sábado, 5 de dezembro de 2020

Roteiro gastronômico:

 

 Nove dias experimentando a culinária da Jordânia

A gastronomia da Jordânia é uma parte importante de sua cultura, além de muito apreciada por visitantes de todo o mundo. Confira abaixo um roteiro culinário de nove dias no país, para quando as viagens à Jordânia forem possíveis novamente.


 

DIA 1: BEIT SITTI (PERNOITE EM AMÃ)

Comece sua jornada gastronômica pela Jordânia aprendendo o básico da cozinha local, na escola de culinária Beit Sitti, que significa "casa da minha avó" em árabe. Ela está situada em uma casa tradicional na capital Amã, onde você vai aprender a cozinhar (e depois saborear) uma deliciosa refeição árabe, como o Mezz, um prato principal, e a sobremesa favorita da Jordânia, Knafeh.

 

DIA 2: CAMINHADA EM AJLOUN (PERNOITE EM AJLOUN OU AMÃ)

Siga em direção ao norte para Ajloun para uma caminhada por olivais antigos, passando por vilas locais. Você vai visitar a casa de sabão, onde as mulheres fazem sabonetes de azeite artesanais, incorporando ervas e óleos tradicionais. Em seguida, visite a Biscuit House e experimente biscoitos de melado caseiros e azeite de oliva. Faça um almoço tradicional na casa de repouso ao longo da trilha, onde são feitos pratos típicos da região, como a makmoura, que é feita de frango ou carne assada na panela e servida com pão com bastante azeite. Se for época, participe da colheita da azeitona ajudando os habitantes locais. Passe a noite na Reserva Natural Ajloun ou volte para Amã.

 

DIA 3: REFEIÇÃO EM MADABA (PERNOITE NO MAR MORTO)

Pela manhã, dirija-se à Madaba e faça uma parada no caminho, na Terra Rossa Olive Press, para conhecer o processo e fazer uma degustação de azeites. Desfrute de mana'eesh fresco no café da manhã feito com Za'tar e azeite jordaniano. Em seguida, vá para a Igreja de São Jorge, para conhecer o mapa de mosaico bizantino da Terra Santa e outros locais na área. Para o almoço, experimente o Sajjiyeh no Dana Restaurant, o mezze árabe no Haret Jdoudna ou outros restaurantes em Madaba. Após o almoço, faça uma visita ao Monte Nebo, local onde Moisés viu a Terra Santa, e em seguida desça até o ponto mais baixo da terra e passe a noite no Mar Morto.

 

DIA 4: DIA DO TOMATE (PERNOITE EM AQABA)

No início da tarde, prossiga para a aldeia de Ghor Mazra'a e conheça a comunidade que vive lá, aprenda sobre seus costumes e ajude-os a fazer Galaya Bandura, um prato tradicional de tomate para o almoço. Durante a temporada de colheita, os hóspedes são convidados a colher os próprios tomates. Depois do almoço, dirija-se para Aqaba e experimente Sayadieh no jantar, um prato tradicional de peixe com arroz temperado e cebola caramelizada. Passe a noite em Aqaba.

 

DIA 5: EMBAIXO DA AREIA (PERNOITE EM WADI RUM)

Explore os belos corais do Golfo de Aqaba em uma passeio matinal de snorkeling e um cruzeiro com almoço. No final da tarde, siga para o magnífico deserto de Wadi Rum, um Patrimônio Mundial da UNESCO e lar de várias tribos beduínas jordanianas. Assista ao pôr do sol enquanto saboreia um chá doce beduíno. Passe a noite em um acampamento e experimente o Zarb (tradicional prato de carne e vegetais cozido lentamente embaixo da areia) no jantar.

 

DIA 6: CARDAMOMO E CAFÉ (PERNOITE EM PETRA)

Passe a manhã explorando o espetacular deserto de Wadi Rum de camelo, cavalo, jipe ​​4x4 ou caminhando, e desfrute de um almoço suntuoso em uma tenda beduína. Depois, descubra como fazer o café beduíno tradicional, feito de grãos de café recém-torrados e cardamomo. Após o almoço, vá para Petra, Patrimônio Mundial da UNESCO e uma das maravilhas do mundo, e faça o tour Petra by Night para conhecê-la à luz de 1000 velas. Pernoite em Petra.

 

DIA 7: COZINHANDO EM PETRA (PERNOITE EM PETRA)

Passeie pela antiga cidade rosada de Petra, construída pelos nabateus há mais de 2.000 anos. Para o jantar, você pode aprimorar suas habilidades culinárias locais no Petra Kitchen. Pernoite em Petra.

 

DIA 8: MANSAF E VINHO (PERNOITE EM AMÃ)

Após o café da manhã, desfrute de uma visita matinal a Beidha para ver um antigo lagar de vinho e aprender sobre o significado do vinho para os rituais nabateus. Viaje ao longo da King's Highway e pare em um mercado de vegetais em Tafileh para um chá antes de continuar para Karak, onde é feito o prato nacional da Jordânia - Mansaf. Aprenda a fazer Jameed (iogurte desidratado), um ingrediente importante que completa este prato popular, e experimente o Mansaf no almoço. Retorne a Amã, jante no Winemaker e desguste vinhos locais produzidos pela Zumot Winery, vários dos quais já ganharam prêmios internacionais. Pernoite em Amã.

 

DIA 9: DELÍCIAS DO CENTRO (PERNOITE EM AMÃ)

Comece sua manhã com um passeio pela Cidadela de Amã, onde residiram civilizações que remontam a milhares de anos, incluindo as eras romana, bizantina e islâmica. Em seguida, caminhe pelas ruas do centro de Amã, degustando as várias comidas de rua ao longo do caminho, incluindo coquetéis de frutas frescas, Shawarma, Falafel, Knafeh, outros doces e muito mais.

 

 

Para mais informações sobre a Jordânia, acesse www.visitjordan.com e o site globalvisionaccess.com.

 

LINK PARA DOWNLOAD DE FOTOS

 

Sobre a Jordânia

Jordânia é uma terra rica em história, oferece sol oito meses por ano; atrações culturais únicas, como Petra e Jerash, impressionantes ambientes naturais que são facilmente acessíveis e praticamente desconhecidos da indústria do turismo. Com a plena compreensão de que os destinos de férias de hoje devem ser mais diversificados, a Jordânia iniciou vários projetos que apresentam uma combinação de lazer, aventura e bem-estar, de modo a garantir que o viajante desfrute de uma única e inesquecível experiência. Da antiga cidade nabateia de Petra, às maravilhas do Mar Morto e de Wadi Rum até os renomados hotéis, centros comerciais e galerias de arte moderna de Amã, a Jordânia é verdadeiramente uma nação rica em história e cultura.

 

Sobre a Global Vision Access

A Global Vision Access é uma empresa de comunicação e marketing em turismo, reconhecida no mercado nacional e internacional. A GVA facilita a entrada e a consolidação de destinos turísticos no mercado brasileiro, oferecendo serviços de planejamento estratégico, marketing e relações públicas e sempre se destacando com os projetos especiais que desenvolve. Fazem parte do portfólio da empresa Jordânia, Mônaco, Noruega e Ilhas Seychelles. Também inclui-se ao portfólio da GVA parcerias estratégicas com organizações e empresas de outras indústrias que buscam maximizar exposição, oportunidades de negócios e retorno sobre o investimento para cada cliente.

 

Nenhum comentário: