quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Saúde a Toda Prova.

Projeto "Saúde 360º" aplica protocolo da medicina de estilo de vida em sessões online para o auto-cuidado.
"Saúde 360º" 

Desenvolvido pelos endocrinologistas Prof. Dr. Filippo Pedrinola e Dra. Ju Bicca, e pelo psiquiatra Prof. Dr. Marcus Zanetti, programa online utiliza linguagem inovadora na orientação do paciente em práticas para uma vida saudável com harmonia do físico, social, emocional e mental
A medicina de estilo de vida é uma das mais importantes e recentes tendências da área da saúde. Sustentada por evidências científicas, trata-se de um protocolo que trabalha um conceito ampliado de cura e promoção do bem-estar unindo a medicina tradicional a terapias complementares. Como uma evolução desse modelo, com o objetivo de criar uma linguagem fácil e de ser acessível ao maior número de pessoas, três médicos incentivadores da medicina de estilo de vida no Brasil criaram o projeto “Saúde 360º”.


Os endocrinologistas Prof. Dr. Filippo Pedrinola e Dra. Ju Bicca, e o psiquiatra Prof. Dr. Marcus Zanetti, são três profissionais que já incluíam o protocolo no atendimento aos seus pacientes. Com entendimentos semelhantes e linhas de trabalho que se complementavam, decidiram compartilhar esse conhecimento em uma parceria por meio de sessões online de orientação.
A “Saúde 360º” é um programa de vinte sessões, durante as quais o paciente recebe ensinamentos e recomendações que buscam uma vida saudável e minimizam os riscos das chamadas “doenças de estilo de vida”. Para isso, estimulam uma ação coordenada entre o físico, o social, o emocional e o mental.
"Para desenvolver o projeto ‘Saúde 360ª’, levamos em consideração atuar conectando todas as áreas que têm reflexo direto em nossa saúde e qualidade de vida. Incentivamos os pacientes em uma verdadeira intervenção dinâmica de auto-cuidado que transforma efetivamente a sua vida", explica Pedrinola, endocrinologista que possui certificação em medicina mente-corpo pelo Body-Mind Institute da Harvard Medical School, pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) e pela University of Texas em Arlington (UTA).
Doenças de estilo de vida
Vivemos em uma época em que cada vez mais as pessoas sofrem de doenças de estilo de vida, que são responsáveis por grande parte das enfermidades da população mundial. Comportamentos comuns à vida contemporânea como o sedentarismo, estresse, alimentação inadequada, consumo de álcool, cigarro, etc, desencadeiam doenças crônicas que prejudicam a qualidade de vida e podem levar à morte.
“As doenças do estilo de vida não são uma novidade, há anos o Ministério da Saúde brasileiro alerta que elas têm disputado com os acidentes de trânsito a liderança das maiores causas de morte no país. De qualquer forma, essas doenças crônicas podem ser evitadas ou até mesmo revertidas com pequenas mudanças de rotina dentro dos quatro pilares da vida saudável. Ninguém fica doente de repente, ninguém engorda de repente, tudo é um resultado de nossas escolhas", alerta a endocrinologista Dra. Ju Bicca.
O psiquiatra Prof. Dr. Marcus Zanetti também alerta que o conceito do que é uma vida saudável não se resume apenas à ausência de doenças. “Em um sentido mais global, ser saudável envolve o bem-estar do ser humano. Esse estado é alcançado por meio da harmonia de todas as áreas de nossa vida, o que chamamos de medicina dos cinco ‘P’s: preditiva, preventiva, proativa, personalizada e parceira.”
Ciência em linguagem informal
Por meio de um bate papo descontraído entre os três doutores, o público em geral tem acesso a conceitos e as últimas descobertas científicas de forma simples e de fácil entendimento e aplicação em sua rotina.
Além disso, o conteúdo “Saúde 360º” traz ainda diversas recomendações em terapias complementares à medicina como hábito alimentar, atividades físicas, meditação e yoga com profissionais convidados, todos com grande notoriedade em suas áreas de atuação.
Prof. Dr. Filippo Pedrinola
O Dr. Filippo Pedrinola é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) com residência médica em clínica e endocrinologia no Hospital das Clínicas de São Paulo.
Após período de um ano do Fellowship Program do Cedars Sinai Medical Center da University of California em Los Angeles (UCLA), concluiu doutorado em endocrinologia pela Faculdade de Medicida da USP.
É membro da The Endocrine Society dos Estados Unidos, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e da Associação Brasileira de Estudos sobre Obesidade (ABESO). Possui certificação em medicina mente-corpo pelo Body-Mind Institute da Harvard Medical School, pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) e pela University of Texas em Arlington (UTA).
Além de estar à frente de suas clínicas médicas próprias, faz parte do corpo clínico do Hospital Albert Einsten e do Hospital BP Mirante, neste último é Coordenador do Núcleo de Bem-Estar e Terapias Integrativas.
Dra. Ju Bicca
Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina, residência medica em Clinica Geral pela Universidade Federal de Santa Catarina, residência medica em Endocrinologia no Hospital Brigadeiro - SUS/SP, título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo (SBEM). 
Pós0graduada em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) ano 2014, e cursou Fellow Research em Neuroendocrinologia pela Columbia University - Presbyterian Hospital, NYC.
Membro da Endocrine Society desde 2006, membro certificado da American Academy of Anti-Aging Medicine (A4M) desde 2013, e membro oficial da International Hormone Sociey (IHS) desde 2013.
Pós graduação em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) ano 2014.
Prof. Dr. Marcus Zanetti
Graduado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), doutorado e Pós-doutorado em neuroimagem e pesquisa translacional em transtornos psicóticos e do humor pela FM-USP (Laboratório de Neuroimagem em Psiquiatria, LIM-21).
Colaborador no projeto ENIGMA, uma das maiores colaborações multicêntricas internacionais na busca por uma melhor compreensão do cérebro e dos transtornos neuropsiquiátricos.
Coordenador da pós-graduação de "Especialização em Saúde Mental" no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, e Coordenador do Departamento de Neuropsicofarmacologia da Associação Brasileira de Neuro-Psiquiatria (ABNP).
Docente colaborador do Instituto Health Metrix, consultor Científico da Genomind Brasil e pesquisador visitante na University of Pennsylvania (UPenn) nos Departamentos de Radiologia e Psiquiatria de 2009 a 2016.

Saúde 360º

Nenhum comentário: