domingo, 13 de dezembro de 2020

Canal Curta

 

A criação de sons a partir de equipamentos eletrônicos (Foto: Divulgação/Canal Curta!)

Compositores da música eletrônica brasileira são tema de documentário


O processo criativo e as reflexões dos músicos que estão por trás da cena eletrônica brasileira são o tema do documentário “Eletrônica: Mentes”, dirigido por Dácio Pinheiro, Denis Giacobelis e Paulo Beto, que chega ao Curta!.  A proposta é mostrar que a linguagem desenvolvida através da tecnologia utilizada na produção da música eletrônica ultrapassa as pistas de dança, tornando-se parte de uma cultura globalizada. 


O longa também aborda os primórdios do gênero, relembrando o trabalho pioneiro dos compositores eruditos Jocy de Oliveira e Jorge Antunes ainda na década de 1960, quando iniciaram os primeiros experimentos eletrônicos. Conforme o tempo foi se passando, os equipamentos necessários para a produção desses novos sons se tornaram mais acessíveis e populares, gerando formatos e execuções diversas da música eletrônica no Brasil.


“Gerar sons, manipular sons, difundir esses sons... Lidar com isso é uma boa questão”, comenta o produtor e artista sonoro Dino Vicente, um dos entrevistados. Além dele, também participam do longa a produtora Juliana R, o produtor musical Apollo Nove e a musicista Paula Rebellato, da banda Rakta. A estreia é Segunda da Música, 14 de dezembro, às 22h30.


Nenhum comentário: