segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Jaqueline Vargas cria áudio-série #TdVaiFicar...

Série ficcional de suspense tem formato de podcast e se desenvolve a partir de acontecimentos misteriosos num edifício com moradores em isolamento, que vivem um cenário distópico de pandemia


Em meio à pandemia e isolamento social, a autora e roteirista Jaqueline Vargas (“Sessão de Terapia”, “Rua Augusta” e “Arigó”) explora novos caminhos para contar histórias, e se aventura na criação da série de suspense ficcional “#TdVaiFicar…”, que será contada exclusivamente por áudio. Lançada em formato de podcast, é composta por cinco episódios com duração entre 15 e 20 minutos. Entre os nomes confirmados para o elenco estão Paloma Bernardi, Juliana Silveira, Angela Vieira, Lorena Comparato, André Matos, Jairo Matos, Isabella Guarnieri, Nestor Chiesse, entre outros.

A narrativa é construída em torno dos acontecimentos no edifício Harmonia, localizado em uma São Paulo vazia, num cenário consideravelmente avançado de pandemia, e ainda ausente de vacina, onde todos que puderam, fugiram da cidade com o maior número de contaminados do país. No próprio prédio, dos 28 apartamentos distribuídos nos 14 andares, apenas seis estão ocupados, e a história desenha a relação entre os moradores que restaram, e que permanecem em isolamento. Em meio a tudo isso, surge um mistério.



Os personagens trazem perfis que se tornaram típicos com o surgimento da COVID-19: o médico, que atuava na linha de frente e não suportou a pressão; a influenciadora digital, que tem uma vida bem diferente da que aparece nas redes sociais; o defensor da família tradicional, que acabou cortando alguns vínculos por divergências políticas; a empregada doméstica, que abre mão de sua casa para manter financeiramente a família; a pessoa que luta contra o vício, mas que para fugir da realidade retorna aos antigos costumes; para citar alguns.

“Criamos ganchos na história que geram suspense e curiosidade; uma sensação contínua de que algo está para ser revelado, enquanto compomos as relações, e mostramos a evolução de cada personagem no decorrer dos episódios. No pano de fundo, traremos uma ambientação sonora para possibilitar a imaginação dos ambientes e dos personagens”, comenta Jaqueline. “Hoje, as pessoas buscam nos podcasts entretenimento, e boa parte delas ouvem enquanto fazem outras atividades, ou estão em deslocamento, como no trânsito. A série foi criada para proporcionar uma experiência, de modo que a pessoa se envolva com a história, e se sinta parte do que está ouvindo. Neste sentido, acaba se tornando uma companhia”, completa.


Jaqueline Vargas. Crédito: Priscila Prade

Com lançamento previsto para meados de agosto, “#TdVaiFicar…” será disponibilizada em diversas plataformas digitais, como Spotify, Apple Music, Deezer, além do site do projeto, que estará disponível no início do próximo mês. 

Sobre Jaqueline Vargas

Com 20 anos de carreira criando obras de ficção para cinema, TV, streaming e literatura - de curtas e longas-metragens, a séries e novelas - Jaqueline Vargas tem entre seus mais recentes projetos “Sessão de Terapia” (GNT/Moonshot Pictures), cuja 4ª temporada está atualmente em exibição no Globoplay e estreia na GNT no segundo semestre de 2020. Responsável pela adaptação no Brasil das duas primeiras temporadas da série de origem israelense, Jaqueline criou o roteiro original da 3ª e 4ª temporada.

Entre os demais trabalhos audiovisuais recentes da autora estão as séries Maria Magdalena (Sony Pictures International/ Dopamine) e Rua Augusta (TNT/O2 Filmes), as novelas Terra Prometida (Rede Record), Malhação – viva a diferença (Rede Globo), e os longas-metragens “Querida mamãe”, estrelado por Selma Egrei e Leticia Sabatella, e “Arigó”, estrelado por Danton Mello e Juliana Paes, ambos filmes produzidos pela Moonshot Pictures.

No campo literário Jaqueline é autora de “Valentina – a Herdeira da Magia”, da Editora Landscape, e Sessão de Terapia, para a Editora Arqueiro.
Atualmente em processo de formação no CEP- Centro de Estudos Psicanalíticos, Jaqueline Vargas é graduada em Artes Cênicas e Bacharelado Interpretação Teatral pela UNI-RIO, e pós-graduada em Educação e Reeducação Psicomotora pela UERJ.

Nenhum comentário: