segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Acontece

Artespacio representa o Chile na
SP-Arte Viewing Room



A galeria chilena participa pela primeira vez da SP-Arte, maior feira de arte da América Latina, que este ano acontece de forma inédita no ambiente virtual, de 24 a 30 de agosto
SP-Arte


A Galeria Artespacio, do Chile participa pela primeira vez da SP-Arte, a maior feira de arte da América Latina, que este ano acontece de 24 a 30 de agosto no ambiente virtual – a SP-Arte Viewing Room.
SP-Arte

Os seis artistas selecionados para participar do evento trabalham em duas linhas de pesquisa: as histórias de abstração e as diversas formas de pensar a apropriação de imagens. “As obras que serão apresentadas pela Galeria Artespacio oferecem ao público uma possível visão geral dos problemas derivados da produção de arte contemporânea na América Latina”, destaca o  curador brasileiro da feira, Raphael Fonseca.
Além dos artistas chilenos Benjamin Ossa, Francisca Benedetti, Francisca Garriga e Máximo Corvalán-Pincheira, também são convidados da Artespacio o fotógrafo brasileiro Leonardo Finotti, e a artista cubana Glenda León.
“A presença do Chile neste importante evento de arte da América Latina está muito bem representada pela Artespacio, que há 25 anos promove o trabalho dos artistas chilenos e de outros países, tanto no Chile quanto internacionalmente”, destaca María Julia Riquelme, diretora Comercial do PróChile.



Sobre os artistas e suas obras

As obras de Benjamin Ossa, Francisca Benedetti e Francisca Garriga, nascidos e residentes no Chile, falam sobre explorar a cor e experimentar diferentes materiais.
Francisca Garriga trabalha com madeira e a partir dela cria áreas de cores que convidam o corpo do público, enquanto Benedetti explora a forma de maneira semelhante, mas com o uso do papel. Repetição, preenchimento e mudanças sutis guiam a investigação de ambos sempre pelo viés de uma manufatura artesanal.
As obras de Ossa utilizam materiais industriais que convidam o espectador a contemplar o seu reflexo e o duplo que os rodeia; mistura de fisicalidade e virtualidade. O diálogo com a abstração é algo que parece interessar a todos esses artistas.
A galeria também apresenta as obras de Máximo Corvalan-Pincheira, Leonardo Finotti e Glenda León. O primeiro, também chileno, usa registros de cogumelos e os amplia, escrevendo neles palavras que remetem à passagem do tempo e à conservação da araucária. A equação entre imagem e texto, algo tão caro à história da arte, interessa ao artista.
Finotti, um fotógrafo brasileiro, "se apropria" de vários exemplos de arquitetura e paisagismo e os apresenta em ângulos poderosos impressos em preto e branco.
Por fim, a artista cubana Glenda León mostra obras em diferentes formatos: instalação, desenho recente e apropriação de objetos. A relação entre o corpo e a natureza é fundamental para todos eles.
Ao observar os artistas selecionados pela Artespacio, temos um panorama possível de temas que dialogam com algo de interesse da galeria: a produção de arte contemporânea na América Latina.

Serviço
SP-Arte Viewing Room
Data: 24 a 30 de agosto de 2020
Acesso pelo site: www.sp-arte.com
Gratuito

Nenhum comentário: