrafia japonesa.  
Onde: Mídias sociais da Japan House São Paulo  
Participação: livre e gratuita  

Dobradura de Capas para Livros  
Quando: 18 de março – Quinta-feira  
Conteúdo: Vídeo ensinará como fazer as famosas capas de livro com variadas técnicas  
Onde: Mídias sociais da Japan House São Paulo  
Participação: livre e gratuita  

Conhecendo  - O Caminho de Shoko Kanazawa  
Quando: 19 de março – Sexta-feira, às 17h  
Conteúdo: Termos japoneses ligados a cultura do embalar no Japão, como atividade complementar à exposição Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão'  
Onde: Zoom  
Link de acesso: http://bit.ly/KanazawaOn  

Ciclo de Mangá - Japão nos Quadrinhos  
Quando: 20 de março – Sábado, às 17h  
Conteúdo: A representação da cultura nipônica na releitura da obra 'Card Captors Sakura' e 'Assassination Classroom'.  
Onde: http://bit.ly/CicloManga  
Participação: livre e gratuita  

Clube de Leitura | Relatos de um gato viajante – de Hiro Arikawa  
Quando: 25 de março – Quinta-feira  
Conteúdo: O Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um realiza encontros sobre literatura japonesa com a curadoria de Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um.  
Onde: Zoom  
Inscrições obrigatórias: bit.ly/3qgUSYq  

Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:  
Site: https://www.japanhousesp.com.br  
Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp  
Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp  
YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp  
Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp  
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp  

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):  
A Japan House é uma iniciativa com a finalidade de divulgar os diversos atrativos, atividades e medidas governamentais do Japão, ampliando o conhecimento de toda a comunidade internacional referente a cultura japonesa. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir as portas, seguida por Londres (Inglaterra) e Los Angeles (EUA). Atua como plataforma pública na geração de oportunidades de cooperação e intercâmbio entre o Japão e o Brasil, nas mais diversas áreas como artes, negócios, esportes, design, moda, gastronomia, educação, turismo, ciência e tecnologia. Apresentando o Japão, promove exposições, seminários, workshops e inúmeras outras atividades em sua sede, em outros espaços e digitalmente. Em fevereiro de 2020, a Japan House São Paulo alcançou a marca de 2 milhões de visitantes, sendo considerada uma das principais instituições culturais da Avenida Paulista. Desde abril de 2020, a instituição possui a Certificação LEED na categoria Platinum - o mais alto nível de reconhecimento do programa - concedida a edificações sustentáveis.  

Nenhum comentário: