quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Mão na Massa.

 Dia Mundial do Pão: Conheça receitas práticas e saudáveis para celebrar a data

Com diferentes composições, sabores e texturas, o pão é um dos alimentos mais tradicionais do mundo, seja como prato principal ou acompanhamento.


No dia 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Pão, data instituída em 2000, em Nova York, pela União Internacional de Padeiros e Afins, para homenagear este que é um dos alimentos mais populares nas mesas de todo o mundo, e que se adapta às diferentes culturas e hábitos diários. Seja ele francês, sírio, australiano, italiano ou de forma, o pão leva em sua composição ingredientes básicos, como água, sal e trigo. Contudo, com o passar dos anos, as receitas foram aprimoradas, levando ingredientes mais saudáveis e completos, também com opções como integral e sem glúten. 


Segundo a engenheira de alimentos Amanda Roman Guedes, há algumas combinações que podem deixar o prato mais saudável e nutritivo. “Pão é um alimento muito versátil. Contudo, como ele é normalmente feito com a farinha branca, que perde grande parte dos nutrientes no processo de refinamento, ele não é um alimento muito rico em nutrientes. Por isso vale a pena testar opções mais saudáveis, saborosas e menos calóricas. Outra alternativa é buscar no mercado opções prontas, como pães sem glúten, por exemplo”, explica a engenheira de alimentos da Jasmine Alimentos. 

Além das receitas para fazer pães, há também possibilidades que levam o pão já pronto como ingrediente, seja como prato principal ou acompanhamento. Confira três opções de receitas: 

Receita de pão lowcarb de frigideira

Ingredientes:

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes até a massa ficar homogênea. Pode ser com garfo mesmo. Pré-aqueça a frigideira e despeje. Deixe dourar dos dois lados em fogo médio e a receita está pronta. A receita pode ser combinada com uma variedade de recheios, como de carne, frango, queijo, legumes ou maionese de tofu.

Receita de brusquetas

Ingredientes:

Modo de preparo:

Em uma panela refogue o molho de tomate com os legumes selecionados. Pegue o pão Multigrãos, coloque em uma forma e os disponha sobre ela. Coloque os legumes refogados por cima do pão e leve ao forno por 20 minutos na temperatura média. Em seguida estará pronto para servir!

Receita de Farofa de Repolho e Mix de Soja

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Torre e processe o pão sem glúten até virar uma farinha e reserve. Em seguida esquente 1 colher de sopa de azeite de oliva. Coloque o repolho e refogue por 4 minutos até amolecer. Tempere com sal e pimenta e acrescente o ghee e a farinha de pão sem glúten, mexendo por mais uns 5 minutos até secar bem. Finalize com o mix de soja, o sal e a cebolinha verde.

Sobre a Jasmine Alimentos

A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos saudáveis de verdade e qualidade de vida. A operação da Jasmine começou de forma artesanal no Paraná, há 30 anos. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde 2014 a marca pertence ao grupo francês Nutrition et Santé, detentor de outras marcas líderes no segmento saudável na Europa.


Nenhum comentário: