sábado, 26 de dezembro de 2020

Entretenimento

 

Orquestra Juvenil da Bahia na Philharmonie de Paris (Foto: Divulgação/Canal Curta!)

Orquestras juvenis da Bahia, que formam o NEOJIBÁ, são tema de filme

Criados em 2007, os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, conhecidos pela sigla NEOJIBÁ, configuram uma importante iniciativa de inclusão social através da música. Em 2020, 13 anos após sua criação, o projeto se torna tema de um documentário dirigido por Sergio Machado e George Walker Torres, que estreia na TV pelo canal Curta!.



O longa, intitulado “NEOJIBÁ — Música Que Transforma”, mostra os resultados desse projeto social, que oferece formação musical a jovens baianos em situação de vulnerabilidade social. A narrativa acompanha, em ensaios e em situações da vida privada, os integrantes da Orquestra Juvenil da Bahia, principal conjunto surgido dentro do NEOJIBÁ. O filme revela as dificuldades, mas também as conquistas desses jovens músicos, além das mudanças que a prática instrumental promove em suas vidas, famílias e comunidades.


Aclamado internacionalmente, o NEOJIBÁ promove belos concertos regidos pelo maestro Ricardo Castro, além de levar os jovens para apresentações em outros países. O documentário acompanha uma turnê pela Europa da Orquestra Juvenil da Bahia e traz, por exemplo, imagens de um espetáculo na Philharmonie de Paris, em que os artistas tocam obras sinfônicas e o “Tico Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu. O vídeo da apresentação já circula pelas redes sociais do NEOJIBÁ, atingindo mais de um milhão de visualizações. 


“NEOJIBÁ — Música Que Transforma” é uma produção da Janela do Mundo, viabilizada pelo canal Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual. A estreia é Segunda da Música, 28 de dezembro, às 22h20

Nenhum comentário: