terça-feira, 1 de dezembro de 2020

#CineCult

 Festival Varilux de Cinema Francês apresenta “Slalom” ao público brasileiro

 
DRAMA TRAZ NECESSÁRIO OLHAR SOBRE O ABUSO SEXUAL DENTRO DO ESPORTE. FESTIVAL SEGUE ATÉ QUINTA-FEIRA, DIA 3 DE DEZEMBRO
 
 
Jérémie Renier e Noée Abita em cena de ‘Slalom’, de Charlene Favier
 
 
O drama “Slalom”, deCharlène Favier, é destaque na programação da edição 2020 do Festival Varilux de Cinema Francês, que acontece até 3 de dezembro nos cinemas de todo o país. Dirigido por Charlène Favier, o filme acompanha a história de Lyz (papel de Noée Abita), que aos 15 anos integra a equipe de esqui de um clube de elite da França, conhecido por preparar futuros atletas profissionais. Ela treina como uma estrela profissional, mas após acumular conquistas fica abalada com a pressão e o domínio exercido por Fred, seu rigoroso treinador (Jérémie Renier). 
 
Por conta do intensivo treinamento, Lyz e Fred estão juntos o tempo todo. Ele é um dos poucos adultos presentes em sua rotina, uma vez que a jovem tem um pai ausente e um relacionamento conturbado com a mãe. Sob o ponto de vista da atleta, submetida a um intenso e contínuo estresse físico e psicológico, o público ganha uma história íntima e com muitas nuances, tratada com franqueza e rigor. O trailer pode ser conhecido pelo link: https://youtu.be/tc2VAOxunlg
 
Filme de estreia da diretora Charlène Favier, a produção é também inspirada na experiência pessoal da diretora que, durante a juventude, praticou esportes de alto nível e foi vítima de abuso. Com a produção, ela leva às telas, com delicadeza e sensibilidade, um tema relevante dentro do ambiente esportivo e da sociedade atual.
 
Finalizado em 2020, o drama integrou a seleção da última edição do Festival de Cannes. Foi escrito em 2014, antes do #MeToo – movimento iniciado via twitter pela atriz Alyssa Milano em 2017, quando publicou um pedido para que todas as pessoas que já tivessem sofrido assédio sexual usassem a hashtag – e de outros escândalos dentro do mundo do esporte. Favier entrevistou jovens atletas e seus pais para construção do longa-metragem. A distribuição é da Vitrine Filmes.
 
Programação completahttp://variluxcinefrances.com/2020
 
O Festival Varilux de Cinema Francês 2020
Um clássico e 17 longas-metragens inéditos e recentes (2019/2020) da cinematografia francesa integram a seleção do Festival Varilux 2020 que será realizado nos cinemas de todo país. Entre eles, um documentário e 17 longas de ficção com gêneros como comédia, drama e animação. Ainda não há um número definido de cidades e de cinemas participantes. Devido à pandemia do novo coronavírus, alguns exibidores terão a opção de programar o festival em datas diferentes - até o final de fevereiro de 2021. O importante, de acordo com a Bonfilm, produtora do evento, é que as produções cheguem ao público em todo Brasil e contribuam para a retomada dos cinemas do país. O evento é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinador principal a Essilor/Varilux, além do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura; a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são a rede das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as distribuidoras dos filmes - Bonfilm, Bretz/ MyMamma, California Filmes, Diamond Films, Vitrine Filmes e Zeta Filmes - e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.
 
 
_________________________________________________________________
Sobre a Bonfilm
Produtora e distribuidora, a Bonfilm é realizadora do Festival Varilux de Cinema Francês, que completou dez anos em 2019. Sucesso de público e mídia, o evento esteve no ano passado em 86 cidades e 23 estados brasileiros. Nesses dez anos foram realizadas cerca de 35 mil sessões e somou um público de mais de um milhão de espectadores (1.064 milhão).  Desde 2015, a Bonfilm realiza também o festival de filmes ópera "Ópera na Tela" ao ar livre no Rio de Janeiro e em cinemas de todo Brasil. Em 2019 promoveu uma primeira edição em São Paulo.
 
Sobre a Essilor  
Líder mundial em lentes oftálmicas para óculos, a Essilor International cria desenhos, produz e comercializa uma vasta gama de lentes corretivas.  Sua missão é melhorar vidas através da visão. Para cumprir esta missão, a empresa investe anualmente 200 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento e seu espírito inovador foi atestado pela revista norte americana Forbes onde figurou por oito anos consecutivos, até 2018, no ranking das 100 Empresas Mais Inovadoras do Mundo. Além disso, em 2015 a companhia foi listada entre as 50 empresas da FORTUNE's Change the World List. As marcas mais emblemáticas da Essilor International são: a lente multifocal Varilux®, a fotossensível Transitions®, o antirreflexo Crizal®, a lente solar polarizada Xperio®, a antiembaçante Optifog™, a lente Eyezen™ que reduz o esforço ocular na leitura em telas, e, lançada em 2019, a lente com proteção dupla contra raios UV e luz azul-violeta nociva Blue UV Filter™.  A empresa também desenvolve e comercializa equipamentos, instrumentos e presta serviços aos atuantes no mercado óptico.   
 
SERVIÇO
Festival Varilux de Cinema Francês 2020
Datas: até 3 de dezembro
Os valores dos ingressos são os praticados por cada rede exibidora
 
Cidades confirmadas até 10.11: 
Aracaju (SE), Araçatuba (SP), Balneário Camboriú (SC), Barueri (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Botucatu (SP), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Caxias do Sul (RS), Cotia (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Indaiatuba (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE), João Pessoa (PB), Jundiaí (SP), Londrina (PR), Maceió (AL), Manaus (AM), Maringá (PR), Natal (RN), Niterói (RJ), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande (RS), Salvador (BA), Santos (SP), São Luís (MA), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Sorocaba (SP), Teresina (PI), Vitória (ES) e, Vitória da Conquista (BA). 
 
Novas cidades e os cinemas participantes podem ser conferidos no site 
 
 

Nenhum comentário: