segunda-feira, 9 de novembro de 2020

#Cinema

 7º Festival Internacional Cinema & Transcendência – ON-LINE

DE 7 A 27 DE NOVEMBRO. GRÁTIS. 

www.festivalcinemaetranscendencia.com




 

Destaques da programação da segunda semana incluem sessão única de Morrendo de Curiosidadecom apresentação da diretora Gay Dillingham,

 e lives com Sidarta Ribeiro e Monja Coen

 

O Festival Internacional Cinema e Transcendência, único no Brasil dedicado aos caminhos do autodesenvolvimento através da arte cinematográfica, estreou no formato digital alcançando um público bastante amplo, com quase 8 mil acessos ao site no fim de semana, incluindo de países do exterior. A abertura foi no dia 7 com o show “Expresso do Oriente”, transmitido do Teatro do CCBB Brasília, com os músicos André Luiz Oliveira (sitar), também cineasta e curador do Festival, e Bernardo Bittencourt (alaúde turco). Logo depois, foi exibido Psicomagia – a arte da cura, filme inédito de Alejandro Jodorowsky. 


 

A sétima edição do Festival oferece uma uma sessão por dia, às 21h, com apresentação ao vivo feita por Carina Bini, produtora e cocuradora (os filmes só estão disponíveis no horário da sessão) e uma introdução gravada pelas diretoras dos filmes. Além de atividades extras como lives, debates e prática de meditação. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil e integra as ações on-line do movimento #CCBBemCasa.

 

Nesta segunda semana, terão três atividades extras imperdíveis. Na quinta-feira, dia 12, às 20h, o neurocientista e professor Sidarta Ribeiro, vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, conversará com os curadores do Festival sobre “Sonho, Psicodelia e Transcendência”. No sábado, também às 20h, será a vez da Monja Coen, importante monja brasileira zen budista, que reside no templo Tenzui Zenji, em São Paulo, falar sobre “A Escuta do Silêncio”. Essas duaslives poderão ser assistidas também nas redes sociais dos CCBBs. E, no domingo, às 18h30, para encerrar bem a semana, acontece a Medittasom. É uma prática de meditação sonora em áudios 3D que promove o encontro com a paz interior a partir de sons e vibrações de mais de 20 instrumentos musicais contemporâneos e ancestrais, de várias partes do mundo, escolhidos e tocados pela musicoterapeuta Anna Heuseler. A ideia é tornar a prática da meditação a mais prazerosa possível. Para participar, basta entrar na “Sala de cinema” do site do Festival e colocar um fone de ouvido. 

 

Entre os filmes, um dos destaques desta semana é a sessão única de Morrendo de Curiosidade (Dying to Know), com introdução da diretora Gay Dillingham. O longa-metragem é um retrato íntimo de dois grandes personagens do século XX, os professores de Psicologia de Harvard, Timothy Leary e Richard Alpert, que experimentaram os limites da consciência através do uso de alucinógenos.

 

Também estão na programação títulos provocadores como Louca Sabedoria (Crazy Wisdom), sobre a história do brilhante bad boy do Budismo, Chögyam Trungpa, líder de artistas de vanguarda dos Estados Unidos, como John Cage e Allen Ginsberg. E Encontrando Joe (Finding Joe)com apresentação do diretor Patrick Takaya Solomon, uma verdadeira viagem pela psique humana sob a ótica e orientação do mitologista americano Joseph Campbell. A semana ainda reserva a obra-prima Sombras do Paraiso(Shadows of Paradise), sobre as transformações vividas pelo Movimento de Meditação Transcendental, a partir de alguns de seus mais consagrados seguidores, como o cineasta David Lynch.

Nenhum comentário: