sábado, 21 de novembro de 2020

Domingão do Faustão.

 

De Nova Iguaçu ao sucesso na TV Globo: Conheça Paula Santos, bailarina que está brilhando no 'Dança dos Famosos', no Domingão do Faustão

 

Dançarina desde os 4 anos, a carioca montou sua própria escola de dança aos 17 e hoje integra o ballet do Domingão do Faustão”:

“Saí de um lugar onde a arte nunca foi prioridade, mas com persistência fui conquistando o meu espaço e chegando a cada dia mais perto do meu objetivo”


Paula já participou do clipe 'Ginga', da cantora Iza, 'Vai Malandra', de Anitta, do seriado 'Mister Brau' e do musical 'Chacrinha'.



Nascida em Nova Iguaçu, a carioca Paula Lidiane dos Santos Gomes dança desde pequena. Com apenas 4 anos, participou de sua primeira competição de dança e aos 11 já competia na categoria “adulto”. Aos 14 anos, tornou-se professora e coreógrafa de jazz nas principais escolas de dança de sua região. Atualmente, aos 25 anos, Paula integra o ballet mais famoso do país no Domingão do Faustão e é uma das coreógrafas do quadro “Dança dos Famosos” em 2020, dançando com o ator André Gonçalves. No próximo domingo eles irão dançar Foxtrote com sapateado.


“Sempre gostei de me desafiar e isso me trouxe uma responsabilidade e amadurecimento muito rápido e notório. As competições serviram como injeção de ânimo e superação. Eu amo a energia que a competição traz para a arte!”, diz ela.



De Nova Iguaçu a São Paulo


Formada em Magistério e Design de Interiores, a verdadeira paixão de Paula sempre foi a dança, “sempre me enxerguei trabalhando com arte. Quando pequena, já me imaginava trilhando os caminhos na televisão e tocando minha própria escola de dança” conta. Mas nem tudo fluiu de forma tão simples. Antes de a arte virar de fato sua profissão, a bailarina se viu forçada a tomar outros caminhos para ganhar dinheiro. Formou-se em magistério e logo depois em Design de Interiores, onde percebeu que só seria feliz mesmo com seu sonho antigo.


“Passei por um momento na minha vida de incertezas e medos com a arte, era muito complicado viver de dança e isso me desanimou bastante. Por ser muito nova e com pouca experiência, eu quase nunca era chamada pra trabalhar. Foi quando fiz o curso de Designer de Interiores. Precisei viver esse tempo fora da área artística para ter a certeza que o meu lugar era na dança”, relembra a artista, que não exerceu a profissão de designer, mas exerceu o magistério na Educação Infantil por dois anos.


Muito apegada a sua fé, Paula conta que a verdadeira volta por cima aconteceu em 2016, quando fez uma espécie de desafio com Deus, “se a minha carreira não virasse naquele ano, eu desistiria da dança. Pouco tempo depois, eu recebia ligações toda semana para trabalhar”, relembra, dizendo que este foi o primeiro ano em que viveu totalmente da dança e também quando passou na audição para o ballet das Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016. “De lá pra cá, nunca mais parei de trabalhar”.


Empreendedorismo e inspiração

Em toda a sua dedicação a arte, Paula passou pela companhia de danças urbanas de onde saíram coreógrafos de AnittaLexa Ludmilla, mas com apenas 17 anos, a coreógrafa montava a sua própria escola de dança, o CAPS (Centro Artístico Paula Santos), acompanhada de seu irmão Paulo Santos, pós-graduado em Educação Física, faixa preta em Judô, o que inclusive já o levou a competir pela Seleção. “Foi a realização de um sonho de criança. Meu irmão e eu sempre fomos muito talentosos em nossas áreas, a luta e a dança, então resolvemos criar um espaço juntos”, lembra, contando que o lugar já teve mais de 300 alunos matriculados.


Além disso, Paula carrega um vasto currículo de apresentações, como o clipe de “Ginga”, da cantora Iza, “Vai Malandra”, da Anitta, Chacrinha (O Musical), o seriado “Mister Brau” e muitas outras.


Com o surgimento dos ballets de MCs e cantores, o cenário da dança começou a crescer e grandes nomes da música começaram a fomentar o mercado com seu coreógrafos. Com isso, Paula se sentiu cada vez mais motivada e hoje, faz parte da lista de mulheres que fortaleceram a arte e vivem plenamente da dança, o que era praticamente impossível a menos de 10 anos atrás, quando o preconceito era ainda mais evidente para quem se arriscava na arte, principalmente para mulheres, que viam a profissão sexualizada e sem oportunidades.


Ela dá dicas para quem está começando: “Viver de qualquer arte no início é sempre complicado. Seja persistente e sempre busque se aperfeiçoar. Aconselho a não desistirem dos seus sonhos, em hipótese alguma. Eu saí de um lugar totalmente improvável. Sou o exemplo disso” e afirma que o talento não é tudo, “precisa ser estratégico e sempre humilde para aprender”.


Saúde e boa forma


Estar sempre pronta para uma apresentação requer um cuidado super especial com o corpo. Paula não deixa por menos e possui uma rotina intensa de exercícios. “Meu corpo é minha empresa e às vezes as pessoas que vivem da dança esquecem disso” conta, afirmando sua disciplina. “Depois que comecei a trabalhar na televisão, redobrei os cuidados. Treino duas vezes por dia, cinco dias por semana”.


Além dos treinos, a musa faz acompanhamento com nutricionista. Sessões de manutenção com uma esteticista ajudam com retenção de líquido e gordurinhas localizadas, completando o tratamento para o corpo escultural de Paula.


Futuro


Como quem ama o que faz, os planos de Paula envolvem continuar trabalhando com arte, inclusive atuação, “talvez atuar em algum filme ou novela. Sonhar grande e pequeno dá o mesmo trabalho e eu amo trabalhar com televisão”.


A dançarina conta também que apesar de desejar coreografar grandes trabalhos por aqui, tem planos de buscar espaço internacionalmente e viver fora do país. Por fim, revela: “o próximo objetivo mesmo é ser campeã do Dança dos Famosos”. Até hoje, em 16 temporadas do programa, apenas 3 negros conquistaram o primeiro lugar no pódio, sendo eles o ator Robson Caetano em 2006, Marcelo Melo Jr. em 2014 e a Bailarina Carol Agnelo em 2016. De acordo com Paula, seu objetivo é conquistar a vitória e aumentar a lista, trazendo representatividade.


Glauber Britto (Foto: Divulgação)


Nenhum comentário: