terça-feira, 9 de março de 2021

 

1ª CONVENÇÃO CIRCO NA NUVEM TERÁ 40 ATIVIDADES CIRCENSES E MARCA PRIMEIRO ANO DE AÇÕES ONLINE DO CIRCO NO BECO PROGRAMAÇÃO SERÁ DE 17 A 22/3

Espetáculos, show de variedades, oficinas, workshops e roda de conversas integram a programação do evento, que terá transmissão online entre os dias 17 e 22 de março


Para marcar um ano de ações online em razão das medidas de isolamento social, o Circo no Beco realiza sua 1ª Convenção Circo na Nuvem. A programação conta com mais de 40 atividades, entre os dias 17 e 22 de março, com exibições online gratuitas através da plataforma Zoom e das Redes Sociais (@circonobeco no Facebook, Instagram e YouTube).

Ao todo serão 24 apresentações, contemplando 12 espetáculos e 42 números. As atrações se distribuem em sete varietés (noites de variedades circenses), cinco oficinas, cinco workshops, quatro rodas de conversa e três mesas redondas com profissionais da área da psicologia para falar sobre saúde mental e circo.



A mediação das rodas de conversa será do ator e palhaço Marco Guerra, que é arte-educador e pedagogo, Mestre em Didática e Doutorando em Psicologia da Educação, ambos pela Universidade de São Paulo/USP. Também estão previstas competições, palco aberto e atrações surpresas, além de atrações especiais para crianças.

A programação completa dos espetáculos selecionados será divulgada na quinta-feira (11/3), no site www.circonobeco.com.br.

Toda programação artística online terá acesso livre e o público, de forma opcional, poderá contribuir com o projeto através do tradicional chapéu, também em formato digital, no site do evento. Para atividades formativas, rodas de conversa e show dos renegados será necessário fazer a pré-inscrição como convencionista, por meio do formulário disponível em www.circonobeco.com.br/inscricoes

DA VILA MADALENA PARA AS REDES

Desde o ano passado, com o objetivo de não paralisar seus projetos por conta do isolamento social em reazão da pandemia da Covid-19, o coletivo do Circo no Beco criou o “Circo na Nuvem” como forma de substituir temporariamente o tradicional “Encontro Paulista de Malabarismo”

Com a transição do Beco Nego Vila, na Vila Madalena, zona Oeste de São Paulo para a "nuvem”, o projeto se  mantém regular e frequente com bate-papos, apresentações e experimentações artísticas.  Tanto Circo no Beco como "Circo na Nuvem" são projetos colaborativos que atuam como coletivos de ação autônomos, que buscam o intercâmbio artístico, as trocas e a ocupação e transformação dos espaços públicos do mundo online e offline. 

A 1ª Convenção Circo na Nuvem é uma realização do Circo na Nuvem com apoio do Governo Federal do Brasil e do Governo do Estado de São Paulo, com recursos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (14.017/2020) e do edital ProAC Expresso LAB 40/2020 - Produção de Festivais. 

SOBRE O CIRCO NO BECO

Celebrando 18 anos de atividades ininterruptas em março de 2021, o Circo no Beco é um coletivo com dezenas de artistas que propõe ações culturais e de imersão na linguagem circense em sua sede, na Vila Madalena, em São Paulo. O grupo já realizou centenas de encontros, espetáculos de variedade, apresentações de grupos e artistas de diversos países, sendo considerado patrimônio cultural do circo e das artes de rua em São Paulo.

O projeto fomenta a discussão e a relevância do circo e das artes de rua enquanto produtores da cultura paulistana e a importância da ocupação urbana dos espaços públicos, tendo se tornado um relevante ponto de cultura e de formação onde artistas e entusiastas do circo se unem para trazer diversão, informação e diversidade.

PROGRAMAÇÃO

“1ª Convenção Online de Circo: Malabares, Palhaços, Acrobacias e Mágicas”

17/03/2021

10h - Workshops técnicos: Produção Cultural; Marketing
11h - Oficina: Técnicas Circenses
14h - Roda de conversa: “Arte no mundo pós-pandêmico (desdobramentos)”
15h – 16h - Mesa redonda: “Saúde mental e circo” - introdução
17h - Espetáculo a confirmar
19h - Espetáculo a confirmar

20h - Varieté de Retrospectiva Circo na Nuvem Ano #1

18/03/2021

10h - Workshops técnicos: Produção Audiovisual

11h- Oficina: Técnicas Circenses
14h- Roda de conversa: “Inclusão e acessibilidade no circo”
17h - Espetáculo a confirmar
19h - Espetáculo a confirmar

21h - Noite Experimental

19/03/2021

10h - Workshops técnicos: Inclusão e acessibilidade
11h - Oficina: Técnicas Circenses
14h - Roda de conversa: “Trabalho artístico nos tempos atuais: plano de negócios”
17h - Espetáculo a confirmar
19h - Espetáculo a confirmar

21h - Noite do Fogo

20/03/2021

10h - Jogos e Competições: Freestyles de diversas linguagens circenses

14h - Espetáculo a confirmar - Espaço Cirquinho (programação para crianças)
20h - Noite de Gala do Circo na Nuvem
21h - Palco aberto
00h - Show dos Renegados

21/03/2021
10h - Jogos e Competições: Resistência, equilíbrio e desafios
14h - Espetáculo a confirmar - Espaço Cirquinho (programação para crianças)
19h - Espetáculo a confirmar
21h - Noite do Circo Tradicional

22/03/2021
10h - Workshops técnicos
11h - Oficina: Técnicas Circenses
13h - Espetáculo a confirmar
14h - Roda de conversa: “Experiências do Isolamento”
16h - Mesa redonda: “Saúde mental e circo” - finalização
20h - Live Circo na Nuvem + Resultados das competições e premiações
21h - Show Especial de Encerramento

1ª CONVENÇÃO CIRCO NA NUVEM

De 17 a 22 de março de 2021. 
Exibições online e gratuitas através da plataforma Zoom e das Redes Sociais (@circonobeco no Facebook, Instagram e YouTube)

Mais informações: 

https://circonobeco.com.br/

Nenhum comentário: