terça-feira, 16 de março de 2021

 Brasil tem primeiro festival on-line gratuito dedicado a livros de fotografia.






 Festival Imaginária, organizado pela Lovely House, reúne 40 expositores e mais de 400 fotolivros de 24 a 28 de março

De 24 a 28 de março acontece no site http://festivalimaginaria.com.br/, de forma gratuita, a primeira edição do Festival Imaginária, organizado pela Lovely House, que vai reunir 40 expositores e mais de 400 fotolivros de autores nacionais e internacionais.

O Festival Imaginária tem entre seus objetivos ampliar a visibilidade e a circulação de publicações de fotografia, além de promover um espaço para reflexão, estimulando os expositores a organizarem apresentações ao vivo sobre seus títulos, conversas com os autores ou debates sobre livros e zines de fotografia. No Brasil, a iniciativa é inédita, mas alguns festivais importantes já acontecem no mundo, como o Istanbul Photobook Festival, na Turquia, o Fotobookfestival Kassel, na Alemanha, o Paris Photo, na França, o FELIFA na Argentina e o CMYK no Uruguay.


“O fotolivro assume um lugar de registro físico e memória para posterioridade. Além disso, diante de um tempo cada vez menor de observação das imagens por conta da dinâmica das mídias e do tempo publicitário, o fotolivro, com seus diferentes formatos e linguagens, é um convite para a contemplação da fotografia”, afirma José Fujocka, cofundador, curador e organizador dos eventos da casa de livros e editora Lovely House, especializada em publicação e venda de livros de fotografia e artes visuais.

“A construção de narrativas visuais teve sua importância amplificada exponencialmente nos últimos anos, e entrou no cotidiano de qualquer pessoa, seja ela um artista ou não. Atenta-se ao fato, por exemplo, do cuidado e tempo despendido por qualquer pessoa para “editar” seu feed ou story no Instagram, ou em outra rede social que permite a ela se expor e mostrar seu ponto de vista de forma visual”, diz Luciana Molisani. Sócia de Fujocka.

As editoras ou autores independentes, que participarão do evento, por meio de uma feira virtual, poderão além de expor comercializar seus livros durante os cinco dias de evento. Uma maratona de edição de imagens acontecerá com a participação do grupo Lombada, que avaliará portfólios direcionando para a formatação de fotolivros em ambiente virtual.

Um ciclo de conversas entre editores, publicadores e pensadores trazendo reflexões sobre a publicação impressa como suporte incontornável da fotografia contemporânea, com curadoria da Lovely House e Daniela Moura fazem parte do evento. Entre os convidados das rodas de conversa estão Horacio Fernández, Rosângela Rennó, Geórgia Quintas, Ana Paula Vitorio, André Penteado,  Paulo Silveira, CDF [Centro de Estudos de Fotografia de Montevideu].

O Prêmio Lovely 2021, um concurso de “bonecos” de fotolivros e fotozines, também faz parte do Imaginária. “Os primeiros lugares em cada categoria serão publicados pela Lovely House Editora, enquanto o segundo e o terceiro lugares na categoria Fotolivros receberão uma bolsa de residência artística realizada em formato on-line”, explica Fujocka.

“O festival não pretende ser um evento com enfoque fechado no universo fotográfico, mas atrair um público interessado nesta nova forma de construir e narrar histórias por imagens”, completa ainda Fujocka. “Além disso, é urgente dar visibilidade e fazer circular o que tem sido produzido no Brasil para enriquecer o debate sobre a produção de fotolivros, além de proporcionar experiências abertas ao público, entendendo que as ações ampliam e democratizam o acesso e o domínio da autoexpressão por meio de narrativas visuais”, ressalta Luciana.

O evento é totalmente gratuito para visitantes e participantes e está sendo realizado com recursos da Lei Aldir Blanc pelo Edital ProAC Expresso Lab da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo.

Serviço

IMAGINÁRIA_Festa do Fotolivro 

Durante cinco dias vamos celebrar e ampliar a visibilidade dos livros contemporâneos de fotografia. Toda a programação é gratuita e acontece on-line no site http://festivalimaginaria.com.br/ do dia 24 a 28 de março.

Programação:

_a feira livro

O evento será realizado durante os cinco dias do evento. Serão selecionados pela comissão organizadora um total de até quarenta (40) expositores, e cada um receberá seu espaço na plataforma da Imaginária para divulgar e comercializar suas publicações.

_o prêmio lovely

Em sua primeira edição, o Prêmio Lovely foi dividido em duas categorias, Fotolivro e Fotozine. O primeiro colocado de cada categoria terá o seu projeto editado e ambos serão publicados pela Lovely House Editora. O segundo e o terceiro lugares da categoria Fotolivro ganharão uma residência artística (em plataforma on-line) com profissionais da área de edição, design e produção gráfica, a ocorrer ainda em 2021.

_ciclo de conversas

Ciclo de conversas entre editores, publicadores e pensadores trazendo reflexões sobre a publicação impressa como suporte incontornável da fotografia contemporânea, com curadoria da Lovely House e Daniela Moura. As transmissões serão on-line e ao vivo.

_a maratona

 Maratona de edição de imagens aberto a qualquer pessoa interessada em ter contato com os processos de criação de um fotolivro/zine e na dinâmica de edição coletiva. Serão previamente selecionados dez (10) projetos a serem editados coletivamente pelos membros do grupo Lombada e demais participantes durante a Maratona.

Informações e inscrições: festivalimaginaria.com.br

 

Sobre Luciana Molisani (@lumolisani)

Paulistana, é graduada em Artes Visuais pela FAAP-SP. É sócia e diretora criativa na agência Irmãs de Criação. Desde 2003, está envolvida com a organização, edição e direção de arte de várias publicações do mercado editorial. Em 2011 e 2014, ganha Prêmio Jabuti pelos livros “Miro, artesão da luz”(fotografia) e “Maquiagem – Marcos Costa” (capa), respectivamente. Tem ainda em seu currículo, os prêmios Fernando Pini (2006 e 2013) e Theobaldo de Nigris (2006) de excelência gráfica em publicações. Luciana é cofundadora, curadora e editora da casa de livros e editora Lovely House, especializada em publicação e venda de livros de fotografia e artes visuais.

 

Sobre José Fujocka (@fujocka)

uberabense, iniciou sua carreira como fotojornalista no extinto jornal “Notícias Populares”. A partir de 1993 dedica-se ao trabalho fotográfico autoral, organizando e participando de projetos artístico como o “Arte Cidade”. Ganhou diversas bolsas de estudos e prêmios de artes visuais, entre eles a “Bolsa Vitae de Artes” e “Marc Ferrez”. Nos últimos 20 anos dedicou-se à pós-produção de imagens publicitárias e artísticas. Fujocka é cofundador, curador e organizador dos eventos da casa de livros e editora Lovely House, especializada em publicação e venda de livros de fotografia e artes visuais.

Sobre a Lovely House

A Lovely House é uma editora e casa de livros paulistana que concentra seus esforços em pesquisar, publicar e divulgar projetos editoriais sobre arte, fotografia e design, priorizando a qualidade conceitual, editorial e gráfica. Inaugurada em 2018, a casa de livros abriga títulos de editoras parceiras, selos ou autores independentes e edições próprias. No espaço, físico ou digital, ainda acontecem lançamentos, cursos e pequenos encontros com autores ou convidados especiais. 

 

Nenhum comentário: