quarta-feira, 15 de julho de 2020

Curso .


 
CURSO – CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA
Curso ONLINE pela por plataforma de video conferência.
De 20 a 24 de JULHO das 19h30 às 21h30
O Curso CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA está sendo um sucesso de inscrições! Venham fazer parte da Escola Lume de Cinema! Abaixo o que esse curso falará e ensinará:
“Qual a importância da Crítica?”. O início, história, importância e evolução da Crítica cinematográfica. O que motiva um crítico de cinema? Crítica versus Resenha. A Crítica jornalística. Crítica de massa. Crítica autotal. “O que é cinema para você?”. Conhecimentos Técnicos: roteiro, direção, interpretação, direção de arte, direção de fotografia, efeitos visuais, edição de som, montagem. Os Gêneros cinematográficos. OS MOVIMENTOS CINEMATOGRÁFCOS
Expressionismo alemão, Neorealismo italiano, Nouvelle Vague, Cinema Novo, Nova Hollywood, Dogma 95, Novíssimo cinema estético. A TRAJETÓRIA CRÍTICA NO MUNDO. A Cinefilia e Cahiers du Cinema. Roger Ebert. Roger Tailleur. Bernard Dort. Nascimento de um crítico.A crítica de direita. A crítica de esquerda. Análises de críticas.A TRAJETÓRIA CRÍTICA NO BRASIL


Curso de Crítica Cinematográfica na Escola Lume de Cinema

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

AULA 1: A CRÍTICA DE CINEMA
Apresentação. Vídeo “Qual a importância da Crítica?”. O início, história, importância e evolução da Crítica cinematográfica. O que motiva um crítico de cinema? Crítica versus Resenha. A Crítica jornalística. Crítica de massa. Crítica autoral. Considerações e perguntas.

AULA 2: A CRÍTICA E O CINEMA
Apresentação. Vídeo “O que é cinema para você?”. Conhecimentos Técnicos: roteiro, direção, interpretação, direção de arte, direção de fotografia, efeitos visuais, edição de som, montagem. Os Gêneros cinematográficos. Considerações e perguntas.

AULA 3: OS MOVIMENTOS CINEMATOGRÁFICOS
Apresentação. Vídeos. Expressionismo alemão, Neorealismo italiano, Nouvelle Vague, Cinema Novo, Nova Hollywood, Dogma 95, Novíssimo cinema estético. Considerações e perguntas.

AULA 4: A TRAJETÓRIA CRÍTICA NO MUNDO
Apresentação. A Cinefilia e Cahiers du Cinema. Roger Ebert. Roger Tailleur. Bernard Dort.
Nascimento de um crítico.A crítica de direita. A crítica de esquerda. Análises de críticas. Considerações e perguntas.

AULA 5: A TRAJETÓRIA CRÍTICA NO BRASIL
Apresentação. O Nascimento da crítica no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Maranhão.
Os críticos cineastas. Análises de críticas. Crítica na quarentena. Prova final. Considerações e perguntas. Foto print.

SOBRE O PROFESSOR

Fabricio Duque é jornalista e pós-graduando em Cinema, membro da ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), filiado à Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e colaborador da revista LumeScope. Em 2009 fundou o site Vertentes do Cinema, no qual cobre os principais festivais do mundo, como Cannes, Berlim, Toronto, Rio, Brasília, São Paulo, Tiradentes, Paraty. Publicou textos nos catálogos das mostras “Stephen King: o medo é seu melhor companheiro”, “Fábrica de Sonhos” e “Mel Brooks: Banzé no Cinema”, todas do CCBB, e “Nos Embalos de Uma Parceria”, do MAM-Rio, entre outras. Concomitantemente, trabalha na Comissão de Ética em Pesquisa da UERJ, analisando projetos acadêmicos para publicação em revistas. Já realizou a curadoria da mostra “Truffaut em 35mm: uma semana de cinefilia” e de duas mostras Semana Vertentes Online durante o período da quarentena, além de participar de debates sobre Ingmar Bergman, na PUC-Rio e no SESC, e outros diretores.

Curso de Crítica Cinematográfica na Escola Lume de Cinema
* Assim que fizer a aquisição do curso, um email será enviado para você com todas as explicações de como e entrar na sala de aula. É necessário computador ou telefone celular com internet para ter conexão a aula.
Investimento: 120,00

Inscrevam-se: www.lumestore.art.br Vagas limitadas

Nenhum comentário: