quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

#Musica

 

Ana Vilela e Patricia - (Fotos: Lourival Ribeiro/SBT)

 



"Músicas que Inspiram" é o tema do Máquina da Fama deste sábado, 26 de dezembro. 

Patricia Abravanel recebe no palco, a cantora Aline Barros que toca fundo o coração com sua voz e sua mensagem de amor em suas canções. Além de cantar, Aline também conta um pouco de sua história de vida num ping pong musical cheio de músicas e lembranças, que emociona plateia e Patricia. Outra mensagem inspiradora chega com a cantora Ana Vilela autora do sucesso “Trem Bala”. Ela fala sobre a emoção de ver uma canção tão íntima se tornar um sucesso mundial e ainda conta como é ser admirada por artistas de quem ela é fã. Para completar a noite cheia de mensagens de amor, força e coragem, Pedro Guian canta o hino “I Believe I Can Fly”. Já Marcos Vox mostra que o rock´n roll também tem alma ao interpretar um dos grandes sucessos de Freddie Mercury. E a dupla Matheus & Gabriel mostra que até nas baladas sertanejas há espaço para cantar o amor e a paz inspirados por Jorge & Mateus.


O Máquina da Fama vai ao ar aos sábados, às 21h30!

+



+Música




Cordas da UFRJ interpretam Mignone, Antunes e Lucas no Quarto Concerto Sinos

No quarto espetáculo da série virtual, cordas da Orquestra Sinfônica da UFRJ executam obras de Francisco Mignone, Jorge Antunes e Marcos Lucas – desses dois últimos, peças compostas especialmente para o projetoEsta e outras apresentações estão disponíveis no site do Sinos, parceria entre a Funarte e a UFRJ.

Cordas da Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob regência de Tobias Volkman – Foto de divulgação

Cordas da Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob regência de Tobias Volkman – Foto de divulgação

A quarta apresentação da série Concerto Sinos já está disponível no site do Sistema Nacional de Orquestras Sociais. Nesta edição, as cordas da Orquestra Sinfônica da UFRJ interpretam obras dos compositores brasileiros Francisco Mignone (1897-1986), Jorge Antunes e Marcos Lucas. O Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos é fruto de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.


O programa se inicia com Miudinho, de Mignone, com regência de André Cardoso, professor da UFRJ e coordenador do Sinos. E prossegue com a Suíte Folia de Reisde Jorge Antunes, composta por encomenda do Sinos – especialmente elaborada de acordo com o nível dos jovens músicos das orquestras sociais e aqui executada pela primeira vez em público. A regência é de Tobias Volkman.

Fechando o concerto, também sob a batuta de Tobias Volkman, as cordas da OSURFJ interpretam Pequena Suíte para Cordas, de Marcos Lucas, igualmente composta por encomenda do Sinos e tocada pela primeira vez em público.

Os Concertos Sinos foram criados para veicular a produção artística dos projetos sociais, das orquestras brasileiras e do próprio Sistema Nacional das Orquestras Sociais. Por meio da série, são também apresentadas ao público, em concertos presenciais ou virtuais, as obras criadas e editadas para o Repertório Sinos, ação que disponibiliza obras de compositores brasileiros de diferentes épocas e de todas as regiões do país. Concertos Sinos conta com a participação de diversas orquestras, solistas e maestros brasileiros, assim como de alguns dos compositores, que também participam com breves comentários sobre suas obras.

A série está também vinculada ao Projeto Orquestra, uma das linhas de ação do Sinos, que promove a capacitação de alunos na prática de conjunto, com a abordagem do repertório brasileiro e universal sob a orientação de professores de instrumentos e de regência.

Para mais informações sobre os compositores deste programa, acesse: https://sinos.art.br/noticias/29/Cordas-da-UFRJ-interpretam-Mignone-Antunes-e-Lucas-no-4o-Concerto-Sinos

Este e os outros Concertos Sinos estão disponíveis no site do projeto (www.sinos.art.br).

O projeto

Lançado em julho deste ano, o Sinos é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais, neste segundo semestre e também por todo o ano de 2021. As atividades se iniciaram exclusivamente online e, quando possível, se estenderão a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país. Para mais detalhes sobre o projeto visite o site www.sinos.art.br.

Serviço:

Quarto Concerto Sinos do Sistema Nacional de Orquestras Sociais

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Disponível no site www.sinos.art.br

Informações sobre editais e outros programas da Funarte: www.funarte.gov.br

Nenhum comentário: