sábado, 13 de fevereiro de 2021

São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Brasília.

 Carnaval sustentável para a criançada

Movimento Plástico Transforma ensina pais e filhos a produzir fantasias, máscaras e brinquedos a partir de reutilização de material reciclável

Uma das principais datas festivas brasileiras, o Carnaval deixará de ser comemorado em diversas cidades por causa da pandemia de Covid-19. Porém, pais e filhos, foliões de plantão, podem celebrar de uma maneira diferente, aprendendo a fazer fantasias, instrumentos musicais e até jogos com material reciclado. A ideia é promover um carnaval sustentável em casa e colocar em prática, de forma divertida, conceitos de sustentabilidade.

“Em algumas empresas e escolas, o feriado de carnaval será mantido, o que significa mais tempo livre com as crianças em casa. Por isso, a proposta é criar elementos ligados às festividades, usando criatividade aliada à reutilização”, afirma Fernanda Maluf, coordenadora do Movimento Plástico Transforma. Abaixo seguem algumas ideias para o “bloco dos sustentáveis”.

 

Criança em pé na grama

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Fantasia de astronauta: Embalagens de refrigerantes podem se transformar em um colorido foguete. A dica é pintar os itens com tinta guache e uni-las com a ajuda de fita dupla face. Para a cauda, aposte em papel crepom vermelho para representar o fogo.

 

 

 

 

 

 

Máscara de bichos: Um verdadeiro zoológico pode surgir a partir de pratos de plásticos, tinta, cartolina e muita imaginação. Basta pintar os pratos e recortar a cartolina para formar olhos, focinho, boca e outras características de cada animal. As crianças também podem usar canetas hidrográficas para dar um acabamento caprichado.

 

Uma imagem contendo no interior, plástico, mesa, pequeno

Descrição gerada automaticamenteInstrumentos musicais: Os pequenos foliões farão muito barulho com chocalhos produzidos com tampinhas plásticas de garrafa PET e tubos de PVC. Neste brinquedo, os pais devem ajudar na hora de perfurar a parte central das tampas e a parte superior dos canos. Depois, as crianças auxiliam passando as tampas pelo barbante que unirá ao tubo. Aí é só amarrar as pontas do barbante e começar a festa.

 

 

 

 

Garrafa de vidro colorido

Descrição gerada automaticamente com confiança médiaBoliche: Há também opções de jogos para quem prefere deixar o carnaval de lado. Com dez garrafas PET e uma bola é possível disputar um divertido boliche com a criançada. As embalagens podem ser personalizadas com tintas e adesivos, de acordo com as preferências de cada criança.

Quando a criança deixar de brincar, porque o objeto quebrou ou porque ela simplesmente enjoou, é hora de dar um destino correto ao brinquedo. Grande parte do material plástico é 100% reciclável, por isso é importante descartá-lo por meio da coleta seletiva. Assim eles estarão aptos a voltar para a cadeia produtiva.

Sobre o Movimento Plástico Transforma

O Movimento Plástico Transforma é uma iniciativa do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, o PICPlast, fruto da parceria da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) e da Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Desde 2016, o programa vem investindo em ações que geram agenda positiva para o uso consciente e responsável do plástico. É o caso da Estação Plástico Transforma, atividade realizada no parque temático KidZania, em São Paulo, e que apresenta para crianças entre 6 e 10 anos conceitos sustentáveis e de reciclagem de forma lúdica, destacando a responsabilidade de cada indivíduo na circularidade do plástico. Desde a inauguração, em janeiro de 2019, a Estação já recebeu mais de 18 mil visitantes. Outro exemplo é o PlastCoLab, espaço interativo, inspirado no movimento maker, que reúne inovação e tecnologia associados ao plástico. Com quatro edições realizadas em São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Brasília, o espaço contou com mais de 36 mil visitantes.


Nenhum comentário: