segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

#Música.

 


Cinco produções musicais para assistir durante o recesso de fim de ano no Curta!On


John Lennon e sua esposa, Yoko Ono, em cena de ‘John Lennon: Imagine – O Filme’ (Foto: Divulgação/Curta!On)


DOCUMENTÁRIOS SOBRE CLARA NUNES, JOHN LENNON, BARRY WHITE, NEY MATOGROSSO E ALCEU VALENÇA ESTÃO ENTRE DESTAQUES

Quem é apaixonado por música geralmente gosta de conhecer a fundo a vida, a obra e o processo criativo dos artistas. E o recesso de fim de ano pode ser uma oportunidade para a aprofundar esse conhecimento. O catálogo do Curta!On – Clube do Documentários -, a plataforma  de streaming da Claro/NET no NOW – conta com  diversas produções, entre documentários e séries, sobre música ou artistas. Confira cinco delas:


Clara Estrela – Clara Nunes é, até hoje, um fenômeno absoluto na história da música brasileira. Conhecida pela mistura de ritmos e pluralidade musical, a cantora e compositora conquistou o Brasil e o mundo com sambas como “O Mar Serenou” e “Conto de Areia”. O documentário “Clara Estrela”, dirigido por Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir, resgata a carreira da artista, com a narração da atriz Dira Paes e depoimentos retirados de entrevistas de rádio e TV.


John Lennon: Imagine – O Filme - Em 1971, ano da gravação do disco "Imagine", John Lennon e Yoko Ono estrelaram e dirigiram um longa de mesmo nome, com imagens da intimidade do casal e algumas nas ruas de Londres e Nova York. O filme não tem narração ou enredo. Em vez disso, estrutura-se como uma série de videoclipes para todas as dez canções do disco "Imagine", além de quatro canções do disco "Fly", de Yoko.


Barry White: A História do Álbum ‘Let The Music Play’ Dono de uma voz inconfundível, marcada por tons graves, e conhecido por ser uma verdadeira lenda do soul e da disco music, Barry White tem sua trajetória narrada pelo documentário “Barry White: A história do álbum Let The Music Play”. O longa, dirigido por George Scott, mostra a história do cantor, compositor e produtor musical americano desde a infância pobre, passando pelo tempo em que esteve na prisão por roubo, até mudar de vida ao investir na paixão pela música, até estourar no início dos anos 1970 em carreira solo, com hits que se tornaram atemporais.  O documentário também aborda sua morte precoce, aos 58 anos, conta com depoimentos de alguns de seus filhos e destaca a voz de baixo-barítono do artista, apresentando trechos narrados por ele mesmo. 


Ney - À Flor da Pele Reconhecido tanto por sua voz singular quanto por suas performances surpreendentes, o cantor Ney Matogrosso é tema de documentário dirigido por Felipe Nepomuceno. Centrado no impacto do artista na cultura brasileira, “Ney — À Flor da Pele” apresenta uma antologia audiovisual, composta por entrevistas históricas e clipes musicais, contemplando toda a sua bem-sucedida carreira.


Alceu – Na Embolada do Tempo – O documentário “Alceu — Na Embolada do Tempo”, uma direção de Paola Vieira (de “As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana”), viaja pelos 45 anos de carreira do cantor e compositor: da infância na cidade de São Bento do Una, no agreste pernambucano, passando pelo início da carreira como músico profissional pela incorporação de influências da cultura popular, até culminar  em seu estrelato, com o sucesso de suas canções, shows em diversas partes do mundo e aparições na televisão.



Nenhum comentário: