domingo, 13 de setembro de 2020

Música


O sambista Paulinho da Viola (crédito: canal Curta!)
Paulinho da Viola tem documentário afetivo roteirizado por Zuenir Ventura
O cantor, compositor e instrumentista Paulinho da Viola tem a vida e a obra retratadas pelo documentário “Paulinho da Viola  Meu Tempo É Hoje”. Com roteiro de Zuenir Ventura, direção de Izabel Jaguaribe (Passageiros/2000 e Tudo é irrelevante, Hélio Jaguaribe/2017) e produção da Videofilmes, o longa traça um perfil afetivo do músico, mostrando sua rotina discreta e distante dos holofotes.
O sambista, dono de uma elegância natural e de uma fala sempre mansa, lembra suas influências musicais e apresenta seus mestres. Fala do tempo, de sua tentativa de viver e retratar o presente, da força do passado e da promessa de renovação do futuro.


Em uma das cenas, Paulinho é posto diante dessa dicotomia entre o antigo e o novo, ao tocar violão ao lado de seu pai, o violonista César Faria (que viria a morrer quatro anos depois do lançamento do filme) e de seu filho, João Rabello, também músico.
Os amigos de Paulinho tampouco ficam de fora desse retrato audiovisual e musical e, entre eles, estão alguns grandes nomes da música brasileira: Elton Medeiros, Zeca Pagodinho, Marisa Monte, Marina Lima e a Velha Guarda da Portela, sua escola de samba do coração. A exibição é na Segunda da Música 14/09, às 22h30.
Entrevista gravada com Eduardo Coutinho se torna documentário sobre o cineasta
O cineasta Eduardo Coutinho, falecido em 2014, é homenageado no documentário “Banquete Coutinho”. A obra e as reflexões desse grande mestre do cinema brasileiro são revistas através das lentes do diretor Josafá Veloso.
Josafá uniu uma entrevista exclusiva que havia feito com Coutinho, em 2012, a um vasto material de arquivo para dar origem ao longa. “Banquete Coutinho” é um documentário da Heco Produções, viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) A exibição é na Quarta do Cinema, 16/09, às 22h.
Segunda da Música – 14/09
22h30 – “Paulinho da Viola  Meu Tempo é Hoje” (documentário)
"Paulinho da Viola  Meu Tempo é Hoje", documentário dirigido por Izabel Jaguaribe com roteiro do jornalista Zuenir Ventura, é um perfil afetivo do cantor, instrumentista e compositor. O filme mostra seus mestres e amigos, suas influências musicais e seus hábitos desconhecidos do grande público. Mas a grande revelação vem das reflexões do músico sobre um único tema  o tempo. Há ainda encontros musicais com Marina Lima, Elton Medeiros, Zeca Pagodinho, Marisa Monte e a Velha Guarda da Portela. Diretora: Izabel Jaguaribe Duração: 83 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 15 de setembro, terça-feira, às 02h30 e 16h30; 16 de setembro, quarta-feira, às 10h30; 19 de setembro, sábado, às 14h50 e 20 de setembro, domingo, às 22h20;
Terça das Artes – 15/09
20h – “Rodin em seu tempo" (Documentário)
Parte importante da efervescência cultural e intelectual da belle époque, Auguste Rodin concebeu obras envolvidas pela ousadia e genialidade de seu tempo. O filme traz não apenas a história do escultor, mas o espírito permanente que suas criações deixaram na sociedade.  Diretores: Claire Duguet e Leslie F. Grunberg. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 16 de setembro, quarta-feira, às 00h00 e 14h; 17 de setembro, quinta-feira, às 08h00; dia 19 de setembro, sábado, às 20h20 e 20 de setembro, domingo, às 11h20.
Quarta de Cinema – 16/09
22h – “Banquete Coutinho” (Documentário)
“Banquete Coutinho” propõe olhar para os filmes de Eduardo Coutinho como uma grande obra indivisível. Teria um dos mestres do cinema brasileiro feito sempre o mesmo filme? A partir de um encontro filmado com o diretor em 2012 e vasto material de arquivo, o filme mantém acesas as inquietações do cineasta, falecido dois anos após a entrevista. Diretor: Josafá Veloso. Duração: 74 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 17 de setembro, quinta-feira, às 02h00 e 16h; dia 18, sexta-feira, às 10h; dia 19 de setembro, sábado, às 22h30 e 20 de setembro, domingo, às 15h20.
Quinta do Pensamento – 17/09
21h50 – “Cacaso na Corda Bamba” (Documentário)
Filho de uma família rural e destinado a trabalhar com criação de gado, Antonio Carlos de Brito encontrou na poesia um sentido para a vida, transformando-se em Cacaso. O artista multifacetado, que incendiou a juventude carioca em aulas e discussões sobre a arte, mudou a poesia brasileira, sendo um dos precursores do movimento marginal. Irônico e perspicaz, Cacaso foi responsável por reunir um grande número de artistas e intelectuais em projetos e parcerias, deixando um indiscutível legado literário e musical. Diretor: José Joaquim Salles Ph Souza. Duração: 88 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: dia 18 de setembro, sexta-feira, às 01h50 e 15h50; dia 19 de setembro, sábado, às 11h35 e 20 de setembro, domingo, às 19h.
Sexta da Sociedade – 18/09
21h30 – “Meu Corpo, Minha Vida” (Documentário)
“Meu Corpo, Minha Vida” é um debate sobre a questão do aborto no Brasil. Vozes de ambos os lados expressam sua opinião: os que acham que o aborto deve ser descriminalizado e os que defendem a lei como está. O filme personaliza esse debate através do caso de Jandira Magdalena dos Santos, morta ao fazer um aborto clandestino, que recebeu cobertura nacional e internacional. Diretora: Helena Solberg. Duração: 75 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 19 de setembro, sábado, às 01h30; 20 de setembro, domingo, às 13hh50.
Sábado – 19/09
18h – “Caixas Mágicas” (Série) - Episódio: “Memórias Marinhas: Uma Leitura de Um Sábado em 30”
Luiz Marinho foi um artista voltado para o universo nordestino com uma proposta dramatúrgica transpassada por suas memórias. “Memórias Marinhas” investiga como o dramaturgo de Timbaúba construiu uma mitologia pessoal que expõe as contradições da sociedade patriarcal. Assim, o episódio discute como Marinho ficcionalizou, à sua maneira, as manifestações culturais de sua região, a Zona da Mata Norte de Pernambuco. "Memórias Marinhas" também aborda a relação entre o Teatro de Amadores de Pernambuco e a peça “Um Sábado em 30”, de Marinho, que esse grupo encenou ininterruptamente por 30 anos. Diretor: Hilton Lacerda e Letícia Simões Duração: 26 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 20 de setembro, domingo, às 9h.
Domingo – 20/09
20h50 - “A Alma da Gente” (Documentário)
Um grupo de jovens da periferia do Rio de Janeiro entra para o Corpo de Dança da Maré, coordenado pelo coreógrafo Ivaldo Bertazzo. Filmado em dois tempos, com um intervalo de dez anos, o documentário mostra os diferentes destinos dos personagens, marcados pela transformação através da arte. Diretores: David Meyer e Helena Solberg. Duração: 82 min. Classificação: Livre.

 
Sobre o Curta!
O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento em humanidades, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurtahttps://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Nenhum comentário: