segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Online Cultura

 GIRA: Mostra Nave Gris de videodança estreia nesta quinta-feira

 

 

Periferias manifestam sua força na Dança Contemporânea.

 

Com 14 obras, evento virtual acontece entre os dias 08 e 13 de outubro de 2020. 

 

 



 

A Dança Contemporânea surgiu em meados da década de 1950, como uma forma de rompimento com a cultura clássica. O gênero, que ainda é tachado por aqui como elitista, tem ganhado destaque entre as camadas mais populares, fator que ironicamente remete a origem do gênero que também surgiu como crítica ao estilo valorizado pelo mercado da dança por décadas, o balé. Baseado na pesquisa de linguagem e na busca de novos parâmetros para o corpo, o gênero no Brasil tem ganhado espaço fora do circuito das grandes salas de espetáculos, e revelado as periferias como território produtores de danças contemporâneas.


 

De 08 a 13 de outubro acontece a GIRA – Mostra Nave Gris de Videodança que tem como foco a produção de videodanças de artistas (bailarinos(as)(es), coreógrafos(as)(es) e performers) que constituem suas materialidades poéticas em diálogo com as culturas tradicionais e populares do Brasil e suas inter-relações com as artes contemporâneas. Das 14 obras selecionadas, por meio de chamamento público, a maioria teve sua produção executada em regiões periféricas do país como Campo Limpo, Parelheiros, Itaquera, Jaraguá (São Paulo, SP) e subúrbios de capitais como  Rio de Janeiro, Belém, Recife entre outros. Vale destacar também, que boa parte das obras nasceu durante o período de isolamento social.

 

Para a Nave Gris Cia Cênica, idealizadora da mostra, a GIRA revela-se como uma das poucas possibilidades no panorama da videodança em que o protagonismo poético, delineado por sua curadoria, emerge dos veios originários e afrodiaspóricos que constituem as culturas do Brasil. A mostra configura-se como espaço de visibilidade, ampliação e criação de redes entre artistas e público e de circulação artística.

 

Devido ao cenário da Covid-19, o evento será realizado virtualmente e contará com a palestra “As relações cinema-dança-videodança” com a cineasta e coreógrafa Carmen Luz.

A mostra é uma das ações (per)formativas da Nave Gris Cia Cênica que faz parte do projeto “Mãos que bordam o tempo, pés que acordam o chão - circulação dos espetáculos A-VÓS e Corredeira”, contemplado pela 27ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo. Todas as atividades serão gratuitas.

 

 

Programação:

 

Abertura da GIRA, 08/10/2020 às 19:00: Encontro com a equipe curatorial, Vanessa Hassegawa, Murilo De Paula e Kanzelumuka, após a primeira exibição da GIRA – Mostra Nave Gris de Videodança.

 

Vanessa Hassegawa é artista da dança, pesquisadora de dança da Amazônia paraense, curadora, artista do campo da videodança/dança para tela e trabalha também com comunicação corporativa. É uma das idealizadoras da mostra Prosa, Vídeo e Dança, ao lado dos artistas da dança Pedro Costa e Renata Daibes, do qual acumula o acervo de cerca de 100 videodanças provenientes de vários países do mundo.

 

A Nave Gris Cia Cênica é dirigida por Kanzelumuka, criadora-intérprete-pesquisadora-professora de dança, bacharela em Dança pela UNICAMP, mestra e doutoranda em Artes pela UNESP, que há 14 anos pesquisa representações performáticas de origem banto no Brasil e suas relações com as danças contemporâneas, e por Murilo De Paula, ator-bailarino, dramaturgo, diretor e professor de artes cênicas, bacharel em Artes Cênicas pela UNICAMP, que pesquisa as narrativas e dramaturgias possíveis a partir dos sonhos e as culturas ameríndias. Há 08 anos, Nave Gris dedica-se à pesquisa e desenvolvimento da cena como campo de pluralidade, espaço expandido e limiar entre dança e teatro. As culturas afro-brasileiras e ameríndias estão presentes no trabalho da companhia como motores na pesquisa e produção artística. A Companhia foi contemplada com o Prêmio Denilto Gomes (Projeto de Dança) pelo II Encontro Mulheres Negras na Dança e também indicada ao APCA Dança 2017 na categoria Projeto/Programa/Difusão/Memória. Com o espetáculo A-VÓS, um dos melhores espetáculos de dança de 2018 pelo júri do Guia Folha de São Paulo, foi indicada ao APCA 2018 na categoria Espetáculo/Estreia.

 

Palestra, 10/10/2020 às 16:00: “As relações cinema-dança-videodança” com Carmen Luz

 

Carmen Luz é coreógrafa, cineasta, curadora, artista audiovisual e cênica. Fundadora, coreógrafa e diretora artística da Cia. Étnica de Dança e Teatro e integrante da Orquestra de Pretxs Novxs. Suas obras foram exibidas em festivais, mostras e eventos de dança, performance e cinema nos EUA, Alemanha, Brasil, Benin e Burkina Faso.

 

Exibição da GIRA - Mostra Nave Gris de Videodança On Demand, período de 09/10/2020 à 13/10/2020 exclusivamente pelo site http://navegris.com.br

 

 

Obras selecionadas:

 

- Encruzidança (São Paulo, SP - 04min39seg)

Com imagens captadas em Itaquera, zona leste de São Paulo, a videodança Encruzidança pertence ao Núcleo de Estudos em Corporeidades Negras. O grupo nasceu com o intuito de investigar a presença do corpo negro nas artes, nos rituais e nos fenômenos sociais; e ainda apresentar a periferia como um território produtor de arte, conhecimento e novas narrativas.

 

- Xondaro Ka'aguy Reguá (Guerreiro da Floresta) (São Paulo, SP - 03min09seg)

Protagonizada por um rapper indígena (MC Kinumi), as imagens dessa videodança foram captadas na barragem de Parelheiros, zona sul de São Paulo.

ANGRY Duo (Bruno Silva e Gabe Maruyama) é uma dupla de direção inquieta de São Paulo. Com habilidades distintas que se complementam e um forte apelo estético. Gostam de criar histórias, mas também de expressar o mundo ao seu redor.

 

- A Pele de Dentro (Campo Grande, MS - 05min.)

Finalizado em março de 2020, a videodança é protagonizada por Ariane Nogueira, 31 anos, filha de mãe indígena e pai negro, é artista da dança e faz parte do projeto Singulares da Cia Dançurbana.

 

- Chuta que é Macumba (Rio de Janeiro, RJ - 01min21seg)

Produzida durante o período de isolamento social, a obra é protagonizada por Luiz Gustavo, 20 anos, bacharel em dança e integrante do NUDAFRO – Núcleo de Pesquisa em Dança e Cultura Afro-brasileira, Cia de Dança Contemporânea da UFRJ.

 

- Cupim de Ferro (Recife, PE -  04min13seg)

Gravado em meados de 2018, a produção é da Cia. Artefolia que há 27 anos cria conexões através de pesquisas e vivências nas danças e brincadeiras populares de Pernambuco. Com uma extensa produção artística, criativa e de intercâmbio, produziu oito espetáculos autorais, participou de turnês e festivais culturais com premiações em reconhecimento ao seu trabalho. Com imagens captadas na região central do Recife a Cia conta com jovens de 19 a 35 anos no elenco.

 

- Èjé (Goiânia, GO - 12min40seg)

Solo de Wellignton Campos, morador de Guarulhos na Grande São Paulo e integrante   do Núcleo Coletivo 22. Fundado em 2001, a Cia é composta por artistas ligados a dança, teatro e música interessados em saberes e poéticas afro-ameríndias como lugar de aprendizagem.

 

- Em Canto para Ogunhê (São Paulo, SP - 04min03seg)

Videodança protagonizada pela Família Ribeiro, residente no bairro Jaraguá, região noroeste de São Paulo. Na família a arte está presente em diversos momentos, lugares, no estilo de vida e através dos saberes compartilhados de um modo trans-geracional, da dança, canto, música e festas. Val Ribeiro, em seu fazer artístico, representa a família, tendo como base para a criação em artes cênicas as culturas afro-brasileiras e dos povos originários.

 

- Jongo Sapateado (Rio de Janeiro, RJ – 01min22seg)

Produzido durante a quarentena, o vídeo é um solo de Munique Mattos, idealizadora do COLETIVO SAPATEADO DO SAMBA. O grupo formado por mulheres desenvolve desde 2005 pesquisa pessoal com a música corporal a partir de composições musicais expressas pela matriz CONTAR- CANTAR - DANÇAR - BATUCAR.

 

- Maré Lunissolar (Belém, PA - 02min59seg)

Gravado entre rios, no subúrbio de Belém, Maré Lunissolar é protagonizado por Samily Silva, pedagoga formada pela Universidade Federal do Pará, dançarina e pesquisadora artivista do corpo. Especialista em dança popular paraense e cultura afro-amazônica, Samily integrou o balé folclórico da Amazônia e participou e produziu produções do setor audiovisual.

 

- Marunga (Pindamonhangaba, SP - 08min06seg)

Gravado na zona rural de Pindamonhangaba , no Vale do Paraíba paulista, durante o período de isolamento social, a videodança pertence a Cia Mônica Alvarenga. Composta pela artista Mônica Alvarenga, atriz, bailarina, pesquisadora cultural, palhaça e preparadora corporal de atores, e por Ederson Cleiton, Artista Plástico, cenógrafo e iluminador profissional, o filme é um ato político ao qual o espectador não sabe se o Marungo (personagem da Folia de Reis) é um homem ou uma mulher.

 

- Poéticas do Encantamento (São Paulo, SP - 03min54seg)

Marina Souza (Risoflora) é pernambucana, capoeirista e educadora. Cabocla nordestina migrante, nesta videodança produzida durante a quarentena, a artista se faz tronco fincado no abraço do solo da cidade de São Paulo.

 

- Tico Tico - Uma dança para o apelido que meu avô me deu (São Paulo, SP -  04min)

Morador do bairro de Campo Limpo, zona sul da capital paulista, Erico Santos é pedagogo, artista da dança, produtor independente, artista-educador e orientador social. Iniciou seus estudos em danças através do Programa Vocacional em 2011. Atualmente integra o elenco de Cia. Sansacroma, Coletivo Desvelo, Núcleo Ajeum e de seu trabalho solo "Abraço que vós me nordestes".

 

- Traço de Exu (São Paulo, SP - 05min32seg)

Gravada em 2015, na Casa da Luz, zona central de São Paulo, capital, a produção é protagonizada por Arlete Alves, bailarina, professora de dança afro e improvisação, performer e produtora artística. Atuou em diversos blocos e companhias de dança afro, como o Bloco Afro Kizumba e Cia. Abiéie de Dança e Arte Negra.

 

- Tropeiro (São Paulo, SP – 08min14seg)

Tropeiro é uma produção da Cia. Dual, o grupo realiza trabalhos artísticos a partir de mitologias e fenômenos históricos relacionados à cultura brasileira, investigando bases técnicas e estruturais das danças desenvolvidas no Brasil. A Cia. participou de importantes festivais nacionais e internacionais e foi premiada pelo FETEG 2019, Prêmio Arte e Inclusão 2018, Prêmio Brasil Criativo 2016, indicada ao APCA 2017 e ao Prêmio Bravo! 2017. As imagens da videodança foram captadas durante o período de isolamento social.

 

Serviços:

 

Abertura da GIRA: exibição das obras e bate-papo com equipe curatorial (Vanessa Hassegawa, Murilo De Paula e Kanzelumuka)

Dia 08/10/2020 (quinta-feira) às 19:00

Local: O.C. Oswald de Andrade, atividade online através da plataforma de exibição Google Meet

Inscrições: http://navegris.com.br de 01/10/2020 à 07/10/2020.

 

Exibição da GIRA - Mostra Nave Gris de Videodança: On Demand

Período de 09/10/2020 à 13/10/2020

Local:  http://navegris.com.br

 

Palestra: As relações cinema-dança-videodança com Carmen Luz

Dia 10/10/2020 (sábado) às 16:00

Local: O.C. Oswald de Andrade, atividade online através da plataforma de exibição Google Meet

Inscrições: http://navegris.com.br/ de 01/10/2020 à 09/10/2020.

Nenhum comentário: