domingo, 28 de fevereiro de 2021

"A Taça É Delas"

 Zahil convoca lideranças femininas do mundo dos vinhos para campanha do Dia das Mulheres



Líderes de vinícolas e especialistas da América Latina, Europa e Ásia participam da ação "A Taça É Delas" que busca estimular a presença feminina em posições de relevância nesse setor que, apesar de já estar aberto a elas, ainda tem muito espaço a ser conquistado

Em celebração ao Dia das Mulheres, a Zahil criou a campanha “A Taça É Delas”, uma ação que mergulha no universo feminino do mercado mundial dos vinhos por meio de representantes ilustres. A importadora convocou lideranças femininas da América Latina, Europa e Ásia, nomes de grande influência no setor, a participarem com mensagens de incentivo e recomendações para apreciadoras e profissionais brasileiras. O conteúdo fica disponível nas redes sociais oficiais da Zahil a partir do dia 1º de março.


“Entendemos que o universo dos vinhos tem muito a ver com o universo feminino que é naturalmente detalhista e sensível, qualidades essenciais para apreciar as sutilezas presentes em uma taça de vinho”, explica Bicanca Veratti, especialista em vinhos DipWSET e Diretora de Comunicação da Zahil.

Com relação ao mercado de vinhos executiva analisa. “Sabemos que ainda há muito a ser conquistado pelas mulheres. Muitas vezes a decisão final, seja em uma mesa de degustação ou nas lideranças do setor, ainda é prioritariamente dos homens. Isso nos mostrou como uma ação simples de uma data comemorativa ganhou uma grande importância e é a nossa forma de estimular que outras mulheres busquem o lugar de destaque e respeito que merecem”.

 

Elas Inspiram

Em nome da Zahil, Bianca convidou algumas das maiores especialistas do mundo a enviarem sua contribuição a essa campanha, através de uma mensagem de incentivo para inspirar outras mulheres.

Uma das convidadas é Jeannie Cho Lee, da Coreia do Sul, que, em 2008, foi a primeira Master of Wine nativa da Ásia. Ela é autora de livros, educadora, apresentadora e jurada em concursos de vinho. Recentemente tornou-se membro da exclusiva Académie Internationale du Vin. Em parte de sua mensagem para as brasileiras ela recomenda: “pratique sem parar até atingir o seu objetivo, seja ele grande ou pequeno. E lembre-se que o importante não é o destino, mas a jornada através da prática, do aprendizado e do crescimento, que traz, por fim, felicidade e significado para sua vida”.

Outro exemplo de inspiração é Queena Wong, da Inglaterra, como apreciadora e colecionadora de vinhos. Enquanto Jeannie buscou falar com as profissionais, Queena direciona sua mensagem às consumidoras e apreciadoras, como ela. “A confiança de uma consumidora no vinho consiste em estar confortável com seu próprio paladar. A compra de vinhos finos ainda deve girar em torno do que você gosta de beber, a menos que deseje investir”.

 

Elas indicam

Entre as convocadas também estão mulheres produtoras de vinho icônicos importados pela Zahil que, além de colaborarem com a campanha “A Taça É Delas” contando suas trajetórias, também indicam rótulos produzidos por elas.

Miriam Caporalli, da Toscana (Itália), é co-proprietária da casa “Tenuta Valdipiatta”, onde orgulha-se em dar continuidade a uma tradição e filosofia de sustentabilidade implantando o cultivo orgânico dos vinhedos. Nascida em Roma, para poder conduzir a vinícola, formou-se em enologia na renomada Universidade de Bordeaux.

A indicação de Miriam é o “Tenuta Valdipiatta - Vino Nobile di Montepulciano”. Um vinho de intensidade média e que combina frutas de bosque maduras com especiarias, tabaco e leve floral. No paladar é muito estruturado, com taninos marcantes, acidez vibrande e há “carne” preenchendo o vinho com um final duraroudo.

Também entre as produtoras convidadas está Beatriz Cabral Almeida, que fez história no Dão (Portugal), onde comanda a “Quinta dos Carvalhais”. Natural do Porto, iniciou sua carreira estudando microbiologia, contudo, o interesse pelo mundo dos vinhos a levou a cursar um mestrado em Viticultura e Enologia e, desde 2007, faz parte da equipe da Sogrape Vinhos.

