quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

 

Sentimento de gratidão ajuda na recuperação de pacientes COVID-19

No Dia da 

Milene Andreoli, 59 anos, ficou 51 dias internada no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, para se recuperar da COVID-19. Foram 42 dias na UTI e agora, em casa, ainda trabalha para recuperar a força física e emocional. “Eu sou só agradecimento por todo cuidado que os profissionais tiveram comigo. Foram dias de medo, incertezas e solidão, mas o cuidado de cada um que me atendeu fez muita diferença para que hoje eu pudesse estar em casa, com a minha família”, conta. 


“Pode me pedir qualquer coisa, que eu faço. Tenho uma dívida de gratidão com vocês!”. Essa foi a fala do gerente de operações portuárias Leonardo da Rós, no momento da alta hospitalar, após 42 dias internado devido à complicações causadas pelo novo coronavírus. “Eu não acreditava nos riscos e perigos da COVID-19 até precisar ser entubado. Eu renasci no Hospital e devo isso ao apoio e cuidados de todos os profissionais”, reflete.

Para os profissionais da saúde, que cuidam diariamente desses pacientes por longos períodos, é como se já fizessem parte da família. “O Leonardo é como se fosse um filho. Tive que ser duro com ele no início, quando não aceitava a gravidade dessa doença, mas não tem como não se apegar aos pacientes, ainda mais os que ficam internados por mais tempo”, afirma o médico intensivista do Hospital Marcelino Champagnat, Dr. Jarbas da Motta Junior.

A coordenadora do núcleo de psicologia e psicóloga do Hospital Marcelino Champagnat, Dra. Raquel Pusch, explica que a gratidão é um sentimento de reconhecimento que funciona como uma autocura para os pacientes. “A gratidão é um indicador interno do ser humano, é quando o paciente reconhece o benefício que recebeu de pessoas que não conhecia. A autocura funciona com o hormônio da ocitocina que é produzido com esse sentimento e que provoca profundo bem estar”, ressalta.

Sobre o Hospital Marcelino Champagnat

O Hospital Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de Check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).


Central Press

MAIS INFORMAÇÕES / AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS
+ 55 41 3026-2610 | + 55 41 99273-8999 (WhatsApp) | + 44 7379-138858
centralpress@centralpress.com.br
www.centralpress.com.br

   


Nenhum comentário: