quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Festival.

 “O Reflexo do Lago”, filme de Fernando Segtowick, é selecionado para o Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba

Evento acontece de 7 a 15 de outubro, com exibição do longa nos dias 11 e 15 de outubro;

Filme investiga os impactos da construção de uma das maiores hidrelétricas do mundo, na Amazônia, em Tucuruí – PA, e a realidade de moradores da região, que ainda hoje não têm energia elétrica em suas comunidades.

São Paulo, 05 de outubro de 2020 – Na década de 1980, a maior barragem hidrelétrica da floresta amazônica foi construída na cidade de Tucuruí - PA para fornecer energia à indústria do alumínio. Quarenta anos depois, as pessoas que moram nas ilhas do rio Caraipé, dentro do reservatório da usina, ainda não têm acesso à eletricidade em suas casas. Um cineasta e sua equipe chegam ao local para filmar o resultado da busca desenfreada do homem pelo desenvolvimento refletido em uma comunidade que vive há décadas com os impactos sociais e ambientais de um grande projeto na Amazônia. Esta é a premissa de “O Reflexo do Lago”, primeiro longa-metragem do diretor Fernando Segtowick, que terá exibição dias 11 e 15 de outubro, das 6h do dia de exibição até as 5h59 do dia seguinte, durante Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Os ingressos custam R$ 5,00 e podem ser adquiridos no site do Festival.


Distribuído pela ELO Company e produzido por Marahu Filmes, o documentário segue sua história em mais um festival, tendo passagens pelo 70º Festival Internacional de Cinema de Berlim, Mostra Panorama Dokumente – estreia mundial (indicado a Melhor Documentário), 60º Festival de Cine de Cartagena de Índias, Mostra Algo a Declarar – estreia Latina (indicado a Melhor Documentário), DokuFest 2020, Mostra Green Dox (indicado a Melhor Documentário), Olhar de Cinema – Mostra Novos Olhares e Festival Jean Rouch – Mostra Competitiva.

“Poético e rítmico, lindamente rodado em preto e branco em alto contraste, o filme desenvolve uma dimensão política imanente sobre a destruição constante e contínua da floresta amazônica e das comunidades que nela vivem”, afirma Michael Stütz, diretor de programação da Mostra Panorama do Festival de Berlim.

O longa-metragem permite que o espectador se transporte para a região amazônica e acompanhe o impacto causado, tanto na vida de seus habitantes como na transformação permanente da mata ao redor: “’O Reflexo do Lado’ é um convite para que se juntem a nós em meio aos moradores do Rio Caripé e das árvores mortas pela hidrelétrica de Tucuruí. É um convite ao público para ver a destruição da floresta e o desaparecimento de animais, mas também, é uma chance para que possam viajar no barco do Seu Manduca e ver aquela gente que também dança, reza, sorri e vive. Essa população resiste apesar do poder dos ciclos econômicos e dos governantes que continuam a assombrá-la, em uma história que é a própria história da Amazônia”, comenta o diretor.

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Fernando Segtowick

Produtores Executivos: Brenda Silvestre e Thiago Pelaes

Direção de Fotografia: Thiago Pelaes

Montagem: Frederico Benevides

Som: Victor Kato, Igor Amaral e Lauro Lopes

Design de Som e Mixagem: Lucas Coelho

Colaboração Design de Som: Guilherme Farkas

Assistentes de Direção: Rodrigo Garcia e Dayana Manasses

Baseado no livro de fotografias “O Lago do Esquecimento” de Paula Sampaio e nas pesquisas de Edilene Portilho

Sobre o Diretor

Fernando Segtowick nasceu em Belém do Pará em 1971 e estudou jornalismo na Universidade Federal do Pará. Em 2015, fundou a produtora Marahu Filmes e já dirigiu curtas-metragens e séries para a televisão exibidos no Brasil e no exterior. Seus projetos têm como tema as pessoas da Amazônia. Coordena desde 2019, o Marahu Lab, iniciativa de formação para profissionais do Norte do país. Participou do Rotterdam Lab em 2019, com o projeto Passagem Esperança e O Reflexo do Lago é seu primeiro longa-metragem.

MARAHU FILMES

Braço de conteúdo do Grupo Clarté Foto e Cinema, desde 2015 desenvolve projetos para cinema e televisão com temáticas da Amazônia. Produziu curtas e médias metragens, além de séries para a televisão. Em 2020, lançou além de O Reflexo do Lago, a série Sabores da Floresta para o Canal Futura.

ELO COMPANY

Empresa especializada em produção e distribuição audiovisual fundada por Ruben Feffer, Flavia Feffer e Sabrina Nudeliman Wagon. No mercado há 13 anos, conta com uma estrutura completa de produção de conteúdo, distribuição de obras audiovisuais em todas as plataformas e vendas para o mercado nacional e internacional. Na unidade ELO Produções são três lançamentos no ano de 2019 e mais de dez projetos em seu lineup, incluindo co-produções.

Na unidade ELO Distribuições são mais de 100 títulos em seu catálogo, entre eles “Vou Nadar Até Você”, primeiro filme protagonizado por Bruna Marquezine, “Emicida” produzido pela RT Features, “Miss Beach Star” dirigido por Cris D’Amatto e protagonizado por Fabiana Karla, “Prisioneiro da Liberdade” de Jefferson De, “Torre das Donzelas” de Susanna Lira (vencedor do prêmio de Melhor Documentário pelo público na Mostra de Internacional de São Paulo), “Aos Olhos de Ernesto” de Ana Luisa Azevedo (vencedor do prêmio de Melhor Longa de Ficção pela crítica na Mostra de Internacional de São Paulo), “Tito e os Pássaros” de Gustavo Steinberg, pré-indicado ao Oscar de 2019, “O Menino e o Mundo” de Ale Abreu, indicado ao Oscar de melhor animação, “S.O.S: Mulheres Ao Mar 2”, apenas para citar alguns.

A ELO Company tem entre seus principais objetivos criar, produzir e divulgar as narrativas brasileiras em múltiplas telas e países. A empresa tem como princípios a valorização da diversidade na frente e atrás das telas com projetos inovadores como o Selo ELAS com o intuito de fomentar projetos de longa-metragem com direção feminina.

Nenhum comentário: