sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Entretenimento

 Festival Varilux de Cinema Francês traz ao Brasil “O Capital no Século XXI

Festival

 

ANÁLISE PEDAGÓGICA DA HISTÓRIA DO CAPITALISMO E SUAS QUESTÕES PARA O MUNDO DE AMANHÃ RENASCE TAMBÉM NAS TELAS DE CINEMA

 

Baseado no best-seller internacional do economista Thomas Piketty - uma das obras mais importantes dos últimos anos, que vendeu mais de três milhões de cópias em todo mundo e colocou o autor na lista das pessoas mais influentes da Time Magazine – o documentário “O Capital no Século XXI” é destaque na edição 2020 do Festival Varilux de Cinema Francês, que acontece em todo o país a partir de 19 de novembro. Com mil páginas, a obra foi publicada em 2013 e transformou o autor francês no mais respeitado crítico do sistema capitalista, levando-o a tornar-se referência para diversos debates políticos.


 

Realizado por Justin Pemberton e Thomas Piketty, em forma de documentário - com imagens de filmes de ficção, de arquivo e com entrevistas em diversos países - o “O Capital no Século XXI” resume 400 anos de capitalismo e leva o espectador a uma reflexão necessária, e também incômoda, para compreender o crescimento das desigualdades do mundo em que vivemos. Destaque para as entrevistas com especialistas como o economista Joseph Stiglitz (Prêmio Nobel de Economia), o economista francês Gabriel Zucman, o cientista político Ian Bremmer, além do próprio Piketty, entre outros.

 

Ao mostrar a busca por riqueza e poder e ainda revelar histórias de circulação do dinheiro pelo mundo afora, o filme desmonta o antigo pressuposto de que a acumulação de capital acompanha o progresso social. Também evidencia como o sistema capitalista é, por natureza, uma máquina de fabricar desigualdades. Ele propõe uma viagem através da história moderna de nossas sociedades e contrapõe a riqueza e o poder de um lado e, do outro, o progresso social e as discrepâncias. A distribuição no Brasil é da Bretz/ MyMamma.

 


O Festival Varilux de Cinema Francês 2020

Um clássico e 17 longas-metragens inéditos e recentes (2019/2020) da cinematografia francesa integram a seleção do Festival Varilux 2020 que será realizado em todo país. Entre eles, um documentário e 17 longas de ficção com gêneros como comédia, drama e animação Ainda não há um número definido de cidades e de cinemas participantes. Devido à pandemia do novo coronavírus, alguns exibidores terão a opção de programar o festival em datas diferentes - até o final de fevereiro de 2021. O importante, de acordo com a Bonfilm, produtora do evento, é que as produções cheguem ao público em todo Brasil e contribuam para a retomada dos cinemas do país.

 

O patrocinador principal é o grupo Essilor Varilux e seu apoio se dará por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O festival conta também com o apoio da Embaixada da França, das Alianças Francesas do Brasil e da Unifrance. Outros parceiros são Ingresso.com, Club Med e Dispositiva, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

_________________________________________________________________

Sobre a Bonfilm

Produtora e distribuidora, a Bonfilm é realizadora do Festival Varilux de Cinema Francês, que completou dez anos em 2019. Sucesso de público e mídia, o evento esteve no ano passado em 86 cidades e 23 estados brasileiros. Nesses dez anos foram realizadas cerca de 35 mil sessões e somou um público de mais de um milhão de espectadores (1.064 milhão).  Desde 2015, a Bonfilm realiza também o festival de filmes ópera "Ópera na Tela" ao ar livre no Rio de Janeiro e em cinemas de todo Brasil. Em 2019 promoveu uma primeira edição em São Paulo.

 

Sobre a Essilor 

Líder mundial em lentes oftálmicaspara óculos, aEssilor International cria desenhos, produz e comercializa uma vasta gama de lentescorretivas. Sua missão émelhorar vidas através da visão. Para cumprir esta missão, a empresa investe anualmente 200 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento e seu espírito inovador foi atestado pela revista norte americana Forbesonde figurou por oito anos consecutivos, até 2018, no ranking das 100 Empresas Mais Inovadoras do Mundo. Além disso, em 2015 a companhia foi listada entre as 50 empresas da FORTUNE's Change the World List. As marcas mais emblemáticas da Essilor International são: a lente multifocalVarilux®, a fotossensível Transitions®, o antirreflexo Crizal®,a lente solar polarizada Xperio®, a antiembaçante Optifog™, a lenteEyezen™que reduz o esforço ocular na leitura em telas, e, lançada em 2019, a lente com proteção dupla contra raios UV e luz azul-violeta nocivaBlue UV Filter™.  A empresa também desenvolve e comercializa equipamentos, instrumentos e presta serviços aos atuantes no mercado óptico. 

 

Nenhum comentário: