terça-feira, 6 de outubro de 2020

Gastronomia da Hora.

 



Chef Cecília Victório

Cecília Victorio ensina a preparar bolos para diferentes ocasiões que podem garantir renda extra

Bolo de Uva com Cream Cheese, Bolo Bomba e Bombocado Queijadinha são sugestões práticas para quem quer brilhar na cozinha

Quer fazer sucesso, agradar alguém especial ou ainda ganhar dinheiro vendendo bolos? Se você gostou da ideia, a Chef Cecília Victorio selecionou três sugestões bem diferentes, fáceis de fazer e que vão impressionar sua família e seus futuros clientes.

A primeira é um Bolo de Uva com Cream Cheese com a cara da Primavera e que também pode ser a atração de uma festa de aniversário. Mais refrescante, essa opção super cremosa deve ser saboreada geladinha e tem uma apresentação que surpreende logo na primeira fatia.

Já, a segunda sugestão é para quem adora chocolate e quer um bolo diferente e prático que já sai recheado do forno. Com massa leve, à base de iogurte, essa opção tem um creme delicioso e é ótima para o lanche da tarde.

A última dica é aproveitar o pão amanhecido para fazer um Bombocado com coco e queijo que tem sabor da fazenda, evita o desperdício e vai surpreender todo mundo com tanta gostosura.


Confira!

BOLO DE UVA COM CREAM CHEESE

 Ingredientes - Massa:

4 ovos

170g de açúcar refinado (1 xícara de chá + 1/3 xícara de chá)

130ml de água morna (½ xícara de chá + 2 colheres de sopa)

185g de farinha de trigo (1 xícara de chá + ¾ de xícara de chá)

10g de fermento em pó (1 colher de sobremesa)

15ml de óleo (1 colher de sobremesa)

Modo de preparo:

Bata na batedeira em velocidade máxima os ovos inteiros, a água morna e o óleo por 5 minutos ou até dobrar de volume e a mistura ficar com a cor de um amarelo claro. Adicione o açúcar aos poucos e continue batendo por uns segundos somente para que o açúcar seja dissolvido. Desligue a batedeira. Coloque a batedeira no mínimo e acrescente a farinha e o fermento batendo bem devagar. Deixe bater uns segundos. Desligue a batedeira e termine de agregá-los com o próprio batedor da batedeira fazendo movimentos de baixo para cima para não perder o ar incorporado. Unte uma assadeira redonda de 20cm x 7cm com fundo falso com margarina e forre o fundo com papel manteiga. Unte o papel manteiga e polvilhe farinha. Não unte as laterais da forma. Retire o excesso de farinha e despeje toda massa na forma. Leve ao forno a 180ºC por 40 minutos. Retire do forno quando o topo estiver levemente dourado ou faça o teste do palito para ver se está assado. Quando estiver morno, desenforme empurrando a base para cima. Retire o bolo da base e deixe esfriar.

Ingredientes – Recheio:

300g de cream cheese (1 ½ xícara de chá)

170g de leite condensado (2/3 xicara de chá)

100ml de leite integral (½ xícara de leite)

60ml de chantilly batido (1/3 xícara de chá) (medir antes de bater)

10g de gelatina em pó sem sabor (1 colher de sopa)

50ml de água filtrada (¼ de xícara de chá)

500g de uvas verdes sem sementes

Modo de preparo:

Bater na batedeira o cream cheese e o leite condensado por 1 minuto até ficar cremoso. Adicione o leite e mexa com o fouê até obter um creme leve, porém mais líquido. Misture a gelatina com a água e deixe descansar por 5 minutos.

Leve ao micro-ondas por 15 segundos para dissolvê-la. Adicione a gelatina dissolvida ao creme feito acima mexendo com o fouê e incorpore o chantilly batido delicadamente.

Ingredientes – Decoração:

13 uvas cortadas ao meio (para decoração ao redor da forma)

6 uvas cortadas ao meio (para decoração do topo)

Folhas de hortelã

3 uvas pretas (para decoração do topo)

30g de açúcar gelado (3 colheres de sopa)

100ml de chantilly batido (½ xícara de chá) (medir antes de bater)

Montagem:

Corte 1 disco de massa com 1,5cm de altura e outro disco com 2,5 cm de altura. Reserve. Disponibilize uma forma redonda com fundo falso de 20cm X 7cm. Coloque um disco de isopor no fundo da forma. Molhe as laterais e o fundo da forma com uma mistura simples de água e açúcar. Coloque o primeiro disco de pão de ló de 1,5 cm no fundo da forma. Não é necessário umedecer a massa. Coloque as uvas cortadas ao meio ao redor da forma. Coloque 1/3 do recheio de cream cheese sobre a massa de pão de ló. Distribua 20 unidades de uvas inteiras sobre o recheio. Aperte as uvas levemente para afundá-las. Coloque novamente 1/3 do recheio de cream cheese. Coloque o segundo disco de pão de ló. Finalize com o restante do recheio de cream cheese. Alise o topo com uma espátula. Leve à geladeira por pelo menos 6 horas. Decore a seu gosto.

 

BOLO BOMBA

Ingredientes - Creme de Chocolate:

450ml de leite integral (2 ½ xícara de chá)

2 gemas peneiradas

100g de açúcar refinado (¾ xícara de chá)

40g de amido de milho (2 colheres de sopa)

1 ½ colher de chá de essência de baunilha

75g de chocolate meio amargo picado (1 xícara de chá)

20g de chocolate em pó 50% cacau (2 colheres de sopa)

Modo de preparo:

Coloque numa panela o leite, o leite condensado, o amido, o creme de leite, as gemas e a essência. Mexa com o fouê para homogeneizar todos os ingredientes. Leve em o fogo médio e após abrir fervura, cozinhe por mais 2 minutos.  Retire do fogo e adicione o chocolate picado e o cacau em pó e mexa até que fique um creme liso e brilhante. Coloque-o em um refratário e cubra com plástico filme para não criar película. Reserve.

Ingredientes – Massa:

180g de ovos (3 unidades)

130g de iogurte natural integral (½ xícara de chá)

65ml de leite integral

180g de açúcar refinado (1 xícara de chá cheia)

125ml de óleo de milho

265g de farinha de trigo (2 ½ xícara de chá)

15g de fermento em pó (1 colher de sopa)

Modo de preparo:

Bata por 3 minutos na batedeira em velocidade alta os ovos inteiros, o iogurte, o leite, o açúcar e o óleo. Com a batedeira ligada, acrescente a farinha aos poucos e bata mais 2 minutos Pare de bater e adicione o fermento em pó e mexa com o fouê delicadamente sem bater. Coloque a massa numa forma redonda de 24cm untada e enfarinhada. Coloque o recheio em um saco de confeiteiro e faça listras sobre a massa usando o recheio. Leve ao forno a 180º C por 45 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e finalize colocando açúcar gelado sobre bolo.

 

BOMBOCADO QUEIJADINHA

Ingredientes:

4 a 5 pãezinhos médios amanhecidos e sem casca (pão duro) cortados em rodelas de 1,0cm a 1,5cm de largura.

150 ovos médios (3 unidades)

220g de açúcar refinado (1 ½ xícara de açúcar)

800ml de leite integral (4 xícaras de chá)

60g de margarina (2 colheres de sopa)

8g de fermento em pó

150g de coco ralado seco (2 xícaras de chá)

75g de queijo ralado (3/4 xícaras de chá)

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador por 3 minutos. Reserve. Disponibilize uma forma redondo ou quadrado de 25cm. Unte com margarina e disponha as fatias de pão cortadas sobre o recipiente de maneira que forme 2 camadas. Despeje o líquido batido sobre as fatias de pão. Cubra com um plástico filme e leve para geladeira por 6 horas. Retire o plástico filme e leve ao forno por 45 a 50 minutos ou até que o topo fique dourado.

 

SOBRE A BOLOS DA CECÍLIA

Criada em 2013 a rede de franquias Bolos da Cecília consiste em uma modalidade de negócios 2 em 1 com venda a varejo de bolos tipicamente caseiros, acompanhados de cafés, bebidas, sorvetes e salgados.

O diferencial da empresa é oferecer bolos artesanais sem utilizar massa pronta, estendendo essa proposta também para seus Bolos Confeitados, Bolos Mousse, Naked Cakes, Bolos Salgados e Cookies.

Com lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás, a rede oferece vários formatos de negócios para franqueados que quiserem abrir lojas em capitais ou cidades com grande potencial de comercialização nesses estados.

www.bolosdacecilia.com

Instagram: chefceciliavictorio

Facebook: chefceciliavictorio

E-mail: contato@bolosdacecilia.com.br

 

Loja Bolos da Cecília -São Paulo

Rua Luís Góis, 158 - Vila Mariana - São Paulo

Telefone: (11) 4304-6015.

 

 

 



Imagens relacionadas

Bolo de Uva com Cream Cheese
Bolo de Uva com Cream Cheese
baixar em alta resolução


Detalhe - Bolo de Uva com Cream Cheese
Detalhe - Bolo de Uva com Cream Cheese
baixar em alta resolução


Bolo Bomba
Bolo Bomba
baixar em alta resolução


Bombocado Queijadinha
Bombocado Queijadinha
baixar em alta resolução


Chef Cecília Victorio
Chef Cecília Victorio
baixar em alta resolução





Nenhum comentário: