quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Internautas de Plantão

 Conheça Leandro Brito – o nome por trás do principal canal de

Samba e Pagode do Youtube

 

Leandro é responsável por desenvolver modelos de trabalho que revolucionaram a comunicação dos pequenos e médios grupos de samba e pagode com seu público através da internet.

 

Créditos: Fábio Elias


 

Nascido, criado e ainda residente da capital federal, Leandro Brito respira música desde muito cedo. Aos 14 anos se descobriu músico e tinha um grupo de pagode em sua cidade natal, onde se apresentava em casas noturnas, bares e festas da redondeza. Em 2012, teve a ideia de começar a gravar vídeo aulas de cavaquinho e postar na internet, criando assim o Canal do Leandro Brito, no Youtube. Brito foi se aprimorando, as aulas foram fazendo cada vez mais sucesso e a frequência de postagens aumentando, mas, o foco ainda era o público que queria aprender o instrumento.

Link do canal: https://www.youtube.com/CanaldoLeandroBrito

Para entreter mais seus alunos e ter um diferencial como professor, começou a fazer entrevistas com os cavaquinistas das grandes bandas, como Gege – da então banda do Arlindo Cruz; Lincoln de Lima – da banda do cantor Ferrugem; Didi Pinheiro –atualmente na banda de Alexandre Pires, e muitos.


A medida que o formato foi agradando, Leandro passou a querer buscar uma maneira de aumentar o público do canal “não adianta eu só entrevistar cavaquinistas porque o conteúdo só ia interessar para esse nicho. Resolvi que tinha que aumentar o meu leque de entrevistas para alcançar mais pessoas. Foi então que passei a entrevistar os produtores musicais de maior destaque no samba como o Wilson Prateado, Boris, Bira Haway, entre vários outros” conta Leandro Brito.

Com essas entrevistas, Brito foi ganhando notoriedade no meio do samba, e começou a ser reconhecido e respeitado. Seu canal, consequentemente, foi crescendo também e passou a ser inevitável não entrevistar grandes artistas do meio. Em 2017 começou a gravar e postar entrevistas com artistas como Thiaguinho, Ferrugem, Péricles, Dilsinho, Sorriso Maroto, Mumuzinho, Turma do Pagode, Tiee, Thiago Soares, Dudu Nobre, Salgadinho, Grupo Bom Gosto, e por aí vai.

Em 2018, acontece a grande virada do Canal do Leandro Brito “ tive uma sacada que mudou minha vida e a do canal: comecei a produzir conteúdos musicais que viralizaram muito na internet. Em virtude dessas produções, artistas como ‘Menos é Mais’, ‘Di Propósito’, ‘Tiee’, entre outros, me procuraram para que eu fizesse a produção audiovisual de alguns trabalhos pra eles. Esses artistas hoje fazem muito sucesso e foi então que percebi que esse modelo de trabalho foi o divisor de águas na minha carreira”, comenta Leandro.

Brito é responsável por revelar grandes nomes do samba e pagode e ajudar pequenos artistas a terem uma exposição positiva na internet. É um trabalho que se desenvolveu de tal forma que deixou de ser, há muito tempo, um canal de aulas de músicas, e passou a ser um canal referência em produção audiovisual para a internet e uma grande oportunidade para novos grupos. Segundo o sambista Tiee ‘o samba de Brasília está vivendo um grande momento e isso se deve muito ao Leandro Brito’.

Hoje, o Canal do Leandro Brito possui cerca de 780 mil inscritos, 500 vídeos postados e mais de 188 milhões de visualizações. Com seu dom e feeling para novos talentos, o trabalho feito por Leandro Brito vem se consolidando como um dos responsáveis pela retomada do bom momento vivido pelo samba e pagode.

 

Um comentário:

Cantor Biano Gonzaga Oficial disse...

Eu venho aqui parabenizar o autor deste artigo, pois além de ter sido muito bem elaborado, enaltece um cara que eu admiro muito, o Leandro Brito, um YouTuber com grande destaque no mundo da música, especialmente com os amantes do samba e do pagode e os artistas com destaque nestes gêneros musicais.
Eu acompanho o Leandro Brito desde o início do canal, pois sou cantor e compositor de samba, pagode e outros gêneros também, por isso eu me identifico tanto com o material do canal dele, hoje, também possuo um canal ainda pequeno, com pouco mais de 8 mil inscritos e 1 MILHÃO de visualizações totais no canal todo, se eu não desisti até aqui, não tenha dúvidas, uma das minhas referências para continuar postando é o canal do Leandro Brito, eu aprendo bastante com o conteúdo do canal dele, sempre posta ótimas entrevistas com artistas de grande referência e que vivenciaram muitas coisas ao longo da carreira, o que serve como aprendizado e incentivo para quem está chegando.