Beatriz indica o “Quinta dos Carvalhais Touriga Nacional”. Um vinho de intensidade média que se abre com o tempo e combina aroma de violetas, ameixa e leve mentol. No paladar é volumoso, tem alta acidez, taninos firmes e polidos, com final longo, complexo e estruturado.

 

Zahil apoia o projeto Eno & Elas

Com um propósito tão nobre, a campanha “A Taça É Delas” não poderia deixar de ter em sua agenda uma iniciativa de solidariedade com mulheres em situação de vulnerabilidade. Por isso, a Zahil oficializou o seu apoio ao projeto “Eno & Elas” da escola Enocultura, que tem o objetivo de auxiliar na formação e estimular o interesse em uma carreira no mundo do vinho.

Foram selecionadas 15 mulheres, com o apoio do Instituto Ser+ e Instituto Capim Santo. Elas passarão por cinco etapas de instrução, incluindo a formação no Nível 2 em Vinhos da “Wine & Spirits Education Trust” (WSET L2), uma certificação internacional reconhecida em mais de 100 países.

“Todos nós, da Zahil, temos um orgulho imenso de ser uma empresa parceira deste projeto e eu, especialmente, por ser uma das professoras a ministrar o WSET L2 para este grupo de novas profissionais. Oferecer a elas uma certificação tão importante para o início da carreira está em total sinergia com o propósito  de educação defendido pela Zahil e representa um caminho à conquista de novos espaços pelas mulheres nesse universo”, celebra Bianca Veratti DipWSET.

 

Oficina Winehouse Club

A Zahil também colocou o seu clube de vinhos oficial, o Winehouse Club, na agenda dessa ação especial. Dessa forma, no dia 18 de março, às 19h30, realiza uma oficina com a “Pyros Wines”, ministrado por Paula González, enóloga da vinícola argentina de San Juan, apresentando os vinhos Pyros Appellation Syrah e Pyros Single Vineyard Malbec.

“Incluir o Winehouse Club e oferecer uma oficina foi uma forma de abrir nossas atividades para a participação de todas as interessadas em dar mais um passo em sua trajetória pessoal no mundo dos vinhos”, conclui Bianca.

Sobre a Zahil

Fundada em 1986 pelos irmãos Antoine Zahil e Serge Zehil, a importadora passou a se dedicar exclusivamente à importação de vinhos a partir de 1999. A qualidade dos vinhos é a principal estratégia da Zahil, sendo criteriosamente selecionados por uma equipe de especialistas sob a competente consultoria de Jorge Lucki, expert em vinhos e referência nos mercados brasileiro e internacional. Os vinhos produzidos por cerca de 70 produtores, em 11 países, são importados e distribuídos com exclusividade em todo o território brasileiro, com destaque para a presença nas cartas de mais de 2000 dos melhores restaurantes nacionais. A cuidadosa seleção conta com nomes de peso que representam as principais regiões produtoras e estilos de vinhos ao redor do mundo.

Algumas das mulheres incríveis e inspiradoras da Zahil:

  • Bianca Veratti DipWSET – Diretora de Comunicação e primeira mulher no Brasil a ter certificação de especialista em vinhos pelo Wine & Spirits Education Trust.
  • Simone Puglieri – Gerência Regional de Vendas - Interior de São Paulo.
  • Rafaella Barros – Gerência Regional de Vendas - Norte/Nordeste/DF.
  • Andrea di Russo – Gerência Loja/Atendimento Consumidor Final.
  • Silvia Karyama – Gestora de Importação e uma das funcionárias mais antigas da Zahil, com mais de 20 anos na empresa.
  • Lucia Feitosa – Coordenadora de Faturamento.
  • Teresa Miyamoto – Consultora de Vendas Restaurantes e a funcionária mais antiga da Zahil, com 35 anos de empresa.

 

Zahil

www.zahil.com.br

Showroom: Rua Bandeira Paulista, 726 – Térreo do Ed. The Flag – São Paulo/SP.

Atendimento por telefone: 11 3071-2900

Facebook: @zahilsp

Instagram: @zahilvinhos

 

Winehouse Club

www.winehouse.com.br

Facebook: @winehousecluboficial

Instagram: @winehouseclub_oficial

Oficina Pyros Wines com Paula Gonzáles

Data: 18 de março de 2021

Horário: 19h30

Vinhos: Pyros Appellation Syrah e Pyros Single Vineyard Malbec

Nenhum comentário: