domingo, 24 de janeiro de 2021

 O que é a regra dos terços: um guia prático para iniciantes.

 

 

Ao contrário do senso comum, as linhas que dividem a câmera do celular não são usadas apenas para centralizar fotos

 

Sabe aquelas linhas que dividem a tela do celular ou da câmera quando você vai fotografar? Por formarem 9 quadrados, o comum é que a pessoa use o quadrado do meio mirar e centralizar a foto através dele, mas sabia que elas podem ser úteis para orientar outros pontos de interesse da fotografia? 

 

O publicitário e fotógrafo Frederico Gome explica que o segredo daquelas linhas são as intercessões, pontos onde elas se encontram, formando quatro cruzamentos aos quais se dá o nome de grelha. “Essa técnica chamada de regra dos terços ou proporção Áurea e é usada na composição de fotografias, filmes e pinturas. É nela que conseguimos uma fotografia mais harmoniosa, visualmente mais agradável, com um ar de fotografia profissional”, aponta. 

 

A tela com a grade é de 3x3 (um jogo da velha), formando nove quadrados, sendo que o objeto de interesse deve ser posicionado no cruzamento dessas linhas. “Visto que enquadramento é um dos aspectos mais importantes da fotografia, entender o conceito da regra dos terços impulsiona a produção de fotografias menos óbvias”, garante o fotógrafo. 

 

Para comprovar que ao entender esse conceito são gerados belos resultados, Frederico Gomes separou exemplos práticos para você se inspirar. 

 

Intercessões no corpo e nas mãos da noiva escondendo o rosto, os outros dois no noivo. 

 

Intercessão na mãe e filha mostrando a ação delas chutando a água. Às duas outras intercessões da esquerda estão expondo o ambiente no qual estão inseridas, assim como a primeira linha vertical está separando a terra da água e a primeira linha horizontal marcando o horizonte e separando também o fundo verde da água. 

 

Intercessões na interação de mãe e filho deixando harmonia e atenção apenas para os dois. 

 

Duas intercessões da direita dando destaque para a grávida. A linha horizontal de baixo está dando base e seguindo o tronco no qual ela está sentada. As demais intercessões mostram o ambiente.

 

 

--
 - Foto: Divulgação / MF Press Global

Nenhum comentário: